Cogumelos à venda

Material produzido pela Rádio Rural Internacional em 1° de julho de 1993, como parte do pacote de informações n° 68.

Original em inglês disponível em: http://scripts.farmradio.fm/radio-resource-packs/package-68-celebrating-farmers-creativity-and-innovation/mushrooms-for-sale/.


Observações para as emissoras:

Os programas de rádio podem incentivar os agricultores a explorar novas ideias de negócios. Você poderá transmitir entrevistas ou histórias de agricultores locais que estão plantando novos produtos, cultivando plantas medicinais ou agregando valor a produtos agrícolas processando alimentos. Você poderá até produzir uma série especial de entrevistas com agricultores locais inovadores que estejam testando novas empreitadas.

O roteiro a seguir é adaptado de uma entrevista radiofônica transmitida pela parceira da Rádio Rural Internacional, a Rádio Classic FM, de Gana. Durante a entrevista, o convidado discute suas experiências com um novo negócio: o cultivo de cogumelos. O cultivo de cogumelos é um bom exemplo de prática agrícola com uso menos intensivo de capital que fornece uma renda extra. O roteiro pode ser adaptado para adequar-se melhor às necessidades dos seus ouvintes ou ser utilizado como se encontra. Alternativamente, você pode usá-lo como modelo para suas próprias entrevistas com agricultores locais.


Roteiro:

Personagens:

  • Kwabena Agyei: apresentador.
  • Owusu Bempa:diretor do Complexo de Cogumelos de Bempah.

Kwabena Agyei: Bem-vindo à nossa série sobre inovações agrícolas e histórias de sucesso. Nos nossos últimos programas, ficamos conhecendo experimentos com canteiros de teste, compartilhamento de inovações e um método aficano para colocar os nutrientes de volta no solo. O programa de hoje fala sobre a exploração de novas ideias para ganhar uma renda extra. Muitos agricultores estão desenvolvendo interesses em novas safras que fornecem lucros inesperados. Um exemplo dessas novas safras são os cogumelos. Para ajudar-nos a aprender um pouco sobre o cultivo de cogumelos, temos hoje conosco um convidado especial. O Sr. Bempa é o diretor do Complexo de Cogumelos de Bempa. Sr. Bempa, bem-vindo ao nosso programa!

Owusu Bempa: Obrigado. É um prazer estar aqui.

Kwabena Agyei: Sr. Bempa, talvez o sr. possa nos contar por quê começou a cultivar cogumelos.

Owusu Bempa: Claro que sim. Tudo começou há alguns anos, quando fui escolhido para comparecer a um seminário para jovens. O tema do seminário foi capacitar os jovens para que se tornassem autoconfiantes e aprendessem vocações. Aprendemos sobre todos os tipos de coisas, como costura e fabricação de sabão. Mas o que realmente me interessou foi o cultivo de cogumelos.

Kwabena Agyei: E o seu interesse cresceu até tornar-se um negócio.

Owusu Bempa: Sim. Eu comecei um pequeno projeto cultivando cogumelos na minha casa. E isso cresceu até tornar-se o Complexo de Cogumelos de Bempa.

Kwabena Agyei: Uau! Ele começou na sua casa e agora é um grande complexo. Isso é muito bom! Mas como o sr. conseguiu? Custa muito dinheiro? O que é preciso para começar?

Owusu Bempa: As coisas necessárias para cultivar cogumelos são baratas e fáceis de conseguir. Você precisa de serragem, água e lenha. Você também precisa de esporos de cogumelos. Os esporos são como sementes.

Kwabena Agyei: Bem, é fácil conseguir serragem, água e lenha. Mas onde eu conseguiria esporos de cogumelos?

Owusu Bempa: Para começar, você precisa comprar esporos. Mas, depois, você consegue os esporos com os cogumelos da sua fazenda.

Kwabena Agyei: É verdade. Agora, eu tenho serragem, água, lenha e esporos. O que eu faço com tudo isso?

Owusu Bempa: Bem, eu não vou detalhar tudo agora. Mas, para dar uma ideia, primero você mistura a serragem e a água e aquece a mistura no fogão. Quando a mistura atingir a textura certa, você a retira do fogão e deixa esfriar. Você então trata a serragem com os esporos e a coloca em um saco. Depois você espera.

Kwabena Agyei: Quanto tempo é preciso esperar até que os cogumelos estejam prontos?

Owusu Bempa: Você precisa esperar vários meses para que os cogumelos cresçam. Como eu disse, existem mais alguns detalhes que você precisa aprender, mas se os seus ouvintes tiverem interesse, sugiro que eles consigam mais informações com produtores experientes de cogumelos. Mas eu posso dizer que, quando eles estiverem prontos, você vai comer cogumelos por três ou quatro meses.

Kwabena Agyei: E as pessoas compram cogumelos?

Owusu Bempa: Sim! Algumas pessoas agora usam cogumelos como suplemento alimentar. Por isso, as vendas de cogumelos são fantásticas!

Kwabena Agyei: Então, o sr. está rico!

Owusu Bempa: Bem, na verdade, não, mas estou ganhando mais dinheiro que antigamente!

Kwabena Agyei: Bem, o nosso tempo acabou. Sr. Bempa, obrigado pelo seu tempo conosco. Até a próxima!

Owusu Bempa: Foi um prazer.

Intervalo musical (cinco segundos)

Kwabena Agyei: Você ouviu como o interesse pelos cogumelos cresceu até tornar-se um negócio lucrativo para o nosso convidado, o Sr. Bempa. Você tem uma ideia que poderia tornar-se um negócio? Se tiver, o que você precisaria fazer para isso acontecer? No nosso próximo programa, vamos falar com um agricultor que está fazendo experiências com outra iniciativa agrícola: (nome da nova iniciatva). Obrigado pela audiência.


Créditos:

Contribuição do parceiro da Rádio Rural Internacional, Kwabena Agyei, Diretor de Programas, Rádio Classic FM, P. O. Box 28, Techiman, Brong Ahafo, Gana.

Revisão: Chris Reij, Centro de Cooperação Internacional, Universidade de Vrije, Amsterdã, Países Baixos.


A Rádio Rural Internacional (Farm Radio International) é uma organização canadense sem fins lucrativos dedicada a apoiar emissoras de rádio em países em desenvolvimento para fortalecer comunidades rurais e a agricultura em escala.

Segundo a organização, o material da Rádio Rural Internacional pode ser copiado ou adaptado para distribuição gratuita ou a preço de custo, com crédito para a Rádio Rural Internacional e para as fontes originais.

Esta versão em português é um trabalho voluntário, independente da organização e oferecido gratuitamente para as emissoras de rádio dos países de língua portuguesa. O texto foi traduzido para o português do Brasil, mas pode ser adaptado com facilidade para o português falado em outras partes do mundo (para dúvidas sobre os termos empregados, utilize o formulário de contato em https://radioruralportugues.wordpress.com/creditos-e-contato/).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s