Amigos e inimigos dos pulgões

Material produzido pela Rádio Rural Internacional em 1° de outubro de 1995, como parte do pacote de informações n° 38.

Original em inglês disponível em: http://scripts.farmradio.fm/radio-resource-packs/package-38/friends-and-enemies-of-aphids/.


Roteiro:

Personagens: Narrador, Agricultor 1 e Agricultor 2.

Sons de casa de fazenda.

Narrador: No programa de hoje, dois agricultores dedicados discutem um problema comum: os pulgões. Enquanto acompanhamos a conversa deles, descobrimos que o segundo agricultor parece não ter solução fácil para o problema dos pulgões, enquanto, para o primeiro agricultor, os pulgões são um problema do passado e ele tenta transmitir algumas dicas para o seu amigo. A conversa acontece na fazenda do segundo agricultor.

Agricultor 1: Meu amigo! Você tem uma safra fantástica este ano!

Agricultor 2: Ah, você precisa ver o outro lado do campo antes de dizer isso. Vamos lá ver. Vou mostrar como é grande esse problema dos insetos.

Agricultor 1: Qual é o segredo?

Agricultor 2: Nenhum. Na verdade, estou arrasado. Essas coisas estão se multiplicando rápido demais. Eu não sei se vai sobrar algum produto na época da colheita. Eu nem sei o nome dessas pragas!

Agricultor 1: Ah! Eu conheço esses caras! São pulgões. Bichos pequenos e atrevidos!

Agricultor 2: Como é o nome?

Agricultor 1: Pulgões… PUL – GÕES.

Agricultor 2: Hmmm…

Agricultor 1: Sim, eles são do tamanho de sementes e às vezes até menores.

Agricultor 2: Isso, tenho visto que eles comem brotos novos ou caules de plantas e, neste lado do campo, parece que eles ficam no lado de baixo das folhas mais novas.

Agricultor 1: Isso mesmo! Eles se alimentam sugando os sucos das partes macias das suas plantas. Isso deixa as plantas fracas e menos produtivas. As formigas são amigas dos pulgões. As formigas gostam de comer o melaço que os pulgões liberam das suas costas e, por isso, as formigas protegem os pulgões e os seus ovos. É claro que os pulgões também têm muitos inimigos.

Agricultor 2: Como eu controlo a multiplicação dos pulgões?

Agricultor 1: O que você faz com o seu campo conta. Por exemplo, os pulgões gostam de comer plantas que receberam nitrogênio demais. Por isso, tenha cuidado na hora de fertilizar. Não use muito fertilizante de nitrogênio. É melhor usar esterco compostado ou outros fertilizantes orgânicos que tenham bom equilíbrio de nutrientes. Os pulgões também preferem atacar plantas que estejam sob tensão; durante extensos períodos de seca, por exemplo.

Agricultor 2: Você disse que os pulgões têm muitos inimigos naturais. Quais são eles? Por que eles não matam os pulgões do meu campo?

Agricultor 1: Pode ser que você não tenha tipos suficientes de plantas crescendo na sua terra para atrair esses inimigos naturais. Se você tiver uma boa mistura de plantas, você vai atrair insetos amigos, pássaros e aranhas que comem os pulgões e outros insetos. Você pode atrair esses ajudantes plantando árvores, arbustos e flores em volta dos seus campos, por exemplo. Essas plantas fornecem alimento e abrigo para os pássaros e insetos amigos.

Exemplos de insetos amigos que comem os pulgões são as moscas do outono (Chrysopa spp) e as joaninhas (Hippodamia convergens). Eles comem muitos afídeos e outros insetos, também. Na verdade, muitos agricultores em todo o mundo estão se esforçando muito para incentivar esses insetos a ficarem perto das suas fazendas.

Agricultor 2: Então não é muito inteligente limpar os arbustos em volta do campo?

