Cuidado ao transportar bananas

Material produzido pela Rádio Rural Internacional em 1° de setembro de 1999, como parte do pacote de informações n° 53.

Original em inglês disponível em: http://scripts.farmradio.fm/radio-resource-packs/package-53-the-transition-to-sustainable-organic-agriculture/be-careful-when-you-transport-bananas/.


Roteiro:

Ninguém quer comprar bananas cortadas ou machucadas. Por isso, quando você produz bananas, o cuidado que você toma para embalar e transportar os cachos cortados é tão importante quanto o esforço dedicado para cultivar a fruta. É importante que as bananas cheguem ao comprador em boas condições. Se elas não chegarem bem, você pode perder os seus clientes! Aqui estão algumas informações úteis que Mariá Elena González Pellón, parceira da Rádio Rural Internacional em Cuba, tem para compartilhar sobre a embalagem e o transporte dessa fruta frágil.

Como Mariá e muitos de vocês sabem, as bananas precisam ser manipuladas com cuidado e adequadamente durante a colheita, embalagem e embarque. A casca é macia e se machuca com facilidade. Os machucados podem deixar pontos feios sobre a casca. E doenças podem entrar na fruta através da casca machucada. Mas as bananas podem ser transportadas por longas distâncias se forem manipuladas e embaladas com cuidado.

Quando as bananas estiverem prontas para a colheita, dedique-se a preparar o seu veículo. Faça isso antes de cortar os cachos. As bananas ficam marcadas quando tocam matéria dura. Para evitar a marcação, embale o fundo e os lados do caminhão ou vagão com um material mole, como folhas de banana, fitas de caules de bananeira verde ou espuma plástica. Não arraste nem atire os cachos. Você pode empilhar os cachos de banana em várias camadas, mas não deixe de colocar acolchoamento (uma camada de alguma coisa mole) entre cada camada. Você pode querer cortar as hastes dos cachos curtas para que elas não sejam aderidas a outros cachos. A carga deverá ser firme e apertada para que os cachos não se movam quando o caminhão estiver se movendo. Quando você terminar de carregar o vagão ou caminhão, cubra a carga com folhas de banana e amarre-a firmemente com corda. Tenha cuidado e dirija devagar quando transportar bananas em estradas ruins.

Também se lembre de que as bananas nunca deverão ser mantidas no sol após a colheita, ou elas amadurecerão com muita rapidez. Se não houver área com sombra, cubra-as com folhas de banana. Não as deixe em contato direto com o solo. A umidade do solo pode danificar a casca. Após o dano à casca, insetos e doenças podem entrar e estragar a fruta. Se você precisar colocar os cachos sobre o solo, coloque-os sobre folhas de banana.

Quando você descarregar os cachos do seu veículo, tenha cuidado para não arrastar nem atirá-los. Os cachos provavelmente serão levados para um centro de armazenagem, onde serão separados manualmente. As bananas serão lavadas para limpá-las e remover a seiva e são colocadas em seguida em caixas.

Mariá sabe que é necessário um pouco mais de tempo para embalar e transportar as bananas com cuidado. Mas o esforço adicional vale a pena, pois ele vai manter as suas frutas saudáveis para que elas cheguem ao comprador na melhor condição possível.


Créditos:

Contribuição de Mariá Elena González Pellón, Centro de Información Filial – IDICT, Academia de Ciências de Cienfuegos, Cuba. Traduzido do espanhol para o inglês por Olga Jerez.


Fontes de informação:

Banana Production in the South Pacific, 1980, págs. 35-36. South Pacific Commission, Noumea, Nova Caledônia.


A Rádio Rural Internacional (Farm Radio International) é uma organização canadense sem fins lucrativos dedicada a apoiar emissoras de rádio em países em desenvolvimento para fortalecer comunidades rurais e a agricultura em escala.

Segundo a organização, o material da Rádio Rural Internacional pode ser copiado ou adaptado para distribuição gratuita ou a preço de custo, com crédito para a Rádio Rural Internacional e para as fontes originais.

Esta versão em português é um trabalho voluntário, independente da organização e oferecido gratuitamente para as emissoras de rádio dos países de língua portuguesa. O texto foi traduzido para o português do Brasil, mas pode ser adaptado com facilidade para o português falado em outras partes do mundo (para dúvidas sobre os termos empregados, utilize o formulário de contato em https://radioruralportugues.wordpress.com/creditos-e-contato/).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s