Dicas

Material produzido pela Rádio Rural Internacional em 1° de abril de 1995, como parte do pacote de informações n° 36.

Original em inglês disponível em: http://scripts.farmradio.fm/radio-resource-packs/package-36/hints/.


Roteiro:

Colha frutas da forma mais fácil – Livai Matarirano, Zimbábue

Colher frutas de árvores altas pode ser um problema. Algumas pessoas pedem às crianças que subam nas árvores e colham as frutas maduras. Se as crianças não tiverem um cesto, elas jogam as frutas no chão. As crianças podem cair e machucar uma perna ou as mãos enquanto tentam atingir as frutas. É desnecessário dizer que esse método é perigoso. Outras pessoas atiram paus ou pedras em direção à fruta madura. Quando o objeto atinge a fruta, ela cai no chão. O objeto atirado pode ferir outras pessoas ou quebrar vidraças. Algumas pessoas sacodem a árvore, especialmente se ela for pequena. Às vezes, os ramos quebram devido à agitação. Caem no chão tanto as frutas maduras quanto as verdes. Se isso for feito algumas vezes, a família fica rapidamente sem frutas, pois não sobrará nada para ser colhido. Além disso, quando a fruta atinge o solo, ela fica suja e machucada e as frutas com casca mole muitas vezes se desintegram.

Frutas machucadas ou danificadas não são atraentes para os olhos, que dirá para comer. Elas não são vendidas com facilidade. Elas se estragam com rapidez, pois a pele machucada permite que os germes entrem na polpa. Existe um método que pode ajudar você a colher seletivamente frutas limpas não danificadas, especialmente frutas com casca mole. A Sra. Chikowore de Harare, Zimbábue, usa um bastão com recipiente para colher abacates. A colheita não é prejudicada e esse método não apresenta nenhum risco para as crianças, para outras pessoas de passagem, nem para a saúde da família.

Esta é a técnica. Primeiro, você precisa de uma vara que seja suficientemente longa para atingir o topo da árvore. Em segundo lugar, você precisa de um recipiente que seja suficientemente grande para reter a sua fruta maior. Você também vai precisar de uma corda ou fio fino para amarrar o recipiente no final da vara. O recipiente deverá estar aberto em um lado. Amarre o recipiente no final da vara, com a abertura voltada para cima.

Para colher a fruta, erga a vara e encaixe a fruta madura no recipiente. A fruta vai cair no recipiente. A Sra. Chikowore consegue pegar dois ou três abacates no seu recipiente antes de abaixar a vara para coletar a fruta.


Alterne o plantio de amendoins e batata doce – Inocencio Obrero, Filipinas

A retirada de ervas e o cultivo podem ser atividades demoradas para os agricultores. Isso é verdadeiro em plantações de amendoim e de batata doce. Veja como um agricultor das Filipinas economiza tempo. Ele alterna os plantios. Ele prepara a terra da forma habitual, exceto por construir canteiros levemente elevados, com quinze a vinte centímetros de altura e meio metro de largura. Ele planta uma fileira dupla de amendoins sobre o canteiro elevado. Dois meses após o plantio dos amendoins, ele planta batata doce entre o canteiros elevados. Depois, ao retirar as ervas do amendoim, ele também eleva a terra da batata doce. Depois de colher os amendoins, o solo da parte alta pode ser usado para preparar montes para a batata doce. É mais fácil levantar montes desta forma que quando o campo esá nivelado.


Plantio de árvores em El Salvador – Eduardo Briones Alonso, Estados Unidos

Eu trabalhei em um projeto de plantio de árvores na região sudeste de El Salvador, onde plantamos com sucesso 2000 árvores frutíferas com taxa de sobrevivência de 95%. O tamanho do buraco de plantio, preparação do solo e proteção da árvore são fundamentais para a sobrevivência da árvore.

O melhor tamanho para um buraco de plantio é de 50 centímetros de largura, 50 centímetros de comprimento e 60 centímetros de profundidade. A terra que entra no buraco deverá conter composto maduro para agregar nutrientes. Se o solo for de argila, você deverá também adicionar areia para melhorar a drenagem.


Leucaena é vermífugo para cabras

Alguns pequenos criadores de cabras descobriram que alimentar as cabras com sementes jovens de leucaena (Leucaena leucocephala) funciona como excelente vermífugo. Eles retiram 50 a 100 sementes jovens das vagens e as moem para formar uma pasta. Depois eles misturam a pasta de sementes com 150 a 225 mililitros de água e fornecem essa mistura às cabras como bebida medicinal. O efeito da mistura concentrada é esvaziar os intestinos, o que mata ou expele vermes estomacais como a lombriga (Ascaris lumbricoides).


Créditos:

Adaptado de Sustainable agriculture newsletter, Vol. 3, n° 1, novembro de 1991, publicado pela CUSO-Tailândia, 17 Phahonyothin Golf Village, Phahonyothin Road, Banghen, Bangkok 10900, Tailândia.

Para mais informações sobre o uso de leucaena como vermífugo, entre em contato com o Instituto Internacional de Reconstrução Rural, Silang, Cavite, Filipinas.


A Rádio Rural Internacional (Farm Radio International) é uma organização canadense sem fins lucrativos dedicada a apoiar emissoras de rádio em países em desenvolvimento para fortalecer comunidades rurais e a agricultura em escala.

Segundo a organização, o material da Rádio Rural Internacional pode ser copiado ou adaptado para distribuição gratuita ou a preço de custo, com crédito para a Rádio Rural Internacional e para as fontes originais.

Esta versão em português é um trabalho voluntário, independente da organização e oferecido gratuitamente para as emissoras de rádio dos países de língua portuguesa. O texto foi traduzido para o português do Brasil, mas pode ser adaptado com facilidade para o português falado em outras partes do mundo (para dúvidas sobre os termos empregados, utilize o formulário de contato em https://radioruralportugues.wordpress.com/creditos-e-contato/).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s