Agricultor produz seu próprio biopesticida com neem

Material produzido pela Rádio Rural Internacional em 21 de setembro de 2016, como parte do pacote de informações n° 104.

Original em inglês disponível em: http://scripts.farmradio.fm/radio-resource-packs/104-post-harvest-cow-pea/farmer-makes-ownbiopesticide-neem/.


Observações para as emissoras:

Lidar com pragas é um dos fatos da vida do agricultor. Insetos e outros tipos de pragas não apenas destroem a produção do agricultor, mas também a sua renda. As pragas reduzem a produção e a qualidade da safra, o que diminui a renda.

Existem muitas formas de lidar com as pragas. Muitas práticas culturais, incluindo a rotação de safras, plantio de “safras-armadilha”, plantio de variedades resistentes a pragas e a retirada manual das pragas destinam-se ao controle de pragas no campo para manter as populações de pragas suficientemente pequenas para que o dano causado seja mínimo.

Às vezes, os agricultores poderão precisar usar pesticidas. Existem muitos tipos de pesticidas, mas os mais comuns são herbicidas, inseticidas e fungicidas, que controlam ervas, insetos e doenças fúngicas. Outra forma de classificar os pesticidas é dividi-los em pesticidas químicos e pesticidas biológicos, também denominados biopesticidas.

Os biopesticidas podem ser tão eficazes quanto os pesticidas químicos, embora sejam normalmente menos persistentes no ambiente, o que exige que os agricultores os reapliquem. Eles normalmente são menos caros e muito menos prejudiciais para a saúde humana e o meio ambiente.De fato, eles fornecem melhor ambiente para os insetos e outras criaturas que molestam ou são parasitas das pragas que os pesticidas químicos, cuja eficácia pode ser limitada pela resistência das pragas e condições do tempo.

Este roteiro conta a história de um agricultor de Camarões que aprendeu a fazer seu próprio pesticida biológico utilizando diferentes partes da árvore de neem, cujo nome científico é Azadirachta indica.

O agricultor fornece detalhes de como preparar e usar o seu inseticida com base em neem para controlar insetos pragas na sua produção vegetal.

Você poderá optar por apresentar este roteiro como parte do seu programa agrícola regular, usando as vozes de atores para representar as pessoas. Se o fizer, não se esqueça de dizer aos seus ouvintes no início do programa que as vozes são de atores e não das pessoas originalmente envolvidas nas entrevistas.

Você poderá também usar este roteiro como material de pesquisa ou inspiração para criar o seu próprio programa sobre o uso de alternativas a pesticidas químicos para controlar as pragas. Fale com agricultores, agentes de extensão e pesquisadores. Você poderá perguntar a eles:

  • Quais são os principais problemas com pragas na sua região e como os agricultores normalmente os combatem?
  • Existem agricultores na sua região que utilizaram pesticidas naturais ou biológicos para controlar as pragas? Quais foram os resultados? Quais foram os sucessos e quais foram os desafios?
  • Qual a diferença entre o uso de pesticidas biológicos e pesticidas químicos?

O tempo estimado de condução deste roteiro é de quinze a vinte minutos, incluindo a introdução e o encerramento.


Roteiro:

Vinheta de abertura

Apresentador: Bom dia, ouvinte! Hoje, vamos falar sobre o controle biológico de pragas. Em Maroua, uma cidade no extremo norte de Camarões, os agricultores usam um método inovador de controle de pragas. É um inseticida biológico ou biopesticida preparado com neem, uma árvore que cresce em toda parte naquela região. A árvore de neem chegou a Maroua dez anos atrás durante uma campanha de plantio de árvores conduzida como parte da luta contra a desertificação. No começo, as pessoas plantavam a árvore para ter sombra. Mas, à medida que o tempo passava, elas descobriam que todas as partes da árvore de neem possuem qualidades e funções importantes.

Hoje vamos falar com um agricultor que usa neem, Mal Awal Birni. Poderia apresentar-se para os nossos ouvintes, por favor?

Mal Awal Birni: Olá, meu nome é Mal Awal Birni. Tenho 43 anos e sou agricultor em Maroua.

Apresentador: O sr. conhece essa árvore chamada neem?

