O desflorestamento e o aquecimento global: quem é responsável?

Material produzido pela Rádio Rural Internacional em 1° de agosto de 2007, como parte do pacote de informações n° 81.

Original em inglês disponível em: http://scripts.farmradio.fm/radio-resource-packs/package-81/deforestation-and-global-warming-who-is-responsible/.


Observações para as emissoras:

Atualmente, existe pressão sobre as florestas, pois as pessoas cortam as árvores para ter lenha e para outros propósitos. Originalmente, no início do Século XX, cerca de 8,2 milhões de hectares, ou 1/3 da superfície de Gana, eram cobertos por florestas. O país perdeu cerca de metade da sua cobertura florestal. Isso se tornou uma situação preocupante e foram implementados diversos programas para tentar salvar a situação.

Neste roteiro, as idosas da aldeia Nana Kwafu, Nana Kofi e Nana Boahen, além do agente florestal Sr. Ackom, encontram-se na praça para falar do passado, presente e futuro do ambiente que eles observaram nos últimos setenta anos.


Roteiro:

Vinheta de abertura sobe e desce.

Apresentador: Bom dia (boa tarde/boa noite). Se, nos últimos tempos, você sentiu calor e desconforto no meio ambiente em mutação e quer saber o que as árvores podem fazer por nós, além de conhecer um pouco sobre o aquecimento global, fique ligado porque algumas senhoras e um agente florestal vão discutir os seus conhecimentos sobre o meio ambiente.

Som de pessoas passando e pássaros cantando.

Som de puxar e arrastar de mesas e cadeiras.

Nana Kwaku: (suspirando) Ah! Amma, por que tantas coisas estão desaparecendo do ambiente hoje em dia? Não há borboletas, nem pássaros bonitos, nem árvores com sombra, nem ar fresco e nem chuvas fortes. Por quê?

(Pausa) Há uns 25 anos, a estação agrícola começava com as borboletas voando de sudeste para noroeste. As corujas piavam à noite. Frutos de palma, nozes de cola e outras caíam no chão da floresta, para sorte dos esquilos, ratos e antílopes. Nós víamos papagaios voando por longas distâncias, não se sabia de onde e para destinos que não conhecíamos. Nós ouvíamos macacos no início da manhã, pulando de uma árvore para outra. Esses sons serviam de chamado para os agricultores trabalharem, anunciando a chegada da manhã.

Já a noite era cheia de sons de grilos. Não havia incêndios florestais devido às chuvas contínuas ao longo do ano. As flores tinham bom perfume e davam trabalho para as abelhas, que voavam de uma flor para outra, procurando néctar. Agora, tudo isso acabou. Dizem que é castigo dos deuses e dos ancestrais.

Nana Boahen: Hmm! Castigo dos deuses e dos ancestrais? Para mim, isso é estranho. Caiu chuva suficiente este ano para os agricultores de Suuanso, que fica a apenas nove quilômetros de Yamfo. Então, você quer dizer que a chuva vem dos nossos deuses e ancestrais?

Nana Kofi: Boahen, olhe para as montanhas. Vinte anos atrás, elas eram cobertas por uma densa floresta. Agora, veja as rochas aparecendo. Claro que estamos sendo castigados!

Nana Boahen: Acho que a destruição da cobertura florestal em volta da cidade é o resultado da seca que estamos enfrentando e não um castigo dos deuses ou ancestrais. Plante mais árvores, que as chuvas vêm!

Sr. Ackom: Eu concordo com o que Nana Boahen está dizendo. Foi a destruição da cobertura florestal que trouxe a seca e não um castigo dos deuses e ancestrais. Se decidirmos plantar mais árvores, eu posso ajudar com mudas. Eu tenho dez mil mudas de acácia, cinco mil mudas de mogno e cinco mil mudas de laranja e manga. Eu também tenho outras espécies de árvores no viveiro. Acho que as chuvas que tivemos algum tempo atrás caíram devido à cobertura florestal e não devido aos deuses e ancestrais. Os incêndios florestais, corte indiscriminado de árvores e outras atividades das pessoas da cidade que prejudicam o meio ambiente geraram a seca que estamos vivendo agora. Se plantarmos mais árvores a partir de hoje, vamos conseguir mais chuvas daqui a cinco anos e as temperaturas vão parar de subir.

Nana Kofi: O que você disse? As temperaturas estão subindo? A temperatura de quem está subindo?

Sr. Ackom: Eu não estou falando de temperaturas pessoais; estou falando da temperatura do mundo todo. Ela subiu dois graus nos últimos cinquenta anos.

