Observações sobre controle natural de pragas e sementes de cebola

Material produzido pela Rádio Rural Internacional em 1° de abril de 1994, como parte do pacote de informações n° 32.

Original em inglês disponível em: http://scripts.farmradio.fm/radio-resource-packs/package-32/participant-notes-on-natural-pest-control-onion-seed/.


Roteiro:

Os participantes da Rádio Rural Internacional relataram que as técnicas a seguir funcionam bem. Embora esses artigos tenham sido editados, eles não foram verificados pela Rádio Rural Internacional.


Controle natural de pragas

Por Virgilio Quitorio – Radialista, Fundação de Comunicação Agrícola da Diocese de Borongan, Rádio DYVW AM, Borongan, Filipinas.

Existem formas naturais de controle de insetos dos jardins e dos quintais que não recorrem a venenos e produtos químicos perigosos. Os fabricantes querem que nós acreditemos que as pragas somente podem ser controladas utilizando suas pulverizações venenosas, mas não precisa ser assim, como qualquer jardineiro orgânico pode comprovar.

Você pode controlar e repelir insetos daninhos com uma série de repelentes e intoxicantes domésticos, além do uso de insetos predadores, pássaros, outras aves, répteis e pequenos animais.

Você pode usar, por exemplo, o plantio conjunto. A ideia é dispor as plantas de forma alternada. Por exemplo, se você tiver melões e pepinos no quintal e os besouros fazem banquetes com eles, tente redispor as fileiras de plantio plantando rabanetes entre o melão e o pepino. Os besouros simplesmente não conseguem digerir os rabanetes. Já a borboleta do repolho tem repulsa a tomates, então provavelmente você poderá plantar tomates no seu quintal.

Uma boa pulverização natural é uma mistura de duas xícaras de farinha, 4,5 kg de soro de leite e 9,5 litros de água. A mistura é um ótimo repelente de ácaros. O leite, líquido ou em pó, pode também controlar vírus do tomate nas estufas.

A forma mais fácil de livrar-se de lesmas e caracóis é embebedá-los. Lesmas e caracóis adoram cerveja. Se você enterrar alguns pires nivelados no solo e enchê-los com cerveja à noite, vai encontrar esses mesmos pires cheios de lesmas e caracóis afogados no dia seguinte.

Alguns insetos são verdadeiros amigos e aliados. O louva-a-deus, por exemplo, aprecia piolhos, moscas e gafanhotos. Já as joaninhas alimentam-se constantemente de cochonilhas, ovos e larvas de insetos daninhos, moscas brancas e ácaros.

Alguns animais podem também ser “caçadores de insetos”. Patos, gansos, galinhas, sapos, pássaros e outros amigos pequenos de penas, escamas e pelos podem patrulhar constantemente o jardim se os deixarmos.


Produza sua própria semente de cebola

Por Agnes Anim – Organizadora de Economia Doméstica, Serviços Educacionais do Distrito de Fanteakwa, Begoro, Gana

Muitos produtores de vegetais compram sementes de cebola caras para os seus jardins. Você pode produzir suas próprias sementes originais com este método simples.

Etapa 1: Escolha um bulbo de cebola de bom tamanho e livre de doenças.

Etapa 2: Corte o bulbo pelo meio horizontalmente. Deixe a metade inferior no ar livre por cerca de duas horas para secar a superfície e evitar o ataque de fungos e a deterioração.

Etapa 3: Prepare uma sementeira em canteiro ou caixa. Plante a parte da raiz inferior da cebola no solo. Deixe pelo menos um milímetro da cebola à mostra, acima da superfície do solo. Regue de vez em quando. O meio bulbo vai começar a crescer em diversas plantas depois de uma semana. Arranque as plantas após três ou quatro semanas e separe em plantas individuais com uma faca, depois plante conforme as recomendações para cebolas.

As sementes obtidas dessas plantas são originais. Lembre-se de que as metades superiores podem ser usadas na cozinha, pois as raízes não crescem nelas. Produza suas próprias sementes de cebola e economize dinheiro para outras sementes.


A Rádio Rural Internacional (Farm Radio International) é uma organização canadense sem fins lucrativos dedicada a apoiar emissoras de rádio em países em desenvolvimento para fortalecer comunidades rurais e a agricultura em escala.

Segundo a organização, o material da Rádio Rural Internacional pode ser copiado ou adaptado para distribuição gratuita ou a preço de custo, com crédito para a Rádio Rural Internacional e para as fontes originais.

Esta versão em português é um trabalho voluntário, independente da organização e oferecido gratuitamente para as emissoras de rádio dos países de língua portuguesa. O texto foi traduzido para o português do Brasil, mas pode ser adaptado com facilidade para o português falado em outras partes do mundo (para dúvidas sobre os termos empregados, utilize o formulário de contato em https://radioruralportugues.wordpress.com/creditos-e-contato/).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s