A Rádio Rural Internacional

Os conceitos e dados históricos abaixo foram traduzidos do site da Rádio Rural Internacional.

A Rádio Rural Internacional (Farm Radio International, em inglês; Radio Rurales Internationales, em francês) é uma organização canadense dedicada à produção de material de apoio para que emissoras de rádio do Terceiro Mundo possam produzir programas dedicados aos pequenos agricultores locais.

Ela foi fundada em 1979 com o nome Developing Countries Farm Radio Network (Rede de Rádio Agrícola dos Países em Desenvolvimento) por George Atkins, que apresentou, por 25 anos, o programa agrícola de rádio na CBC (Canadian Broadcasting Corporation).

Após viajar por Zâmbia de ônibus em 1975, Atkins percebeu que as rádios locais necessitavam de informações sobre técnicas agrícolas de baixo custo, como a fertilização dos campos com composto ou esterco animal, por exemplo. Para atender a essa demanda, surgiu a organização, que hoje se chama Farm Radio International e fornece material para mais de 500 emissoras de rádio em mais de 38 países africanos, seguindo até hoje a ideia original de George Atkins.

A Rádio Rural Internacional não é uma mailing list. Os scripts de programas de rádio refletem as contribuições e os pedidos das rádios parceiros e seus ouvintes e as atividades de treinamento da organização ajudam as rádios a produzir programas que atendem às necessidades dos agricultores.

O site da Rádio Rural Internacional detalha a missão da organização:

Nossa missão: auxiliamos as rádios africanas a fornecer serviços radiofônicos que compartilham informações e amplificam as vozes dos pequenos agricultores, suas famílias e suas comunidades.

Nossa visão: idealizamos um mundo em que o trabalho das famílias de agricultores na África traz prosperidade e segurança alimentar para eles próprios, suas comunidades e seus países.

Nossos objetivos: fornecer e trocar informações práticas, relevantes e oportunas para uso pelas rádios parceiras (estações comunitárias, públicas e privadas, associações de agricultores e empresas produtoras).

Aumentar a capacidade das rádios parceiras de atender aos interesses dos pequenos agricultores e suas comunidades e garantir a segurança alimentar.

Nossos valores:

1. Desenvolvimento igualitário: incentivamos mudanças sociais e econômicas que sejam benéficas para os pequenos agricultores e suas famílias, independentemente de gênero e que respeitem a diversidade cultural.

2. Autossuficiência comunitária: incentivamos a autossuficiência das comunidades e o controle do desenvolvimento local. Respeitamos as culturas locais e as vozes e decisões dos agricultores e suas comunidades.

3. Compartilhamento de conhecimentos: incentivamos a inovação e o aprendizado compartilhado por meio da troca de conhecimento.

4. Uso dos meios de comunicação: apoiamos o uso do rádio e sua integração com novas tecnologias de comunicação para garantir o compartilhamento do conhecimento com a maior audiência apropriada possível.

5. Parceria: colaboramos com uma quantidade variada de radiodifusores e outros participantes para tornar nosso trabalho eficaz.

6. Integridade e solidariedade: incentivamos atividades jornalísticas que sejam caracterizadas pela precisão, integridade e equilíbrio. Defendemos a liberdade dos meios de comunicação.

7. Sustentabilidade ambiental: apoiamos práticas, políticas e tecnologias que promovam o desenvolvimento igualitário e sustentável. Promovemos a conservação dos recursos naturais e a biodiversidade para benefício de todos.

8. Solidariedade internacional: apoiamos políticas de auxílio e comércio que apoiem os esforços dos pequenos agricultores na criação de ambientes rurais sustentáveis.

O trabalho prático da organização também é detalhado no site da Rádio Rural Internacional:

Auxiliamos as emissoras de rádio africanas a atender às necessidades dos pequenos agricultores locais e suas famílias em comunidades rurais.

Recursos para radialistas: desenvolvemos roteiros de rádio, pacotes de informações, um serviço noticioso eletrônico semanal e uma comunidade online especial denominada Barza, compartilhados com milhares de radialistas africanos. Eles, por sua vez, utilizam esses recursos para pesquisar, produzir e apresentar programas relevantes e engajadores para a sua audiência, da ordem de dezenas de milhares de agricultores. Estes recursos são:

  • destinados ao aumento do fornecimento de alimentos e melhoria da saúde e nutrição;
  • simples, seguros, baratos e práticos;
  • ecologicamente adequados e ambientalmente sustentáveis;
  • adequados para comunicação via rádio;
  • comprovadamente úteis e transferíveis para o mundo em desenvolvimento; e
  • apropriados para pequenos agricultores do sexo masculino e feminino.

Treinamento de radialistas: fornecemos serviços de treinamento para radialistas, incluindo treinamento direto nas emissoras, educação à distância e oficinas específicas para ajudá-los a atingir padrão superior de serviços de rádio para agricultores. Todo o treinamento é dirigido especificamente às necessidades práticas e às realidades dos radialistas, da forma como trabalham. Auxiliamos as emissoras de rádio a medir a qualidade dos seus serviços de rádio para os agricultores e tomar medidas para aprimorá-los, avaliando os seus programas com um conjunto de padrões que chamamos de padrões V.O.I.C.E.

Programação de impacto: trabalhamos com as emissoras de rádio parceiras para planejar e fornecer programas e campanhas radiofônicas especiais que causam impacto específico sobre um desafio do desenvolvimento, como a erosão do solo ou a murcha bacteriana da banana. Programas como as Campanhas Radiofônicas de Participação comprovadamente aumentam o conhecimento dos agricultores sobre práticas aprimoradas de cultivo, auxiliam-nos a tomar decisões sobre a adoção ou não dos aprimoramentos e a compreender os benefícios da introdução dessas práticas aos seus cultivos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s