Nana Boahen: E o que isso quer dizer, Sr. Ackom?

Sr. Ackom: Isso quer dizer que, se a temperatura média anual era de 25 graus em Yamfo no mês de junho cinquenta anos atrás, hoje a temperatura média anual em Yamfo em junho seria de 27 graus.

Nana Boahen: O que isso tem a ver conosco?

Sr. Ackom: Muita coisa! A sra. já imaginou por quê nós temos estações secas mais longas e incêndios florestais mais fortes que vinte anos atrás? A sra. também verificou que ultimamente, quando chove, a chuva é forte e traz grandes ventos que destroem as propriedades? A sra. viu que há fortes cheias em muitos lugares? Acredito que não era assim vinte anos atrás. Essas mudanças são o resultado do aumento das temperaturas no mundo.

Nana Boahen: O que causa esse aumento da temperatura no mundo?

Sr. Ackom: Esse aquecimento global, ou o aumento da temperatura mundial, é devido às atividades humanas. Por exemplo, quando derrubamos os bosques e queimamos nas nossas fazendas, nós vemos a fumaça subindo para o ar. A fumaça que vocês veem contém um gás chamado de dióxido de carbono. Quando ele sobe para o céu, fica por lá por muito tempo. Se muitos agricultores fizerem o mesmo, o gás se reúne ali em grandes quantidades para formar um cobertor grosso no céu. Quando o sol brilha e aquece a superfície da terra, parte do calor deveria ser refletido de volta para o céu. Mas esse cobertor de dióxido de carbono evita que o calor volte para o espaço e a temperatura da Terra aumenta.

Nana Kofi: Nós podemos diminuir as temperaturas?

Sr. Ackom: Não completamente. Mas podemos ajudar a fazer com que elas não subam demais. Uma forma de ajudar é plantando mais árvores.

Nana Kofi: Hmm! Então as árvores podem ajudar a diminuir o aumento das temperaturas do planeta. Como pode ser isso?

Sr. Ackom: As árvores absorvem dióxido de carbono para preparar o seu alimento. Elas fornecem oxigênio, um gás que respiramos. Em segundo lugar, as árvores retiram água do solo para alimentar suas raízes, troncos e folhas. Quando elas têm água demais, elas liberam parte da água na forma de vapor para a atmosfera. O vapor contém partículas de água fria que resfriam o ar em volta da árvore. Além disso, os vapores das árvores podem formar nuvens e cair na forma de chuva. A copa das florestas pode também recolher de 20 a 25% da chuva que cai sobre elas, evitando que ela evapore de volta para a atmosfera. A água também corre sobre o tronco das árvores e cai no chão sem prejudicar o solo, devido ao tapete de folhas sobre o chão da floresta. As árvores fornecem sombra e evitam que a luz do sol forte nos atinja. Tudo isso, senhoras, pode ajudar a diminuir o aumento das temperaturas.

Apresentador: Bem, ouvinte, você ouviu os perigos do aquecimento global e os benefícios do plantio de árvores. Espero que você plante uma árvore hoje para salvar vidas. Muitas organizações estão trabalhando para evitar o aquecimento global. (

Insira nomes, números de telefone e endereços de organizações locais ou nacionais que estão trabalhando sobre questões de plantio de árvores e aquecimento global.) Eu encontro você na semana que vem. Até lá!

Vinheta de encerramento.


Créditos:

Contribuição de Kwabena Agyei, Classic FM, Techiman, Gana.

Revisão: Dr. Daniel A. Ofori, Cientista-Chefe de Pesquisa (Genética e Biologia de Conservação), Chefe de Aprimoramento das Árvores e Tecnologia de Sementes, Programa de Desenvolvimento de Plantio, Instituto de Pesquisa Florestal da Universidade de Gana, Kumasi, Gana.


A Rádio Rural Internacional (Farm Radio International) é uma organização canadense sem fins lucrativos dedicada a apoiar emissoras de rádio em países em desenvolvimento para fortalecer comunidades rurais e a agricultura em escala.

Segundo a organização, o material da Rádio Rural Internacional pode ser copiado ou adaptado para distribuição gratuita ou a preço de custo, com crédito para a Rádio Rural Internacional e para as fontes originais.

Esta versão em português é um trabalho voluntário, independente da organização e oferecido gratuitamente para as emissoras de rádio dos países de língua portuguesa. O texto foi traduzido para o português do Brasil, mas pode ser adaptado com facilidade para o português falado em outras partes do mundo (para dúvidas sobre os termos empregados, utilize o formulário de contato em https://radioruralportugues.wordpress.com/creditos-e-contato/).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s