Comer bem inclui verduras em folhas escuras

Material produzido pela Rádio Rural Internacional em 1º de março de 1992, como parte do pacote de informações n° 25.

Original em inglês disponível em: http://scripts.farmradio.fm/radio-resource-packs/package-25/smart-eating-includes-dark-green-leafy-vegetables/.


Observações para as emissoras:

Conteúdo: Alimentação saudável inclui muitas verduras em folhas escuras. Crianças, mulheres grávidas, lactantes e idosos, especialmente, precisam dos bons nutrientes das verduras em folhas escuras para manterem-se fortes e saudáveis.


Roteiro:

Crianças e adultos precisam comer verduras em folhas escuras para manterem-se fortes e saudáveis. Algumas pessoas acham que comer folhas é somente para os animais, ou para quando não houver outros alimentos. Outros pensam que só devem comer folhas quando estão doentes. Mas as folhas verdes são alimentos bons, saudáveis e necessários todos os dias.

Verduras em folhas escuras fornecem vitamina A. A vitamina A é às vezes chamada de “vitamina da visão”, pois as crianças que a ingerem em quantidade suficiente têm olhos claros e saudáveis. Crianças que não conseguem vitamina A suficiente podem perder a visão. O primeiro sinal de que uma criança não está comendo alimentos que contêm a “vitamina da visão” em quantidade suficiente são problemas para enxergar em luz reduzida, no início da manhã e à noite. As crianças que não conseguem enxergar bem de manhã cedo e à noite possuem cegueira noturna. Elas podem um dia ficar completamente cegas. Crianças que comem vegetais folhosos verdes, se possível todos os dias, terão olhos saudáveis.

A vitamina A não é apenas a “vitamina da visão”. Ela desempenha papel geral na manutenção da saúde das crianças. Crianças que recebem vitamina A suficiente na sua alimentação parecem ficar doentes com menos frequência e recuperam-se com mais rapidez quando isso acontece.

Mães que estão amamentando dão vitamina A para os seus bebês no leite materno. Mas, se a mãe não comer vitamina A suficiente, o seu leite também não terá quantidade suficiente de vitamina A. Com isso, o seu bebê não receberá vitamina A suficiente. É por isso que as mães que amamentam deverão ter muito cuidado para conseguir bastante vitamina A.

Verduras em folhas escuras são uma boa fonte dessa vitamina, mas você pode conseguir vitamina A comendo também outros alimentos. Abóbora, batata doce, cenoura, mangas e outras frutas e legumes amarelos, por exemplo, contêm vitamina A, assim como leite e ovos.

A vitamina A é um bom nutriente que você consegue comendo verduras em folhas escuras. O outro é o ferro. Se você não tiver ferro suficiente na sua alimentação, você vai se sentir fraco e cansado. As verduras não podem substituir fontes importantes de ferro, como os feijões e ervilhas. Mas o ferro do espinafre, folhas de mandioca, folhas de abóbora e outras folhas verdes escuras ajuda a dar força e energia.

O ácido fólico vem das verduras em folhas verdes escuras. O corpo usa ácido fólico para fabricar sangue. Se o seu corpo não receber ácido fólico suficiente, o seu sangue fica fino e claro. Você vai ficar fraco e doente. Os idosos e as mulheres grávidas, especialmente, precisam de ácido fólico na sua alimentação.

As verduras em folhas escuras também contêm proteínas. Todos nós precisamos de proteínas. As crianças precisam para ajudá-las a crescer. Ovos, leite e queijo contêm proteínas, mas o tipo de proteína encontrado nos vegetais é necessário. Se você e a sua família não tiverem muitos ovos, queijo ou leite na alimentação, é muito importante comer verduras em folhas escuras sempre que possível.