Mal Awal Birni: Sim. No meu idioma nativo massa, chamamos de nimma. Mas neem é o nome comum. Quando você fala “neem”, muitos agricultores não sabem exatamente do quê você está falando. Na minha região, neem é chamado de gayne.

Apresentador: O sr. usa neem como biopesticida. Poderia contar mais sobre isso?

Mal Awal Birni: Sim. Eu uso neem como inseticida. Eu mesmo faço e venho usando há cinco anos. Estou satisfeito com os resultados.

Apresentador: Como o sr. mesmo faz o inseticida, vamos ver como ele é feito.

Mal Awal Birni: Está bem, vamos lá! Eu trabalho no quintal de casa.

Passos de pessoas se afastando. Pausa. Som de fluxo de água.

Apresentador: Estamos no quintal de Mal Awal Birni. Ele está se aprontando para preparar biopesticida com neem. No momento, ele está reunindo todas as ferramentas de que precisa. Mal Awal Birni, o sr. poderia explicar o que está fazendo?

Mal Awal Birni: Vou preparar inseticida usando casca de neem. No final do processo, vou ter uma espécie de líquido, que pulverizo sobre meu repolho e os tomates.

Primeiro, eu coleto a casca de neem. Hoje, vou fazer o inseticida sem usar ferramentas de medição. Mas, para fazer cinco litros de solução de neem, você precisa de um ou dois ramos pequenos.

Apresentador: O que o sr. faz com a casca?

Mal Awal Birni: Você simplesmente deixa a casca mergulhada em água por dois ou três dias. Depois, você usa a solução para pulverizar as suas plantas. Neste caso, você só usa como precaução antes que as plantas tenham sido atacadas. Você pode usar a solução uma vez por semana.

Apresentador: O que o sr. precisa fazer se as plantas já estiverem sendo atacadas?

Mal Awal Birni: Quando as plantas já estiverem sendo atacadas pelas pragas, você precisa preparar uma solução mais espessa, com mais neem, mas agora com folhas de neem. Você deverá mergulhar cerca de um quilo de folhas de neem em cinco litros de água. Um quilo de folhas de neem são cerca de cinco punhados cheios, com as duas mãos, para uma pessoa com mãos grandes. Se as suas mãos forem menores, como as de muitas mulheres, deverão ser seis punhados cheios, com as duas mãos.

Apresentador: O sr. pode mostrar como fazer essa solução de folhas de neem mais espessa?

Mal Awal Birni: Claro! Nós picamos as folhas em um almofariz antes de misturá-las com água. Depois, nós deixamos a mistura imersa até o dia seguinte. Em seguida, nós filtramos o líquido para remover os resíduos de folhas. Depois, nós dividimos a solução em duas partes iguais e adicionamos 50 litros de água e um punhado de sabão picado a cada parte. Nós enchemos uma garrafa de pulverização com a mistura até a boca e o inseticida está pronto. Nós enchemos novamente a garrafa de pulverização conforme o necessário.

Com cinco litros de água e um quilo de folhas de neem, você produz cem litros de biopesticida. Eu preciso contar que o sabão não tem impacto sobre a eficácia da solução. O sabão só ajuda a facilitar o uso.

Apresentador: Quanta área de produção o sr. consegue tratar com cem litros da solução de neem?

Mal Awal Birni: Normalmente, cem litros são suficientes para pulverizar um hectare, uma vez. Você pulveriza a parte de cima e de baixo das folhas, mais os caules, o solo e a área em volta de cada planta.

Apresentador: Quais pragas são eficientemente controladas com as soluções de neem?

Mal Awal Birni: O neem é eficaz para todos os produtos que eu cultivo. Por exemplo, as pragas costumavam muitas vezes comer a parte interna do repolho sem que nós víssemos. Então, um dia, nós descobríamos que as plantas de repolho estavam estragadas. Além disso, as pragas mastigavam as mudas em desenvolvimento, que depois morriam. Existem também doenças que atacam as folhas. Algumas folhas ficam com furos e outras secam.

Por experiência própria, notei que a solução de neem é eficaz para vagens, tomates, repolho, cenouras e safras vegetais em geral. Nós pulverizamos a solução a cada dez dias ou uma vez a cada duas semanas. É isso que usamos depois do ataque das plantas.

Apresentador: Que outro fins tem o neem como inseticida?

