Verduras folhosas

Material produzido pela Rádio Rural Internacional em 1° de janeiro de 1985, como parte do pacote de informações n° 9.

Original em inglês disponível em: http://scripts.farmradio.fm/radio-resource-packs/package-9/green-leafy-vegetables/.


Observações para as emissoras:

  • Parte A: Verduras folhosas mantêm você saudável.
  • Parte B: verduras folhosas para olhos saudáveis.

Informações sobre este tema foram solicitadas por participantes da Rádio Rural Internacional em Bangladesh, Camarões, Congo, Fiji, Filipinas, Gâmbia, Gana, Guiana, Guiné, Índia, Libéria, Maláui, México, Nepal, Nigéria, Paquistão, Papua-Nova Guiné, Paraguai, Sri Lanka, Taiwan e Zâmbia.

Leia o roteiro antes de usar suas informações.

  1. O conteúdo deste roteiro refere-se à nutrição humana. Caso ele não seja relevante no contexto do seu trabalho, talvez você possa repassá-lo para alguém que possa utilizá-lo.
  2. Não deixe de adaptar as informações deste roteiro às condições locais das pessoas que você atende. Seria útil fornecer exemplos das verduras folhosas comuns na sua região.
  3. Para comunicar eficientemente as mensagens contidas neste roteiro, seria útil cooperar com qualquer clínica de saúde ou nutrição na sua região.
  4. Embora as informações deste roteiro estejam em português, elas deverão ser interpretadas no idioma local empregado na sua região, para que sejam compreendidas pelas pessoas a quem se destinam.

Observações adicionais:

Normalmente, as verduras folhosas somente são disponíveis durante a estação chuvosa ou quando os jardins podem ser irrigados. Devido à importância de comer verduras regularmente, entretanto, muitas pessoas as armazenam secando-as em secadores solares. Verduras folhosas secas podem ser usadas ao longo de toda a estação seca, cozidas em sopas, caldos ou de outras formas.

Gostaríamos também de receber informações sobre métodos simples que você conhece para preservar verduras folhosas e receitas para cozinhar verduras secas.


Roteiro:

Apresentador: Jan Tennant.

Nós aqui na rádio somos parte de uma rede mundial de informações que reúne dados sobre agricultura de países em desenvolvimento em todo o mundo. É a Rede de Rádios Agrícolas para Países em Desenvolvimento, financiada pela Agência Canadense para o Desenvolvimento Internacional, Massey-Ferguson e a Universidade de Guelph.

Com essa rede, trazemos para você informações sobre formas de ajudar as pessoas a manter-se saudáveis. Hoje, vamos falar sobre um tipo muito especial de alimento que muitas pessoas fortes e saudáveis comem todos os dias. Sou Jan Tennant.


Parte A – Verduras folhosas mantêm você saudável.

Tennant: Só porque uma pessoa come muito, isso não quer dizer que ela será saudável. Não. Para manter a saúde, precisamos comer os tipos certos de alimentos.

Vegetais de todos os tipos são bons para comermos. Eles nos mantêm fortes e saudáveis. Tomates, inhames, feijões, repolho, batatas, mandioca, outros vegetais – todos são bons para você.

Mas você sabia que as folhas verdes de muitos vegetais são alimentos muito especiais? As folhas verdes de algumas árvores também são boas. Quando nós as comemos, elas ajudam os nossos corpos a crescer fortes e nos mantêm saudáveis. Sim, elas nos deixam fortes e saudáveis e também nos dão energia.

A maioria das crianças que comem muitas verduras folhosas tem olhos bonitos, claros e saudáveis. Muitas crianças que não conseguem verduras suficientes para comer perdem a sua visão. Elas ficam cegas.

Por isso, se nós e os nossos filhos quisermos permanecer saudáveis e ter olhos saudáveis, precisamos comer muitas verduras folhosas e dá-las às nossas crianças – todos os dias, se pudermos.

Algumas pessoas cultivam vegetais com boas folhas verdes em jardins perto das suas casas. Algumas pessoas conhecem plantas silvestres com folhas verdes que são boas para comer.

É claro que nem todas as folhas verdes são boas para comer. Algumas são amargas e têm gosto ruim. Algumas até deixam você doente porque são venenosas. Mas as folhas verdes de muitas plantas são boas para comer.

Se você não sabe quais folhas verdes são alimentos bons e saudáveis, talvez os seus vizinhos saibam. Ou você poderá consultar um centro de saúde. Muitas pessoas mais idosas conhecem as plantas silvestres com folhas que são boas para comer.

Todos nós devemos conhecer algumas das verduras folhosas que são boas para comer e devemos comê-las com frequência – todos os dias, se pudermos.

Lembre-se de que as pessoas que comem muitas verduras folhosas são mais fortes e saudáveis. Elas também têm mais energia. As crianças que não comem verduras folhosas suficientes podem começar a ter problemas com os seus olhos. Elas podem não conseguir enxergar bem e poderão até ficar cegas.

Vegetais folhosos verdes são bons para você e sua família comerem. Coma-os todos os dias, se puder.

Para Agricultura, a Indústria Básica, sou Jan Tennant.


Parte B – Verduras folhosas para olhos saudáveis:

Tennant: Você sabia que as crianças que não comem quantidade suficiente do tipo certo de alimento podem facilmente ficar cegas?

