Fazenda em caixas

Material produzido pela Rádio Rural Internacional em 1° de dezembro de 1992, como parte do pacote de informações n° 27.

Original em inglês disponível em: http://scripts.farmradio.fm/radio-resource-packs/package-27/farm-in-a-box/.


Observações para as emissoras:

Conteúdo: Caixas, cestos, pneus usados, sacos plásticos e garrafas são alguns dos recipientes que você pode usar para cultivar plantas produtoras de alimentos para comer ou para vender na cidade.

Roteiro:

Você acha que, porque vive na cidade, não pode cultivar alimentos para a sua família ou para o mercado? Com muito pouco espaço, algumas famílias da cidade cultivam produtos que melhoram sua alimentação e também dão dinheiro!

Elas aprenderam que cultivar plantas em fileiras no campo não é a única forma de produzir alimentos frescos. Tudo o que as plantas precisam para crescer é de luz, água e um lugar para criar raízes e receber os nutrientes de que elas precisam. E elas podem ter tudo isso na cidade – aí onde você mora!

Onde começar a jardinagem em recipientes:

Se você tem um pátio, balcão, escada aberta ou teto plano, você pode ser um agricultor produtivo. O secredo é cultivar o seu jardim em recipientes: caixas, cestos, vasos, pneus usados e até sacos plásticos. Qualquer coisa que retenha uma mistura de solo serve.

Você pode até cultivar produtos em uma parede, desde que receba um pouco de luz do sol. Alguns agricultores urbanos prendem grandes caixas ou jardineiras estreitas nas suas paredes. Outros penduram vasos plásticos ou garrafas plásticas de refrigerante cortadas ao meio. Muitas plantas, como pepino e melão, crescem felizes em uma parede ou grade se você as sustentar com varas ou fios.

Jardins em recipientes pelo mundo:

No Chile, o Centro de Educação e Tecnologia tem uma fazenda de vinte metros quadrados onde eles produzem legumes, frutas, ervas e flores. Eles tiram o máximo do espaço pequeno, plantando em recipientes empilhados em pirâmides. As plantas crescem sobre as paredes e as mesmas vinhas que fornecem teto com sombra também produzem alimentos. Usando recipientes, paredes e até o espaço aéreo, vinte metros quadrados transformam-se em um espaço de produção agrícola três vezes maior.

Em Hong Kong, a cidade mais abarrotada do mundo, legumes são cultivados em recipientes colocados sobre caixotes flutuantes.

Você sabia que alguns restaurantes cultivam os seus próprios cogumelos e broto de feijão em recipientes, dentro dos estabelecimentos? Na Colômbia, uma cooperativa de mulheres usa escadarias, topos de telhados e pequenos quintais para produzir legumes para uma cadeia de supermercados, usando um tipo de jardinagem chamada de hidropônica, que não utiliza solo nenhum!

Preparação dos recipientes:

Para começar o seu próprio jardim em recipientes, você precisa preparar os seus recipientes. A maioria dos recipientes deverá ser forrada com plástico para retenção da umidade e proteção. Você pode usar os sacos plásticos de lojas. Faça alguns furos pequenos no fundo para drenar o excesso de água.

Você precisará ter certeza de que a mistura de solo nos seus recipientes dará plantas fortes. Comece com qualquer terra que encontrar perto da sua casa e adicione material orgânico. Você pode adicionar grama cortada, cascas de arroz, restos de legumes da sua cozinha, mercado ou restaurante, cascas de ovos picadas, espigas e palha de milho, esterco animal, folhas, ervas e serragem.

Você pode adicionar esse material na forma em que encontrar, mas as plantas fazem melhor uso deles se você fizer um composto antes da aplicação. Coloque-os em um cesto ou pilha, ou até em um pequeno buraco no chão. Mantenha a mistura úmida e agite de vez em quando para acelerar o processo de compostagem. Depois de algumas semanas, você terá uma mistura de composto que realmente vai melhorar o seu solo.