Agricultor 1: Não. Com as árvores e os arbustos, você pode também incentivar as vespas parasitas a ficar perto da sua fazenda. Essas vespas são muito pequenas, quase do mesmo tamanho dos pulgões. Elas depositam seus ovos nos corpos dos pulgões. Os filhotes de vespas comem o lado interno dos pulgões, o que mata a maioria deles. Quando as pequenas vespas saem dos corpos dos pulgões mortos, elas depositam os seus ovos em mais pulgões. Como essas vespas comem o néctar das flores, você precisa tentar cultivar diferentes espécies de flores no seu campo ou em volta dele, para ajudar esses pequenos auxiliares a controlar as pragas.

Narrador: No seu caminho de volta para a casa da fazenda, os agricultores continuam a conversa sobre os pulgões. O primeiro agricultor fala sobre plantas com cheiro forte que afastam os pulgões e outros insetos pragas. Ele diz que, intercalando o plantio com plantas como alho, menta, cebolinha, calêndula, pimenta, neem, falso índigo e outras, você pode evitar que os pulgões infestem a sua produção.

Agricultor 1: Muitas dessas plantas também podem ser usadas para preparar pesticidas eficientes. Alguns agricultores descobriram que pulverização de neem funciona contra os pulgões. Outros agricultores usam pulverização de alho.

Agricultor 2: Verdade?

Agricultor 1: Claro! Observando quais plantas os insetos pragas evitam, você pode descobrir todo tipo de novos pesticidas naturais.

Agricultor 2: Não existem outros meios de matar esses insetos pragas, como armadilhas?

Agricultor 1: Claro que existem! Muitos pulgões também são atraídos por superfícies amarelas, talvez porque essa é a cor das plantas fracas. Por isso, uma forma de capturar os pulgões é usar quadros amarelos brilhantes, panos ou outra coisa qualquer.

Agricultor 2: E como eles ficam presos?

Agricultor 1: Você cobre o material amarelo com alguma coisa pegajosa, como uma mistura de cola ou óleo. Você pode preparar a mistura de cola dissolvendo 100 gramas de cola em três litros e meio de água quente por uma noite. Você pode também usar uma tigela amarela com um pouco de água com sabão. Coloque a armadilha perto das plantas infectadas e veja os pulgões ficarem presos.

Agricultor 2: Isso parece mesmo interessante! Preciso agradecer muito pela sua atenção e pelos conselhos. Com certeza vou usar alguns dos métodos que você me ensinou hoje.

Agricultor 1: Sim, existem muitas formas de controlar os pulgões. Algumas delas poderão funcionar melhor para você do que outras. Aqui estão as regras importantes para lembrar quando for controlar os pulgões. Incentive os inimigos naturais, cultivando vários produtos diferentes e mantendo árvores, arbustos e flores crescendo em volta dos campos. Aplique esterco orgânico, em vez de fertilizantes de nitrogênio. Experimente diferentes pulverizações e plantas repelentes.

O importante é que você tente técnicas diferentes, para poder encontrar as melhores para você. A melhor parte é que algumas dessas técnicas vão controlar outras pragas além dos pulgões. Por isso, no final, você vai descobrir um programa de controle integrado de pragas que vai ajudar a controlar todas as suas pragas. E você pode passar essa estratégia para os seus filhos, netos e assim por diante. Até logo!

Agricultor 2: Até logo e, de novo, muito obrigado!


A Rádio Rural Internacional (Farm Radio International) é uma organização canadense sem fins lucrativos dedicada a apoiar emissoras de rádio em países em desenvolvimento para fortalecer comunidades rurais e a agricultura em escala.

Segundo a organização, o material da Rádio Rural Internacional pode ser copiado ou adaptado para distribuição gratuita ou a preço de custo, com crédito para a Rádio Rural Internacional e para as fontes originais.

Esta versão em português é um trabalho voluntário, independente da organização e oferecido gratuitamente para as emissoras de rádio dos países de língua portuguesa. O texto foi traduzido para o português do Brasil, mas pode ser adaptado com facilidade para o português falado em outras partes do mundo (para dúvidas sobre os termos empregados, utilize o formulário de contato em https://radioruralportugues.wordpress.com/creditos-e-contato/).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s