Árvores reduzem os danos causados pelas secas e cheias

Material produzido pela Rádio Rural Internacional em 1° de julho de 1993, como parte do pacote de informações n° 29.

Original em inglês disponível em: http://scripts.farmradio.fm/radio-resource-packs/package-29/trees-reduce-damage-from-droughts-and-floods/.


Observações para as emissoras:

Conteúdo: O desflorestamento contribui com as secas e as cheias. Você pode ajudar a reduzir os danos causados pelas secas e pelas cheias plantando e protegendo árvores e usando menos madeira para cozimento.


Roteiro:

As secas e as cheias são uma parte comum da vida de muitos agricultores. Você não pode evitar que esses desastres aconteçam. Mas você pode reduzir os danos que eles causam se plantar e proteger as árvores.

Em muitas partes do mundo, as árvores estão sendo cortadas mais rápido que são replantadas. As pessoas cortam as árvores para construir casas, para limpar a terra para a agricultura, para queima como combustível de aquecimento e cozimento ou para venda.

Mas as árvores vivas fornecem sombra e ajudam a moderar a temperatura. Elas ajudam a manter o ar limpo. E elas protegem a terra retendo a água da chuva no solo, de forma a reduzir a evaporação de água pela ação do sol. As suas raízes também retêm o solo.

As árvores reduzem o danos causados pelas secas e pelas cheias. Embora a seca seja um desastre natural, ela pode ser provocada e piorada pelo desflorestamento. Se não houver árvores suficientes em volta, as chuvas também pioram.

Durante a seca, o clima fica muito seco. Ocorrem mais tempestades de areia e vento, as fontes de água secam e as plantas do deserto crescem. Esses sinais preocupantes de seca são familiares para os agricultores em muitas partes do mundo.

Como há muito pouca água, as plantas e as gramas morrem. Os animais que normalmente comem essas plantas e gramas precisam começar a comer parte dos arbustos e árvores restantes. Enquanto isso, as pessoas continuam cortando árvores para conseguir o combustível de que precisam para cozimento.

Sem árvores e arbustos, não há nada que retenha o solo. Não existe nada para proteger o solo contra o sol quente e a água do solo seca rapidamente. O vento leva embora o solo seco e poeirento. A seca fica pior.

Já durante as cheias, existe água demais. Mas os danos causados pelas cheias também são piores se não houver árvores suficientes. Durante uma cheia, as árvores absorvem parte da água e reduzem a velocidade do escoamento da chuva. As suas raízes abrem o solo e permitem a infiltração da água, em vez da sua movimentação ao longo da superfície. Se a maior parte das árvores for cortada ou se os animais as houverem destruído pela pastagem excessiva, nada vai cobrir o solo. Sem as árvores, nada reduz a velocidade de uma cheia.

Assim, as cheias e as secas não são causadas apenas pelo excesso ou pela falta de chuva. A falta de árvores também contribui para as secas e cheias. O problema é que existem muitas boas razões para o uso das árvores. As pessoas precisam da sua madeira para cozimento e aquecimento. Os animais precisam delas para alimento. Como é possível proteger as árvores e ainda usá-las como combustível e para alimentação dos animais?

Proteja as árvores:

A primeira coisa que você pode fazer para proteger as árvores é manter os seus animais isolados, especialmente aos primeiros sinais de seca. Dê você mesmo alimento e água para os animais. Assim, eles não vão danificar as plantas.

Use menos lenha:

As árvores também são cortadas e usadas como combustível. O que você pode fazer quando precisar de combustível, mas não quiser cortar árvores? Uma solução é usar briquetes como combustível. Você pode fabricar um briquete combinando duas partes de pó de carvão, duas partes de galhos picados e uma parte de esterco seco. Pressione a mistura em um feixe pequeno. Nenhum desses materiais queima bem isoladamente, mas, quando são misturados, eles queimam quase tão bem quanto carvão. Em muitos lugares, as pessoas fazem fogos de cozimento em fornos de argila. Mas alguns fornos de argila são mais eficientes que outros. Isso quer dizer que alguns queimam menos combustível para produzir a mesma quantidade de calor. Usar um forno que queime menos combustível também economiza árvores.