Mal Awal Birni: Eu uso folhas de neem para manter os insetos longe do armazém graneleiro.

Apresentador: Como isso funciona?

Mal Awal Birni: Eu adiciono folhas secas a cada canto do armazém e também entre sacos de grãos.

Apresentador: E isso protege as suas sementes?

Mal Awal Birni: Sim, as sementes são protegidas. Mas, para que isso funcione, eu preciso primeiro limpar as sementes. As folhas de neem não matam os insetos; elas só os repelem. Primeiro, você precisa secar bem os grãos e garantir a remoção de todos os grãos mofados antes de colocar os grãos bons em sacos de armazenagem.

Apresentador: Podemos ver?

Som de passos. Porta se abre.

Apresentador: Estamos no armazém de Mal Awal Birni. Muitos sacos estão empilhados. Um corredor separa cada pilha de sacos. (para Mal Awal Birni) O sr. poderia explicar por quê arrumou os sacos desta forma?

Mal Awal Birni: O armazém deve estar ventilado. É por isso que deixamos um corredor entre cada pilha de sacos. E as pessoas devem poder mover-se entre as pilhas, a fim de limpar e colocar folhas de neem secas em cada canto do armazém. Eu posso armazenar grãos por um ano sem medo de perder nada. Mas neem não é eficaz por muito tempo e, por isso, é importante prestar atenção nos sacos de armazenagem e repetir o tratamento com neem regularmente toda semana.

Apresentador: Onde o sr. aprendeu tudo isso?

Mal Awal Birni: Eu compareci a um seminário de treinamento com outros agricultores cinco anos atrás. Todos os anos, vários tipos de pragas ameaçam a nossa produção. Por isso, eles nos treinaram a usar neem para controlar essas pragas. E os que receberam o treinamento ensinaram outros agricultores. É assim que compartilhamos as técnicas.

Apresentador: Então, o sr. treinou outros agricultores?

Mal Awal Birni: Sim, eu compartilho meu conhecimento com outras pessoas. Eu já treinei muita gente. Alguns completaram seu treinamento mais tarde em outras oficinas e agora são capazes de produzir outros tipos de inseticidas, com óleo de neem, por exemplo.

Apresentador: Bem, ouvinte, vamos agora falar com uma pessoa que foi treinada por Awal. Ela vem testando o biopesticida há dois anos.

Som de passos. Pausa. Som de mulheres cantando.

Apresentador: Estamos em um pátio onde sete mulheres estão trabalhando e cantando. Mal Awal Birni fala com uma delas por alguns segundos e me apresenta a ela.

Mal Awal Birni: Esta é Aissatou Koloba. Ela preside um grupo de interesse comercial, composto de mulheres agricultoras. As participantes do grupo estão produzindo óleo de neem.

Apresentador: Bom dia, Aissatou. A sra. poderia explicar o que está fazendo?

Aissatou Koloba: Olá! Estamos fazendo óleo de neem. Para isso, usamos sementes de neem.

Apresentador: Por favor, explique como o óleo é feito.

Aissatou Koloba: Nós secamos sementes de neem na sombra por cerca de três semanas. Para evitar qualquer tipo de contaminação é importante não secar as sementes no sol, nem no chão. Nós as secamos sobre uma esteira e é por isso que levamos três semanas para conseguir sementes totalmente secas. Quando elas estão secas, nós as picamos em um almofariz para remover suas cascas antes de secá-las novamente. Depois da segunda secaem, nós moemos as sementes em um moinho, como um moinho de milho. Quando conseguimos o pó, nós adicionamos água e pressionamos a pasta para extrair o óleo que você vê agora.

Apresentador: (para os ouvintes) De fato, nós podemos ver mulheres prensando a pasta, enrolando e pressionando novamente com as mãos. À medida que elas pressionam a pasta, começam a aparecer gotas de óleo. (para Aissatou Koloba) Depois que vocês conseguem o óleo, como ele é usado?

Aissatou Koloba: Para produzir quinze litros de solução de óleo de neem, você coloca um litro de água em um recipiente, adiciona uma colher cheia de sabão picado e mistura vigosamente com as mãos até começar a formar espuma. Depois, você adiciona 50 mililitros de óleo de neem à mistura. Se você não tiver uma colher de medição que meça mililitros, pode adicionar cinco colheres de sopa de óleo de neem. Você agita de novo a mistura, adiciona 14 litros de água e a solução está pronta.

