Colete toda a chuva que cai sobre o seu telhado

Material produzido pela Rádio Rural Internacional em 1° de julho de 1993, como parte do pacote de informações n° 29.

Original em inglês disponível em: http://scripts.farmradio.fm/radio-resource-packs/package-29/catch-all-the-rain-that-falls-on-your-roof/.


Observações para as emissoras:

Conteúdo:  Use calhas para coletar a chuva que cai sobre o seu telhado.  Você pode então usar a maior parte da água para irrigar a sua produção.


Roteiro:

Você sabia que o seu telhado pode recolher muita água para você? As primeiras chuvas da estação podem ser tudo o que a sua região consegue no ano inteiro. Mas, se você coletar toda a chuva que cai sobre o seu telhado, você terá água para os seus campos e jardins e para a sua casa ao longo da estação.

Há anos, muitas pessoas em Botsuana e algumas no Zimbábue vêm capturando água dos seus telhados. O seu telhado pode coletar uma enorme quantidade de água, mesmo durante chuvas leves. Não importa se o seu telhado é de palha, de cimento e sisal, de telhas de argila ou de metal. A única diferença é que a água coletada da palha muitas vezes tem coloração diferente e normalmente é contaminada. Por iso, não use a água coletada de telhados de palha para beber. Use apenas para regar as plantas. Telhados de argila ou de metal fornecem água mais limpa.

É fácil coletar água do seu telhado. Coloque um recipiente embaixo do telhado para coletar a água da chuva. Agora você precisará de uma calha para dirigir a água para o recipiente.

As pessoas em Botsuana descobriram formas simples de fazer calhas com folhas metálicas, varas de bambu ou madeira. Aqui está como você pode fazer calhas eficientes para a água da chvua.

Se você estiver usando uma folha metálica, corte a folha em retângulos finos e longos. Dobre a folha de metal retangular ao longo do seu comprimento para formar uma calha. Se você usar bambu, divida as varas de bambu em duas metades e remova as partições. Sem as partições, as varas de bambu formam bons canais para a água. Se você usar um pedaço de madeira, escave-o ao longo do comprimento. Ou fixe duas placas de madeira juntas no comprimento, em forma de “V”. A água fluirá ao longo desse sulco. Aplique alcatrão ou cera à junção, para que a água não se perca através dela.

Use fios ou cordas para amarrar as calhas ao beiral ou às extremidades do seu telhado. Coloque as calhas inclinadas, para que a água flua de uma calha para a seguinte. Novamente, use cera ou alcatrão nas junções entre as calhas para reduzir a perda de água. Use alguns postes para sustentar as calhas. Você vai precisar de postes mais fortes ou de mais postes, especialmente quando caírem chuvas fortes.

A chuva que cai sobre o telhado será coletada nas calhas. Ela vai fluir das calhas para o recipiente que você colocou sob o teto. Use alguns postes para sustentar as calhas.

Você pode instalar um cano para canalizar a água do ponto mais baixo da calha para o recipiente de armazenagem. Como talvez você já esteja fazendo, é possível usar uma banheira plástica, uma banheira velha ou um tambor de petróleo grande e bem limpo para armazenar a água.

Se crescerem algas no recipiente de armazenagem, não se preocupe. As algas não vão prejudicar as suas plantas. Cubra o seu coletor de água de chuva para evitar a evaporação e a contaminação e para impedir que os mosquitos se reproduzam ali.

Em vez de armazenar a água em recipientes para uso futuro, você pode dirigir a água da chuva coletada do teto para um fosso em volta do qual as plantas estejam crescendo. Coloque algumas pedras pequenas, composto ou outro tipo de adubação verde no fosso. As pedras vão deixar que a água da chuva infiltre-se lentamente no solo. O adubo verde agirá como esponja para absorver toda a água e fornecê-la às plantas em volta do fosso.

Coletando água da chuva do seu teto, você pode usar ao máximo toda a chuva que cair.


Créditos:

Este roteiro foi produzido como parte de um projeto de pesquisa sobre prontidão e mitigação de desastres financiado pelo Fundo de Reconstrução e Reabilitação do Conselho Canadense de Cooperação Internacional.  Ele foi escrito por Livai Matarirano, coordenador da Rádio Rural Internacional no sul e leste da África, em Harare, no Zimbábue.


Fontes de informação:

  • Fight the spectre of hunger, Agrimissio Notes and Comments, janeiro de 1985, publicado pela Agrimissio, P. O. Box 10.250, 00144 Roma, Itália.
  • Rain catchment and water supply in rural Africa: a manual, de Erik Nissen‑Petersen. Publicado pela Hodder e Stoughton, Londres, Inglaterra.
  • Food Gardens Foundation, P. O. Box 41250, Craighall, 2024 Joanesburgo, África do Sul.
  • Rainwater catchment systems in Botswana: present, past and future, de John Gould em Waterlines, Vol. 2, n° 4, abril de 1984.
  • Rainwater Harvesting, de A. Pacey. Publicado pela Intermediate Technology Publications, 1986, 103‑105 Southampton Row, Londres WC1B 4HH, Inglaterra.
  • Rainwater Harvesting, de P Stern, em Waterlines, Vol. 1, n° 1, julho de 1982.
  • Rain and Stormwater Harvesting in Rural Areas, publicado pelo Programa Ambiental das Nações Unidas, 1983.
  • Permaculture: A Designer’s Manual, de B. Mollison. Publicado pela Tagari Publications, 1988, P. O. Box 1, Tyalgum, N.S.W., Austrália.

A Rádio Rural Internacional (Farm Radio International) é uma organização canadense sem fins lucrativos dedicada a apoiar emissoras de rádio em países em desenvolvimento para fortalecer comunidades rurais e a agricultura em escala.

Segundo a organização, o material da Rádio Rural Internacional pode ser copiado ou adaptado para distribuição gratuita ou a preço de custo, com crédito para a Rádio Rural Internacional e para as fontes originais.

Esta versão em português é um trabalho voluntário, independente da organização e oferecido gratuitamente para as emissoras de rádio dos países de língua portuguesa. O texto foi traduzido para o português do Brasil, mas pode ser adaptado com facilidade para o português falado em outras partes do mundo (para dúvidas sobre os termos empregados, utilize o formulário de contato em https://radioruralportugues.wordpress.com/creditos-e-contato/).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s