Existem outras formas de reduzir a quantidade de madeira de que você precisa para cozimento. Você pode ter certeza de que a sua madeira é seca. Quebre-a em pedaços finos e longos e elas queimarão liberando mais calor. Não coloque muita madeira no forno de uma vez, mas sim adicione um pedaço de cada vez. O seu forno vai cozinhar melhor e produzir menos fumaça. Também cuide do seu fogo para que ele não queime sem necessidade. Coloque tampas nas suas panelas para preservar o calor. E, se você cozinhar a sua comida em fogo brando, ela vai cozinhar quase com a mesma rapidez do fogo alto, mas consumindo menos combustível.

Sempre cozinhe longe do vento. E, quando você terminar, é uma boa ideia retirar os pedaços de madeira parcialmente queimados do forno e guardá-los para a próxima vez. Você pode também usar o calor restante do seu forno, depois que o combustível parar de queimar, para começar o cozimento da refeição seguinte ou preparar um chá.

Por fim, se você puder compartilhar um fogo para cozinhar com várias famílias, você vai economizar ainda mais árvores.

Plante árvores:

Plantar novas árvores é outra forma de resolver o problema e ajudar a reduzir os danos com as secas e as cheias. As árvores não apenas vão proteger a terra, mas podem também fornecer alimento em tempos de seca. Isso acontece porque as suas raízes crescem fundo no solo e conseguem água mesmo quando não houver muita chuva. Por isso, elas podem sobreviver mesmo quando outras plantas estão morrendo.

Muitos tipos de árvores podem fornecer alimento e proteger a terra. Alguns exemplos são o coco, fruta-pão, amêndoas, neem, pândano, goiaba e manga. Algumas árvores, como o baobá e o tamarindo, são especialmente resistentes e podem sobreviver em condições muito secas.

Normalmente, são necessários vários anos para que as árvores produzam frutos. Por isso, plantar árvores significa planejar para o futuro. As árvores que você plantar agora vão ajudar a proteger a terra contra secas e cheias e fornecer alimentos nos próximos anos.

Plantar árvores não precisa ser o trabalho de apenas uma pessoa. Você pode envolver todos os seus vizinhos! Cultive árvores em terrenos baldios da aldeia ou ao lado de rios e estradas. Quanto mais árvores, mais proteção você terá contra cheias e secas.


Créditos:

Este roteiro foi produzido como parte de um projeto de pesquisa sobre prontidão e mitigação de desastres financiado pelo Fundo de Reconstrução e Reabilitação do Conselho Canadense de Cooperação Internacional. Ele foi preparado por Irene Jaakson, estudante do Instituto Politécnico de Ryerson, em Toronto. Ele também inclui informações de Save Our Trees, publicação preparada e enviada para a Rádio Rural Internacional pelo participante Zubaida Khalid, do Paquistão.


Fontes de informação:

  • Firewood shortage in the Third World, em AT Source, Volume 17, n° 1. Publicado pela AGROMISA, Postbus 41, 6700 Wageningen, HOLANDA.
  • African Farming and Food Processing, setembro/outubro de 1989. Publicado pela Alain Charles Publishing Ltd., 27 Wilfred Street, Londres SW1E 6PR, INGLATERRA.
  • Harvest, Volume 4, n° 3. D. A. L., P.O. Box 417, Konedobu, PAPUA-NOVA GUINÉ.
  • Disasters and Development: A Training Module. Impresso por U.S. Peace Corps, março de 1984. Peace Corps Information Collection and Exchange, Office of Training and Program Support, 806 Connecticut Avenue, N.W. Washington DC 20526, ESTADOS UNIDOS.
  • Save Our Trees: A Guide to Saving Energy. Publicado pelo Projeto de Economia de Energia Doméstica, 31 C Circular Road, P.O. Box 896, University Town, Peshawar, PAQUISTÃO.

A Rádio Rural Internacional (Farm Radio International) é uma organização canadense sem fins lucrativos dedicada a apoiar emissoras de rádio em países em desenvolvimento para fortalecer comunidades rurais e a agricultura em escala.

Segundo a organização, o material da Rádio Rural Internacional pode ser copiado ou adaptado para distribuição gratuita ou a preço de custo, com crédito para a Rádio Rural Internacional e para as fontes originais.

Esta versão em português é um trabalho voluntário, independente da organização e oferecido gratuitamente para as emissoras de rádio dos países de língua portuguesa. O texto foi traduzido para o português do Brasil, mas pode ser adaptado com facilidade para o português falado em outras partes do mundo (para dúvidas sobre os termos empregados, utilize o formulário de contato em https://radioruralportugues.wordpress.com/creditos-e-contato/).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s