Apresentador: Que extensão a sra. pode tratar com quinze litros de óleo de neem?

Aissatou Koloba: Quinze litros podem tratar um hectare e meio de produção. Nós decidimos usar quinze litros porque os recipientes domésticos aqui normalmente são baldes de quinze litros.

Som de água sendo pulverizada

Aissatou Koloba: Depois de misturar com água, é importante usar o óleo de neem em até, no máximo, cinco horas. Você só pulveriza a mistura sobre o lado de cima e de baixo das folhas, os caules e o solo perto das plantas e em volta delas.

Apresentador: Qual é a época certa de pulverizar óleo de neem?

Aissatou Koloba: Como método preventivo, é melhor começar a pulverizar no dia seguinte ao da semeadura. Se você fizer iso, pode pulverizar de novo uma vez a cada três semanas. Se você começar a pulverizar mais tarde porque observou alguma coisa incomum na produção ou se suspeitar que as plantas estão sendo atacadas, você precisa usar a solução uma vez a cada dez dias.

Apresentador: Qual é a eficácia desse produto? A sra. poderia compartilhar a sua experiência?

Aissatou Koloba: Quando você começa a pulverizar no dia seguinte ao da semeadura, a solução é eficaz na proteção das plantas. No ano passado, eu não tive problemas como nos anos anteriores. Dois anos atrás, eu perdi quase toda a minha safra de repolho. Todas as folhas haviam sido comidas e algumas haviam secado. Isso aconteceu em apenas alguns dias. Eu fui para a casa da minha irmã por três dias porque ela havia perdido um parente e, quando voltei, eu não reconheci o meu campo. Mais da metade das plantas de repolho estava sendo atacada.

O único inconveniente do óleo de neem é que você precisa aplicá-lo do cultivo até a colheita. Nós aprendemos que neem não mata as pragas. Ele apenas as repele. Por isso, quando o ingrediente ativo termina de evaporar, as pragas voltam. É por isso que você precisa repetir a pulverização depois de algumas semanas.

Apresentador: Qual é o benefício do uso de óleo de neem? Por que a sra. escolheu óleo de neem em vez de folhas ou ramos mergulhados em água?

Aissatou Koloba: O óleo pode ser armazenado por mais tempo antes de ser misturado com água para preparar uma solução, por muitas semanas. Você precisa usar uma solução feita com ramos ou folhas em até oito horas.

Você pode também usar óleo de neem na sua vida diária. Você pode usar, por exemplo, óleo de neem para a agricultura, cuidados com recém-nascidos, assaduras ou para tratar o couro cabeludo das crianças quando elas têm micoses. Por isso, o óleo é mais útil para nós.

Apresentador: Agora que aprendemos as várias formas como o agricultor pode usar o neem, precisamos entender o que torna essa planta tão eficaz para o controle de pragas.

Vamos falar com a Sra. Carine Mala Poaka, professora e pesquisadora da Universidade de Maroua. Ela trabalha em alguns programas do Instituto de Pesquisa Agrícola para o Desenvolvimento, ou IRAD, que é parte do Ministério da Pesquisa Científica de Camarões.

Sra. Mala Poaka, o que a sra. pode nos dizer sobre o uso de várias soluções de neem para o controle de pragas?

Carine Mala Poaka: O uso de inseticidas feitos com neem é uma prática antiga, que é cada vez mais adotada pelos agricultores.

Apresentador: Os agricultores dizem que neem não mata as pragas, mas só as repele. Então é necessário pulverizar regularmente?

Carine Mala Poaka: Sim, neem contém um ingrediente ativo chamazo azadiractina. Essa substância não mata os insetos. Mas ela interfere com os seus hormônios e evita o seu desenvolvimento normal.

Apresentador: O sol altera a eficácia de neem? Soubemos que é recomendado secar as sementes de neem na sombra e não no sol.

Carine Mala Poaka: Em primeiro lugar, é importante coletar sementes quando elas estiverem bem maduras, preferencialmente quando estiverem amarelas. Nesse estágio, o seu teor de azadiractina é o mais alto. A azadiractina é muito sensível à luz do sol, que reduz o seu efeito. É por isso que você precisa secar as sementes na sombra.

