Folhas de eucalipto controlam a traça dos cereais

Material produzido pela Rádio Rural Internacional em 1° de outubro de 1993, como parte do pacote de informações n° 30.

Original em inglês disponível em: http://scripts.barza.fm/radio-resource-packs/package-30/eucalyptus-leaves-control-grain-moth/.


Observações para as emissoras:

É importante ter extremo cuidado ao preparar e usar materiais de controle de pragas. Eles podem ser tão perigosos quanto os pesticidas que você compra. Sempre siga as regras de segurança de pesticidas.


Roteiro:

Um agricultor guatemalteco usa folhas de eucalipto picadas para controlar traças dos cereais em milho armazenado.

José Elias é um agricultor da Guatemala, na América Central. Por muitos anos, ele teve problemas com traças dos cereais (Sitotroga cerealella) que comiam o seu milho armazenado. As traças se alimentavam do núcleo das sementes e deixavam a parte externa. Ele não sabia como evitar esses danos e às vezes perdia quase a metade da sua colheita de milho. Um dia, por acaso, ele encontrou no chão um ramo seco de uma árvore de eucalipto (Eucalyptus globulus). Ele picou e cheirou – e quase sufocou. Isso o fez pensar que, se você expusesse um inseto ou outro animal àquele cheiro forte, ele se afastaria.

Então, ele decidiu tentar armazenar milho com algumas folhas de eucalipto picadas. Ele pediu ajuda à sua família para coletar e moer as folhas. Era um trabalho grande picar todas elas manualmente. Ele misturou o pó de eucalipto com os seus grãos armazenados. Depois de algumas experiências, José descobriu que as folhas de eucalipto, com seu cheiro forte, realmente protegem o milho armazenado contra as traças dos cereais.

Este é o método que ele usou. Ele pega as folhas de eucalipto e as seca no sol. Quando elas estão secas, ele as mói até transformá-las em pó. Ele coloca uma camada de folhas de eucalipto em pó com cerca de um centímetro de altura sobre o solo onde planeja armazenar o milho. Sobre as folhas, ele coloca uma camada de espigas de milho com cerca de quinze centímetros de altura. Depois ele coloca outra camada de pó de eucalipto sobre o milho. Ele continua alternando uma camada de espigas de milho (quinze centímetros de altura) com uma camada de pó de eucalipto (um centímetro de altura) até que todo o milho esteja armazenado.

Agora as traças não comem o seu milho armazenado. O pó as repele com seu cheiro. Este método foi um grande sucesso para José Elias. Não só ele encontrou uma forma de proteger o seu milho das traças, mas esse sucesso também o incentivou a continuar experimentando para encontrar outras formas de controlar pragas utilizando plantas locais.


Regras de segurança de pesticidas:

  1. Armazene pesticidas nos recipientes originais, nunca em recipientes de alimentos ou bebidas. Armazene em lugar seguro, fora do alcance de crianças e animais. Mantenha-os longe de alimentos, água e ração animal.
  2. Siga as instruções e orientações de segurança sobre o recipiente. Siga as precauções. Use a quantidade indicada da forma correta. Saiba com antecedência o que fazer em caso de acidente.
  3. Não pulverize em dias com vento. Nunca pulverize no vento.
  4. Não deixe que os pesticidas entrem em contato com a pele. Use roupas protetoras (cubra toda a pele, se possível – incluindo seus pés, mãos e a cabeça). Tenha cuidado especial ao trabalhar com concentrados de pesticida.
  5. Se o pesticida entrar em contato com a pele, lave imediatamente. Busque auxílio médico, se necessário. Se atingir as roupas, remova e lave as roupas antes de usá-las novamente. Lave-se sempre que usar pesticidas, mesmo se você achar que não foi tocado.
  6. Não deixe que os pesticidas entrem em contato com seus olhos. Se possível, use óculos.
  7. Evite respirar os pesticidas. Se possível, use máscara, respirador etc.
  8. Não coma, beba nem fume perto dos pesticidas. Lave as mãos e o rosto com água e sabão antes de comer, beber ou fumar.
  9. Lave todo o equipamento utilizado e armazene em lugar limpo.
  10. Não contamine a água (de rios, poços, lagos etc.) com pesticidas.
  11. Não reutilize recipientes vazios de pesticidas. Enxágue pelo menos duas vezes, esmague-as e enterre.
  12. Mantenha as pessoas e os animais fora de áreas recentemente pulverizadas.
  13. Não coma nem venda produtos alimentícios que tenham sido recentemente pulverizados.

Créditos:

Este roteiro é baseado em uma entrevista com José Elias Scoop Menchu, do Departamento de Totonicapan, Guatemala.


A Rádio Rural Internacional (Farm Radio International) é uma organização canadense sem fins lucrativos dedicada a apoiar emissoras de rádio em países em desenvolvimento para fortalecer comunidades rurais e a agricultura em pequena escala.

Segundo a organização, o material da Rádio Rural Internacional pode ser copiado ou adaptado para distribuição gratuita ou a preço de custo, com crédito para a Rádio Rural Internacional e para as fontes originais.

Esta versão em português é um trabalho voluntário, independente da organização e oferecido gratuitamente para as emissoras de rádio dos países de língua portuguesa. O texto foi traduzido para o português do Brasil, mas pode ser adaptado com facilidade para o português falado em outras partes do mundo (para dúvidas sobre os termos empregados, utilize o formulário de contato em https://radioruralportugues.wordpress.com/creditos-e-contato/).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s