Spots de rádio: proteja sua família e sua comunidade contra pesticidas e fertilizantes agrícolas

Material produzido pela Rádio Rural Internacional em 1° de maio de 2008, como parte do pacote de informações n° 83.

Original em inglês disponível em: http://scripts.farmradio.fm/radio-resource-packs/package-83/radio-spots-protect-your-health-and-the-community-from-agricultural-pesticides-and-fertilizers/.


Observações para as emissoras:

Às vezes, os agricultores usam pesticidas para controlar as pragas. Eles também empregam fertilizantes sintéticos para aumentar a produção da safra. Os tipos de pesticidas utilizados pelos agricultores incluem avicidas para aves pragas, inseticidas para insetos pragas, fungicidas para doenças das plantas, herbicidas para ervas e raticidas para pragas como ratos, camundongos e coelhos. Quando não são utilizados com cuidado, produtos químicos e fertilizantes são prejudiciais para a saúde humana e até mortais. Um recente relatório do Banco Mundial estima que cerca de 350.000 pessoas morrem todos os anos de envenenamento por pesticidas. Os spots de rádio a seguir ensinam aos agricultores como usar pesticidas e fertilizantes agrícolas com segurança.

Esses spots podem ser separados por interlúdios musicais e utilizados em conjunto, formando uma série. Ou eles podem ser utilizados isoladamente e apresentados em separado, em diferentes oportunidades durante o dia, semana ou mês.

Para mais informações sobre o uso seguro de pesticidas e fertilizantes, consulte as fontes de informação no final do roteiro. Você poderá querer descobrir se os agricultores da sua área de audiência sofreram acidentes com defensivos agrícolas. Ou você poderá perguntar a médicos e outros profissionais da saúde da sua comunidade se eles trataram de agricultores com sintomas de envenenamento com pesticidas e se eles têm conselhos específicos para os agricultores. Os defensivos agrícolas são muito perigosos se não forem utilizados com muito cuidado.


Roteiro:

Spot n° 1: É perigoso armazenar fertilizantes e alimentos no mesmo lugar.

Esta é a triste história de Ahungur. Ahungur guardava fertilizante em pó e sal na sua cozinha. Um dia, quando ela voltou da fazenda, cansada e esgotada, Ahungur cozinhou sopa para comer com pedaços de inhame para a família. Ela provou a sopa para saber se estava boa. Achando que ainda não estava boa, ela colocou mais sal para melhorar o sabor da sopa. Mas, por erro, Ahungur acrescentou ureia, o fertilizante em pó branco cristalino que ela havia colocado no mesmo canto da cozinha onde ela guardava o sal. Os familiares que comeram a sopa morreram, incluindo Ahungur. Foi um erro caro, que entristeceu toda a aldeia. Os defensivos agrícolas devem ser tratados com cuidado. Preste sempre atenção. É perigoso armazenar fertilizantes ou defensivos agrícolas na cozinha. Mantenha-os em um lugar fresco e escuro. A prevenção é melhor que a cura.


Spot n° 2: Tenha cuidado! Evite danos à saúde com pesticidas.

Tenha cuidado! Quase todos os pesticidas são tóxicos. Isso quer dizer que eles podem prejudicar ou matar seres humanos, animais domésticos e plantas, se não forem manuseados com cuidado. Lembre-se de que as plantas produtoras pulverizadas com pesticidas serão comidas pelas pessoas e pelos animais. Sempre leia os rótulos e use as doses de uso recomendadas para evitar efeitos colaterais sérios. Siga as instruções do rótulo, que vão contar quanto tempo você deve esperar entre a última aplicação de pesticida e a colheita, preservação e uso dos alimentos. Tenha cuidado com os fertilizantes e defensivos agrícolas! É a única forma de ter segurança.


Spot n° 3: Proteja a sua residência e a sua comunidade quando trabalhar com defensivos agrícolas.