Apresentador: Quais tipos de pragas são controladas pelo neem?

Carine Mala Poaka: Neem é eficaz contra uma ampla variedade de pragas, especialmente os insetos que se alimentam de folhas, como lagartas, gafanhotos e larvas, além de brocas do caule, brocas das vagens, pequenas moscas das frutas, centopeias, afídeos e pulgões.

O inseticida de neem é eficaz contra pragas que atacam, entre outras coisas, verduras, legumes, algodão, sementes como girassol e gergelim, safras irrigadas como milheto e sorgo, algumas espécies de palmeiras e até algumas pragas de grãos armazenados.

Apresentador: Qual é o impacto sobre a saúde humana e o meio ambiente?

Carine Mala Poaka: O inseticida de neem é totalmente biológico. Mesmo se algumas substâncias químicas forem adicionadas de vez em quando, ele é menos perigoso que os pesticidas químicos. Não há efeitos colaterais à saúde humana, nem ao meio ambiente. É bem ao contrário. De fato, ele apresenta muitos benefícios para a saúde humana (não há risco de envenenamento) e o meio ambiente, pois a massa de neem pode ser usada para melhorar o solo.

Por fim, eu diria que os inseticidas feitos com neem, independentemente do tipo de mistura ou do uso de sementes, casca, folhas ou raízes de neem, são eficazes para proteger plantas em crescimento e safras armazenadas.

O biopesticida feito com neem pode ser usado como precaução ou como remédio, pois ele evita que as pragas se alimentem de plantas tratadas, evita o desenvolvimento das larvas, repele as pragas e evita o seu crescimento.

Como ele não persiste por muito tempo no meio ambiente, recomenda-se que os agricultores apliquem a dose apropriada muitas vezes durante uma estação, a cada poucas semanas.

Apresentador: Caro ouvinte, chegamos ao final do nosso programa. Hoje falamos sobre biopesticidas preparados com várias partes da planta neem.

Nós aprendemos como preparar biopesticidas para controlar as pragas que invadem os campos. Os agricultores podem usar a casca e folhas de neem para preparar um líquido que é pulverizado sobre as plantas. Você pode também fazer óleo de neem com as sementes e diluir o óleo com água para pulverizar as plantas. O óleo de neem apresenta o benefício de durar mais tempo e ter muitos usos domésticos.

Você pode usar inseticida de neem para proteger as plantas contra ataques ou usá-lo quando as plantas já estiverem sendo atacadas. Lembre-se de que o inseticida de neem não mata as pragas; ele só as repele. Por isso, quando ele evapora, você precisa pulveizar de novo, em algumas semanas. Ele é seguro e eficaz contra ampla variedade de pragas.

Para mais informações sobre o preparo e o uso de inseticidas de neem, consulte o seu agente de extensão rural.

Obrigado pela audiência e esperamos que você tenha aprendido bastante. Até a próxima!


Créditos:

Contribuição de Anne Mireille Nzouankeu, Camarões.

Revisão: Carine Mala, Professora Assistente, Universidade de Maroua, Camarões.


Fontes de informação:

Entrevistas:

  • Mal Awal Birni, 22 de fevereiro de 2016.
  • Aissatou Koloba, 23 de fevereiro de 2016.
  • Carine Mala Poaka, 28 de março de 2016.

A Rádio Rural Internacional (Farm Radio International) é uma organização canadense sem fins lucrativos dedicada a apoiar emissoras de rádio em países em desenvolvimento para fortalecer comunidades rurais e a agricultura em escala.

Segundo a organização, o material da Rádio Rural Internacional pode ser copiado ou adaptado para distribuição gratuita ou a preço de custo, com crédito para a Rádio Rural Internacional e para as fontes originais.

Esta versão em português é um trabalho voluntário, independente da organização e oferecido gratuitamente para as emissoras de rádio dos países de língua portuguesa. O texto foi traduzido para o português do Brasil, mas pode ser adaptado com facilidade para o português falado em outras partes do mundo (para dúvidas sobre os termos empregados, utilize o formulário de contato em https://radioruralportugues.wordpress.com/creditos-e-contato/).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s