Você poderá cultivar verduras em folhas escuras como espinafre, escarola, acelga ou alho-porró no seu jardim. Muitas plantas cultivadas com outro propósito também têm folhas que você pode comer. Quiabo, mandioca, mamão, pimenta, beterraba, taro e batata doce, por exemplo, têm folhas comestíveis. Mas, se você retirar as folhas dessas plantas, tenha cuidado para não colher muitas de um pé só. Se você fizer isso, a outra parte da planta pode não crescer.

Você pode também comer muitas folhas silvestres das árvores, arbustos e pequenas plantas folhosas. Nem todas as folhas verdes podem ser comidas. Algumas são amargas demais ou venenosas e podem deixar você doente. Folhas de mandioca, por exemplo, deixam você doente se não forem preparadas de forma especial antes de comer. Mas as folhas verdes de muitas plantas são boas para comer. Se você não souber quais folhas comer, talvez os seus vizinhos saibam. Muitas pessoas mais idosas sabem quais plantas silvestres têm folhas que são boas para comer. Ou você pode consultar um centro de saúde.

As folhas verdes ficam menos nutritivas quanto mais são cozidas, pois as vitaminas e minerais escapam para a água e o vapor durante o cozimento. Por isso, é melhor cozinhar folhas verdes pelo mínimo de tempo necessário. Cozinhe-as em uma panela com tampa e os vegetais não perderão tantas vitaminas e minerais. Você pode guardar a água do cozimento da maior parte das folhas verdes para uso em sopas, ensopados ou outros alimentos que precisem de água para cozinhar. Mas não guarde a água do cozimento de folhas que são venenosas antes de serem cozidas, como as folhas de mandioca.

Crianças muito jovens acham as folhas das verduras difíceis de mastigar. Mas as crianças que estão começando a comer alimentos sólidos precisam desses vegetais nutritivos. Você deve começar a alimentá-las com vegetais em folhas verdes assim que elas deixarem de ser amamentadas. Se você picar, moer, peneirar ou fizer um purê com as folhas, as crianças mais jovens vão conseguir comê-las.

Vegetais folhosos verdes escuros são bons para comer por muitas razões. Eles fornecem ferro, proteínas e ácido fólico de que todos precisamos para manter a saúde. Eles fornecem a “vitamina da visão”, que dá às crianças olhos claros e boa visão. Lembre-se: as crianças que não comem “vitamina da visão” suficiente podem ficar cegas. As crianças, mulheres grávidas e mães que estão amamentando devem ter cuidado especial para ter vegetais folhosos verdes na sua alimentação. Tenha a certeza de que toda a família coma verduras.


Fontes de informação:

  • Eating Green Leafy Plants em World Neighbors in Action, Vol. 11, N° 4E (8 págs.), publicado pela World Neighbors, International Headquarters, 5116 North Portland Avenue, Oklahoma City, Oklahoma 73112, Estados Unidos.
  • South Pacific Commission Community Training Centre Leaflet 6 (1983, 6 págs.), publicado pela South Pacific Commission, Community Education Training Centre, Box 5082, Raiwaqa Post Office, Suva, Fiji.
  • The Vitamin A+ Sieve, edição 92-1 (1992, 12 págs.), publicado pela revista Prevention e pelo Instituto Rodale, a/c Janet Glassman, Rodale Press Information Services, 33 E. Minor Street, Emmaus PA, 18098, Estados Unidos.

A Rádio Rural Internacional (Farm Radio International) é uma organização canadense sem fins lucrativos dedicada a apoiar emissoras de rádio em países em desenvolvimento para fortalecer comunidades rurais e a agricultura em escala.

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Esta versão em português é um trabalho voluntário, independente da organização e oferecido gratuitamente para as emissoras de rádio dos países de língua portuguesa. O texto foi traduzido para o português do Brasil, mas pode ser adaptado com facilidade para o português falado em outras partes do mundo (para dúvidas sobre os termos empregados, utilize o formulário de contato em https://radioruralportugues.wordpress.com/creditos-e-contato/).

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