Por que o rádio?

Com todos os avanços tecnológicos das últimas décadas, por que utilizar o rádio para a divulgação de informações para os agricultores familiares? A Rádio Rural Internacional responde a seguir. O texto foi traduzido do inglês e o original encontra-se no site da Farm Radio International.

Devido ao seu inigualável acesso e seus baixos custos de produção, o rádio é a tecnologia que melhor atende às necessidades de informação e comunicação dos agricultores em todo o mundo.

Aqui no Canadá, onde tantos de nós estamos “plugados” em tantas tecnologias de comunicação, é fácil esquecer a conexão vital oferecida pelo rádio às famílias de agricultores no mundo em desenvolvimento.

Temos excelentes serviços telefônicos. A maioria de nós cresceu com o rádio em nossas casas e muitos agora temos mais de uma televisão. Cerca de quatro de cada cinco residências no Canadá possuem computador e podem ter acesso à Internet. E, mesmo sem as tecnologias de comunicação, a maioria de nós nesta nação alfabetizada tem acesso a informações por meio de uma ampla série de livros, jornais e revistas, disponíveis pelo correio ou em nossa biblioteca pública. Se quisermos aprender ou compartilhar informações sobre qualquer coisa, temos os meios de fazê-lo.

Compare isso com a situação de centenas de milhões de famílias de agricultores em países em desenvolvimento. Eles necessitam de informações práticas sobre métodos de agricultura de baixo custo para poderem aumentar o seu fornecimento de alimentos e melhorar suas vidas. Como eles fazem para obtê-las?

A maior parte desses agricultores não terão acesso à Internet em toda a sua vida. Cerca de 80% das pessoas do mundo não têm acesso regular ao telefone! Em países com renda muito baixa, como Níger, Somália e Afeganistão, existe apenas um telefone para cada quinhentas pessoas; na República Democrática do Congo, no Camboja e no Chade, existe um telefone para cada mil pessoas. E, embora um número crescente de comunidades tenha acesso à televisão, existe falta de conteúdo determinado localmente, relevante, apropriado e acessível em idiomas locais. Os materiais impressos muitas vezes são inadequados como ferramentas de aprendizado para a audiência. Mesmo quando disponíveis em idiomas locais, eles não ajudam os agricultores analfabetos – que, em alguns países, representam mais de 70% da população.

É por isso que, na Rádio Rural Internacional, o principal meio que escolhemos é o rádio.

O rádio pode atingir comunidades que se encontram no ponto mais distante do caminho do desenvolvimento – pessoas que moram em áreas sem telefones, nem eletricidade. O rádio atinge pessoas que não sabem ler nem escrever. Mesmo em comunidades muito pobres, a penetração do rádio é ampla. Existem mais de 800 milhões de receptores de rádio nos países em desenvolvimento. Em média, uma em cada dez pessoas possui um rádio.

Roteiros de rádio podem ser adaptados para atender às condições locais. A produção é barata, especialmente em comparação com os outros meios de comunicação. As emissoras podem envolver ativamente os ouvintes nos seus programas. Desta forma, os ouvintes – os agricultores que desejamos ajudar – podem determinar o conteúdo.

O rádio incentiva as comunidades agrícolas a ajudar-se a si próprias. Nossos parceiros e suas audiências de agricultores compartilham suas experiências utilizando nossos scripts e fornecem novas informações que podemos compartilhar com outros.

Algum dia, novas tecnologias e melhor educação poderão fornecer aos fazendeiros em toda parte acesso às informações que temos em nossas casas hoje em dia. Por enquanto, o rádio é o nosso meio escolhido em nossa missão de compartilhar conhecimento para um mundo melhor.

A importância do rádio para os agricultores africanos – percentual de agricultores com acesso às tecnologias:

  • Telefone fixo: 2%
  • Internet: 3%
  • Telefone celular/móvel: 18%
  • Receptor de rádio: 76%

Fontes: UIT 2007, Farm Radio International 2011.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s