As plantas precisam de água. Nos países quentes, provavelmente você não poderá depender de chuvas regulares para manter suas plantas úmidas. Os recipientes com solo secam rapidamente no tempo quente e quando as plantas estão crescendo bem. Cubra o solo nos seus vasos com alguma coisa que ajude a evitar que ele seque. Use lascas de madeira, papéis, folhas, serragem – o que você puder encontrar. Verifique os seus recipientes todos os dias e veja em quanto tempo cada um deles precisa de água. Evite a rega excessiva e também a falta de água.

Bons produtos para jardinagem em recipientes:

Como decidir o que cultivar? Comece com o prato de comida da sua família. Cultive o que você precisa para adicionar nutrição ou variedade, especialmente coisas que são caras ou difíceis de achar. Verduras folhosas são uma boa opção. Elas crescem rápido, produzem bastante e são importantes para a alimentação saudável. Feijões de vários tipos, ervas, pimentas e tomates também crescem bem em recipientes. Outra forma de decidir o que plantar é pensar no que você quer vender no mercado. Cultive o que vai dar bom retorno pelo seu trabalho pelo máximo do ano possível. Você pode economizar tempo e dinheiro cooperando com vizinhos quando comprar sementes e outros insumos e quando vender a sua produção. A cooperação funcionou para as pessoas de todo o mundo.

Uma dica frequente dos jardineiros de recipientes bem sucedidos é cultivar produtos de estação curta. Um produto que está pronto em 60 dias vale muito mais que outro que leva 120 dias para amadurecer. Outra boa dica é não cultivar o que todo mundo está plantando porque o preço daquele produto provavelmente vai cair.

A jardinagem em recipientes, ou “fazenda em caixas”, fornece boa nutrição e renda familiar mais estável. E as plantas reciclam o lixo e limpam o ar, ajudando a tornar a cidade um lugar melhor para todos. Os agricultores em recipientes até descobrem que as suas casas são mais frescas no verão e mais quentes no inverno, porque os recipientes e as plantas protegem as casas contra temperaturas extremas. Por que não melhorar a vida da sua família e da sua vizinhança começando uma “fazenda em caixas”?


Fontes de informação:

  • Jac Smit, RCD Consultants, 1711 Lamont Street N.W., Washington DC 20010, Estados Unidos. Fax: 202‑986‑6732.
  • Container Gardening, folheto Learning-by-doing n° 13, pacote 73. Publicado pela OUTREACH, 200 East Building, Universidade de Nova Iorque, Nova Iorque NY 10003, Estados Unidos.
  • Growing food in containers in the tropics.  Publicado pela Administração de Pesquisa Agrícola, Ciência e Educação, Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, P. O. Box 53326, Nova Orleans, Louisianna  70153, Estados Unidos.
  • Rooftop or shallow‑bed gardening, de Martin Price.  Publicado pela ECHO (Organização de Preocupações Educacionais para a Fome), 1986. 17430 Durrance Road, North Ft. Myers, Flórida 33917-2200, Estados Unidos.

A Rádio Rural Internacional (Farm Radio International) é uma organização canadense sem fins lucrativos dedicada a apoiar emissoras de rádio em países em desenvolvimento para fortalecer comunidades rurais e a agricultura em escala.

Segundo a organização, o material da Rádio Rural Internacional pode ser copiado ou adaptado para distribuição gratuita ou a preço de custo, com crédito para a Rádio Rural Internacional e para as fontes originais.

Esta versão em português é um trabalho voluntário, independente da organização e oferecido gratuitamente para as emissoras de rádio dos países de língua portuguesa. O texto foi traduzido para o português do Brasil, mas pode ser adaptado com facilidade para o português falado em outras partes do mundo (para dúvidas sobre os termos empregados, utilize o formulário de contato em https://radioruralportugues.wordpress.com/creditos-e-contato/).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s