Quando usar defensivos na sua fazenda, sempre use as roupas certas, incluindo luvas e um lenço sobre o nariz. Você pode usar defensivos agrícolas anos seguidos e nada acontecer a você. Mas as substâncias tóxicas, como os defensivos, podem acumular-se no corpo e afetar a sua saúde no futuro se eles não forem aplicados adequadamente. Mantenhas crianças e animais longe de pesticidas e outras substâncias. Crianças nunca devem aplicar pesticidas. Queime ou enterre recipientes vazios de forma que os restos não emitam mau odor nem envenenem crianças ou animais. Nunca armazene pesticidas em garrafas de água ou recipientes de alimentos. Não pulverize defensivos agrícolas a favor do vento. Durante a pulverização, cubra o seu nariz com um lenço e cubra sua mão com um pano de algodão, de forma a poder respirar livremente sem inalar as substâncias. Depois de usar defensivos, lave as suas mãos e o rosto antes de comer ou beber. Se você seguir essas instruções, pode evitar os riscos dos pesticidas.


Spot n° 4: Animais que tenham sido mortos por defensivos não devem ser comidos.

Terkaa: Mkav, ontem foi um dia bom na minha fazenda!

Mkav: O que aconteceu?

Terkaa: (feliz) Trinta galinhas d’Angola morreram de repente depois de atravessar minha plantação de amendoim.

Mkav: Como isso aconteceu?

Terkaa: Elas comeram as sementes de amendoim. Mas elas não sabiam que eu havia misturado as sementes com defensivos. Os defensivos mataram trinta delas.

Mkav: Foi uma lição para elas.

Terkaa: E muita carne para mim!

Mkav: O quê…?

Terkaa: Eu as cozinhei na hora. Elas agora estão secando na brasa.

Mkav: E para quê?

Terkaa: Elas vão se hospedar na minha barriga até virarem resíduos no banheiro de casa.

Mkav: Não faça isso! Você não ouviu o anúncio de saúde pública no rádio dizendo para não comermos animais mortos com defensivos? O defensivo que fica no tecido morto das aves pode envenenar você e até matar!

Terkaa: Sério?

Mkav: Você tem cachorro, Terkaa?

Terkaa: Sim… por quê?

Mkav: Os cães podem ser envenenados pela carne. Conte aos seus vizinhos que você misturou as sementes com defensivos. E, se os animais morrerem com os defensivos, enterre-os no chão.

Terkaa: (em voz baixa) A partir de agora, vou sempre enterrar os animais mortos com pesticidas.

Mkav: Isso mesmo! É mais seguro que eles não sejam comidos.


Spot n° 5: Proteja as fontes de água durante o uso de pesticidas.

Como agricultor, você provavelmente sabe que os pesticidas deixam resíduos indesejáveis que prejudicam o meio ambiente. Os pesticidas podem sair do solo e ser levados para lagos e rios, e deles para o oceano. Lá, eles podem envenenar peixes, siris, lagostas, camarões e outras criaturas aquáticas. Nunca deixe que os pesticidas, defensivos e fezes humanas atinjam fontes de água. Se você for cuidadoso, essas fontes de água ficarão sempre limpas.


Créditos:

Contribuição de Sachia Ngutsav, Rádio Benue, Nigéria.

Revisão: Dra. Girma Hailu, Consultora em Entomologia Agrícola.


Fontes de informação:

  • Falusi, A. O. e Adeleye, 1998, Agricultural Science for Schools and Colleges, Ibadan: Onibonoje Press.
  • Agishi, C. E., 2003, A Dictionary of Agriculture, Makurdi Agib Pub. Ltd., Organização Internacional do Trabalho, 1991: Safety and Health in the Use of Agrochemicals: A Guide.

A Rádio Rural Internacional (Farm Radio International) é uma organização canadense sem fins lucrativos dedicada a apoiar emissoras de rádio em países em desenvolvimento para fortalecer comunidades rurais e a agricultura em escala.

Segundo a organização, o material da Rádio Rural Internacional pode ser copiado ou adaptado para distribuição gratuita ou a preço de custo, com crédito para a Rádio Rural Internacional e para as fontes originais.

Esta versão em português é um trabalho voluntário, independente da organização e oferecido gratuitamente para as emissoras de rádio dos países de língua portuguesa. O texto foi traduzido para o português do Brasil, mas pode ser adaptado com facilidade para o português falado em outras partes do mundo (para dúvidas sobre os termos empregados, utilize o formulário de contato em https://radioruralportugues.wordpress.com/creditos-e-contato/).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s