Não muito tempo atrás, na ilha de Tarawa, no Pacífico Sul, muitas crianças estavam começando a ficar cegas. Elas estavam começando a ter problemas de visão no início da manhã e à noite, quando a luz não era forte. Este é um dos primeiros sinais de cegueira. É chamada de cegueira noturna.

Elas estavam ficando cegas porque não estavam comendo certos tipos de alimentos em quantidade suficiente. Essa vitamina especial também é chamada de “vitamina da visão”, porque as pessoas precisam dela para ter seus olhos saudáveis.

É importante saber quais tipos de alimentos têm a vitamina da visão porque, na verdade, você não pode ver essa vitamina, nem prová-la, nem sentir seu cheiro. A vitamina da visão está bem dentro do alimento – é parte dele.

Um tipo de alimento que contém muita vitamina da visão são as verduras folhosas. As verduras folhosas são boas para os olhos. As crianças que comem muitas verduras folhosas conseguem muita vitamina da visão. Essas crianças não têm problemas para enxergar com pouca luz.

Mas, como eu disse antes, na ilha de Tarawa, as crianças estavam começando a ficar cegas. A sua cegueira noturna foi o primeiro sinal de problema. Se elas não começassem logo a comer muita vitamina da visão, os seus olhos ficariam secos, danificados e elas ficariam completamente cegas – elas nunca mais enxergariam de novo.

Por sorte, algumas pessoas sabiam que os olhos dessas crianças ficariam bons de novos se elas comessem muitos alimentos que tivessem a vitamina da visão e havia uma árvore que crescia na ilha cujas folhas eram ricas nessa vitamina.

Por muitos dias, as folhas verdes dessa árvore foram dadas a essas crianças, misturadas com os outros alimentos e comidas. Isso forneceu muita vitamina especial da visão. E foi exatamente o que elas precisavam. Depois de dez dias, as crianças podiam enxergar normalmente outra vez. Elas comeram essas folhas especiais, mas, se tivessem comido verduras folhosas, elas também teriam conseguido enxergar normalmente outra vez.

Uma das melhores forma de manter os olhos das nossas crianças saudáveis é garantir que elas comam verduras folhosas com frequência – todos os dias, se possível.

Existem outros alimentos que também contêm a vitamina da visão. Dentre eles, existem as mangas, cenouras e outras frutas e legumes amarelos, além do óleo de palma, leite e ovos. Esses alimentos também são bons para os seus filhos. Verduras folhosas também são boas e podem ser cultivadas facilmente no quintal; e as folhas verdes de muitas plantas silvestres também são boas para comer e contêm a vitamina da visão.

Crianças e bebês amamentando conseguem muita vitamina da visão no leite materno. Quando eles deixam de ser amamentados e começam a comer alimentos sólidos, você precisa garantir que eles consigam vitamina da visão em quantidade suficiente. É aí que você deve começar a fornecer verduras folhosas.

Lembre-se: as crianças que não comem vitamina da visão em quantidade suficiente podem ficar cegas com rapidez.

Se uma criança tiver dificuldade de visão no escuro, ela provavelmente tem cegueira noturna.

A cegueira noturna é um aviso de que a criança precisa de alimentos que tenham a vitamina da visão – e muitos, agora mesmo! Se não comer logo, ela poderá rapidamente ficar cega e nunca mais conseguir enxergar.

Não deixe suas crianças ficarem cegas. Dê a elas muitas verduras folhosas.

Para Agricultura, a Indústria Básica, sou Jan Tennant.


Fontes de informação:

  1. Tropical Leaf Vegetables in Human Nutrition, de H. A. P. C. Oomen e G. J. H. Grubben, Communication 69, Departamento de Pesquisa Agrícola, Koninklijk Instituut voor de Tropen, Amsterdã, Países Baixos (1978).
  2. Série de fitas temáticas da BBC Hello Tomorrow, fita 25/84. Transcrições são disponíveis por meio de BBC Topical Tapes, P. O. Box 76, Bush House Strand, Londres, WC2B 4PH, Reino Unido.
  3. Good Food, Good Health, Good Eyes, transcrição (ilustrada) de filme da World Neighbors, e World Neighbors in Action: Green Leafy Plants, Volume 11, Número 4E. Estes são disponíveis por meio da World Neighbors, 5116 North Portland Avenue, Oklahoma City, Oklahoma 73112, Estados Unidos.
  4. Sunshine or Darkness, de Jim McDowell em UNICEF NEWS, edição 90/1976/4, disponível por meio da Unicef, Nações Unidas, Nova Iorque NY 10017, Estados Unidos.

A Rádio Rural Internacional (Farm Radio International) é uma organização canadense sem fins lucrativos dedicada a apoiar emissoras de rádio em países em desenvolvimento para fortalecer comunidades rurais e a agricultura em escala.

Segundo a organização, o material da Rádio Rural Internacional pode ser copiado ou adaptado para distribuição gratuita ou a preço de custo, com crédito para a Rádio Rural Internacional e para as fontes originais.

Esta versão em português é um trabalho voluntário, independente da organização e oferecido gratuitamente para as emissoras de rádio dos países de língua portuguesa. O texto foi traduzido para o português do Brasil, mas pode ser adaptado com facilidade para o português falado em outras partes do mundo (para dúvidas sobre os termos empregados, utilize o formulário de contato em https://radioruralportugues.wordpress.com/creditos-e-contato/).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s