Cultive cogumelos de palma oleaginosa à moda de Gana

Material produzido pela Rádio Rural Internacional em 28 de janeiro de 2017, como parte do pacote de informações n° 29.

Original em inglês disponível em: http://scripts.farmradio.fm/radio-resource-packs/package-29/grow-oil-palm-mushrooms-the-ghanaian-way/.


Observações para as emissoras:

Conteúdo:  Cultive os seus próprios cogumelos de palma oleaginosa ou palha de arroz.  Eles são uma fonte de proteína deliciosa.


Roteiro:

Os agricultores tropicais em muitas partes do mundo estão aprendendo os benefícios do cultivo de cogumelos. Os cogumelos não ocupam muito espaço, têm bom sabor e são uma boa fonte de proteína.

Aqui está uma boa forma de cultivar um tipo de cogumelo:

o cogumelo de palma oleaginosa, também conhecido como cogumelo de palha de arroz (Volvariella volvacium), normalmente cultivado em troncos de palma oleaginosa em decomposição. Mas você mesmo pode cultivá-los.

Em uma área com sombra, cave uma cova com cerca de dois metros de diâmetro e 70 centímetros de profundidade. Cubra os lados e o fundo da cova com folhas de bananeira frescas ou uma folha de plástico perfurada. Você pode também usar folhas de bananeira secas ou palha de arroz, mas, neste caso, você deve primeiro mergulhá-las em água por uma noite. Recolha as folhas enquanto ainda estão na árvore, para que estejam limpas.

Na cova, faça uma pilha de cascas de taro e inhame. Regue bastante a pilha com água quente, para matar insetos e bactérias. Agora pegue um cogumelo de palma oleaginosa adulto e amasse bem em água. Pulverize essa mistura sobre a pilha de cascas. O que você está fazendo é semear a pilha com os esporos do cogumelo. O processo de semeadura também é chamado de inoculação.

Você pode também conseguir os esporos de troncos de palma oleaginosa em decomposição ou de um laboratório de inoculação.

Assegure-se de que suas mãos estejam limpas ao tocar os esporos. Se as suas mãos não estiverem limpas, você pode espalhar a doença para os cogumelos e eles não vão crescer bem.

Agora regue a pilha e cubra com folhas de banana ou plástico. Deixe repousar por cinco dias. No sexto ou no sétimo dia, regue suavemente a pilha. Se for a estação seca, regue a pilha uma ou duas vezes por dia a partir de então, de manhã ou à noite. Pare de regar quando os cogumelos estiverem do tamanho de cabeças de alfinetes. Comece a regar novamente quando as cabeças de alfinete tiverem o tamanho de grãos de milho. Mas, se for a estação chuvosa, não regue mais a pilha. Em vez disso, cubra a pilha para que a chuva não caia diretamente sobre ela.

Enquanto os cogumelos estiverem crescendo, remova qualquer cogumelo com aparência estranha ou diferente, pois eles podem infectar os demais.

Você pode colher os cogumelos em 14 a 21 dias depois da inoculação. Colha os cogumelos no final do caule: torça e puxe com cuidado. Assim você terá o cogumelo inteiro. É importante não deixar nenhum pedaço para trás, pois ele vai estragar e infectar a pilha.


Créditos:

Este roteiro foi escrito por Peter Dabo, participante da Rádio Rural Internacional em Gana.  Ele trabalha como agente de extensão distrital do Ministério do Agricultura.

A Rádio Rural Internacional (Farm Radio International) é uma organização canadense sem fins lucrativos dedicada a apoiar emissoras de rádio em países em desenvolvimento para fortalecer comunidades rurais e a agricultura em escala.

Segundo a organização, o material da Rádio Rural Internacional pode ser copiado ou adaptado para distribuição gratuita ou a preço de custo, com crédito para a Rádio Rural Internacional e para as fontes originais.

Esta versão em português é um trabalho voluntário, independente da organização e oferecido gratuitamente para as emissoras de rádio dos países de língua portuguesa. O texto foi traduzido para o português do Brasil, mas pode ser adaptado com facilidade para o português falado em outras partes do mundo (para dúvidas sobre os termos empregados, utilize o formulário de contato em https://radioruralportugues.wordpress.com/creditos-e-contato/).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s