Trate a tosse com gengibre, laranja-lima e tamarindo

Material produzido pela Rádio Rural Internacional em 1º de dezembro de 1992, como parte do pacote de informações nº 27.

Original em inglês disponível em: http://scripts.farmradio.fm/radio-resource-packs/package-27/treat-coughs-with-ginger-lime-and-tamarind/.


Observações para as emissoras:

Conteúdo: muitos remédios eficientes e baratos podem ser preparados com plantas comuns. Aqui temos um remédio contra a tosse que você pode fazer com tamarindo, gengibre e suco de laranja-lima.


Roteiro:

Há séculos, as pessoas usam as plantas para tratar doenças e promover a saúde.

Muitos remédios industrializados são preparados com substâncias encontradas nas plantas. A aspirina, por exemplo, foi desenvolvida a partir de uma substância retirada da casca do salgueiro.

Aqui está um exemplo de remédio vegetal que você pode fazer em casa. É fácil fazer xarope contra a tosse com folhas da árvore do tamarindo, um pedaço de raiz de gengibre e o suco de algumas laranjas-lima. A raiz do gengibre, o tamarindo e a laranja-lima contêm óleos voláteis. Esses óleos aquecem e aliviam as nossas vias respiratórias.

Esse xarope contra a tosse não deverá ser empregado para tratar tosses sérias causadas por doenças como a tuberculose, coqueluche, difteria ou pneumonia. Mas ele vai aliviar as tosses comuns dos resfriados ou bronquite.

Corte uma raiz de gengibre de tamanho médio em fatias finas. Coloque três punhados de folhas de tamarindo frescas em uma panela e o gengibre fatiado sobre as folhas. Adicione dois copos de água. Ferva a mistura por cerca de trinta minutos ou até que haja apenas um copo de líquido na panela. Coe em seguida o líquido através de um pano.

A um copo do líquido coado, adicione meio copo de açúcar. Ferva o líquido com o açúcar até que ele se torne um xarope espesso. Deixe o xarope esfriar. Adicione em seguida o suco de três a cinco laranjas-lima. Você pode também usar limões ou outros tipos de laranja. O suco é principalmente adicionado para dar sabor, mas os óleos voláteis e a vitamina C também ajudam a tratar a tosse.

A pessoa com tosse deve tomar o xarope a cada três ou quatro horas. Os adultos devem tomar uma colher de sopa cheia por vez. As crianças devem tomar apenas uma colher de sobremesa por vez.

Se a tosse durar mais de uma semana, procure um médico ou assistente de saúde. E lembre-se que esse xarope não deve ser usado para tratar tosses sérias, como as associadas à coqueluche, difteria, pneumonia ou tuberculose.

Este é apenas um dos muitos remédios simples que você pode fazer com as plantas. Existem provavelmente muitos outros remédios vegetais que você pode preparar com as plantas que crescem onde você mora.


Fontes de informação:

  • World Neighbors in Action, Volume 15, n° 4, World Neighbors, Sede Internacional, 4127 NW 122 Street, Oklahoma City, Oklahoma 73120‑8869, Estados Unidos.
  • Lampuyan: Ideas for Community Projects on Medicinal Plants, AKAP Research, 66 J. P. Rizal, Project 4, Quezon City, Filipinas.

A Rádio Rural Internacional (Farm Radio International) é uma organização canadense sem fins lucrativos dedicada a apoiar emissoras de rádio em países em desenvolvimento para fortalecer comunidades rurais e a agricultura em escala.

Segundo a organização, o material da Rádio Rural Internacional pode ser copiado ou adaptado para distribuição gratuita ou a preço de custo, com crédito para a Rádio Rural Internacional e para as fontes originais.

Esta versão em português é um trabalho voluntário, independente da organização e oferecido gratuitamente para as emissoras de rádio dos países de língua portuguesa. O texto foi traduzido para o português do Brasil, mas pode ser adaptado com facilidade para o português falado em outras partes do mundo (para dúvidas sobre os termos empregados, utilize o formulário de contato em https://radioruralportugues.wordpress.com/creditos-e-contato/).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s