Cultive alimentos na cidade

Material produzido pela Rádio Rural Internacional em 1° de agosto de 1992, como parte do pacote de informações n° 26.

Original em inglês disponível em: http://scripts.farmradio.fm/radio-resource-packs/package-26/grow-food-in-the-city/.


Observações para as emissoras:

Conteúdo:  Você pode melhorar a vida na cidade para você e para a sua família cultivando alimentos para consumo e venda.  Mesmo sem terra própria e com pouco espaço, você pode tornar-se um agricultor urbano bem sucedido.


Roteiro:

Quando você pensa em cultivo de alimentos, vêm à sua mente grandes fazendas no interior? Você pensa em grandes campos e espaços abertos? Pense de novo! Você pode cultivar plantas no meio da cidade.

O cultivo de alimentos na cidade é chamado de “agricultura urbana”. Moradores das cidades de todo o mundo estão descobrindo como a agricultura urbana pode melhorar as suas vidas.

Para você, a agricultura urbana poderá significar um pequeno plantio no quintal de casa. Ou poderá significar um trabalho conjunto com os vizinhos para fazer um jardim comunitário em um terreno baldio ou parque não utilizado nas proximidades. Uma mãe que paga as mensalidades escolares dos seus filhos vendendo legumes que ela cultiva no jardim é uma agricultora urbana. As pessoas estão aprendendo a fazer com que cada pequeno espaço produza alimentos e renda!

O que há de tão bom em plantar na cidade? Em primeiro lugar, você economiza dinheiro. Comprar comida sai caro. Se você cultivar uma parte dos seus alimentos, não precisará gastar tanto dinheiro. A agricultura urbana pode também trazer lucro. O cultivo e a preparação de alimentos para o mercado pode fornecer mais renda para a sua família.

Além disso, os alimentos dos mercados das cidades nem sempre é fresco. Até o momento em que chegam à cidade, as frutas são danificadas e as folhas murcham, de forma que elas não contêm tantas vitaminas e minerais como quando foram colhidas. Se você cultivar o seu próprio alimento, você terá frutas e legumes que são frescos e saudáveis. Você terá mais controle sobre a qualidade do que você e o seus filhos comem.

Mas como você pode cultivar na cidade? Começar na agricultura urbana significa olhar o espaço em volta de você com outros olhos. Não existem campos abertos e você pode não ter nem mesmo um quintal. Mas você pode cultivar frutas e legumes em varandas, pátios e telhados. Você pode cultivar milho, melão ou batatas em parques, pequenos quintais, terrenos baldios, no jardim da escola ou na calçada. Você pode cultivar tomates, alface ou temperos em caixas ou baldes, pneus velhos ou sacos plásticos pendurados com pregos.

Você poderá achar que não pode cultivar na cidade tão bem quanto no campo. Mas o fato é que até os menores espaços podem tornar-se produtivos se você aprender como tirar o máximo deles. Os métodos utilizados pelos agricultores urbanos frequentemente produzem muito mais por metro quadrado que os métodos tradicionais que são empregados em fazendas no campo.

Para a maior parte dos agricultores urbanos, este é um empreendimento secundário. Mas funciona! E, às vezes, as pessoas que começam com pouco, em meio período, acabam construindo um bom negócio para elas. Bob Sandino, em Jacarta, na Indonésia, é um bom exemplo. Em 1970, quando Bob Sandino terminou o ensino médio, ele começou a vender ovos de porta em porta. Os ovos vinham de galinhas que ele criava na varanda dos fundos dos seus pais. Dois anos depois, ele abriu uma pequena loja.

Hoje, Bob Sandino tem um supermercado e um restaurante. Ele também cultiva legumes que vende na Indonésia e exporta para outros países. A sua pequena aventura tornou-se um grande sucesso.

A agricultura urbana é especialmente importante para as mulheres. É uma forma perfeita para que as mulheres ganhem dinheiro. O trabalho pode ser feito a qualquer hora do dia, de forma que as mulheres podem encaixá-las nas suas agendas cheias, mesmo que tenham casas e crianças para cuidar. E as mulheres não precisam ter sua própria terra para tornar-se agricultoras urbanas.

Em uma favela chamada Jerusalém, perto de Bogotá, na Colômbia, cem mulheres cuidam de um jardim cooperativo. Elas cultivam legumes que vendem para os supermercados locais. A cooperativa começou a operar em 1986, quando três delas se reuniram e começaram a cultivar legumes para vender. Elas todas eram pobres e nenhuma delas tinha um quintal. Por isso, com apoio das Nações Unidas, elas aprenderam a cultivar legumes utilizando um método chamado de jardinagem hidropônica. A jardinagem hidropônica é uma forma de cultivar plantas sem solo. As mulheres da cooperativa agora ganham duas ou três vezes mais vendendo os seus legumes que os seus maridos recebem nos seus empregos. A agricultura urbana fez uma grande diferença na vida dessas mulheres.

O cultivo dos seus próprios alimentos na cidade beneficiará a você e à sua família diretamente, melhorando a sua alimentação e aumentando a sua renda. E também beneficiará você de outras formas que não são tão óbvias.

Se você se mudou da cidade para o campo, provavelmente notou que a cidade é mais suja e poluída que o campo. O ar não é limpo, as ruas muitas vezes são sujas e tudo é apertado e cheio de gente. Às vezes, a cidade é feia. Imagine qual seria a aparência da cidade se todos decidissem tornar-se agricultores urbanos. Todos os lugares seriam pequenos parques cheios de pés de milho, vinhedos e árvores frutíferas. Cada varanda seria coberta de verde. Cada telhado seria um jardim. A cidade seria um lugar mais agradável. E também seria mais limpa, pois todas essas plantas reduziriam a poeira e a sujeira do ar. Isso ajudaria a tornar a cidade um lugar mais saudável para viver.

Então, como começar a agricultura urbana? Você vai precisar planejar um pouco. Você terá que decidir qual tipo de agricultura urbana é melhor para você. Você tem um pequeno quintal ou conhece alguma terra sem uso que poderá transformar em um jardim? Talvez você possa cultivar um pouco de espinafre ou tomates em um pneu velho ao lado da sua casa ou na sua varanda. Pense nas possibilidades! A agricultura urbana é o caminho do futuro para as pessoas que vivem nas cidades. Como agricultor urbano, você pode tornar a cidade um melhor lugar para viver, para você e para a sua família.


Fontes de informação:

Jace Smit, RCD Consultants, 1711 Lamont Street N.W., Washington DC 20010, Estados Unidos.

City Food: Crop Selection in Third World Cities, de Isabel Wade (1986, 54 págs.), publicado por Urban Resource Systems, Inc., 783 Buena Vista West, San Francisco, Califórnia, 94117, Estados Unidos.


A Rádio Rural Internacional (Farm Radio International) é uma organização canadense sem fins lucrativos dedicada a apoiar emissoras de rádio em países em desenvolvimento para fortalecer comunidades rurais e a agricultura em escala.

Segundo a organização, o material da Rádio Rural Internacional pode ser copiado ou adaptado para distribuição gratuita ou a preço de custo, com crédito para a Rádio Rural Internacional e para as fontes originais.

Esta versão em português é um trabalho voluntário, independente da organização e oferecido gratuitamente para as emissoras de rádio dos países de língua portuguesa. O texto foi traduzido para o português do Brasil, mas pode ser adaptado com facilidade para o português falado em outras partes do mundo (para dúvidas sobre os termos empregados, utilize o formulário de contato em https://radioruralportugues.wordpress.com/creditos-e-contato/).

Deixe um comentário