Use pimenta para proteger os grãos armazenados

Material produzido pela Rádio Rural Internacional em 1° de abril de 1998, como parte do pacote de informações n° 48.

Original em inglês disponível em: http://scripts.farmradio.fm/radio-resource-packs/package-48/use-hot-peppers-to-protect-stored-grain/.


Roteiro:

Aqui está uma forma fácil de proteger grãos armazenados contra insetos como gorgulhos. Este método é popular junto aos agricultores do Estado de Bendel, no norte da Nigéria.

Após a colheita dos seus grãos, seque completamente. Os grãos deverão ser suficientemente secos para que, quando você os morder, eles façam um som agudo quando quebrarem. Se eles não fizerem esse som, deixe-os secar por mais tempo. É muito importante que eles fiquem completamente secos antes da armazenagem.

Se eles não estiverem secos, vão estragar na armazenagem.

Quando os grãos estiverem secos, coloque-os em um recipiente de argila. Adicione um punhado de pimentas moídas. Misture completamente as sementes e pimentas moídas. Vede em seguida a boca da jarra com barro.

Verifique se o barro é suficientemente espesso para impedir a entrada de ar no jarro; o jarro deve ficar completamente hermético quando o barro secar. Isso é muito importante. Se o jarro não for hermético, os insetos podem entrar.

Gorgulhos e outros insetos serão afastados pelo cheiro da pimenta e não vão atacar os seus grãos armazenados. Usar pimentas manterá os gorgulhos afastados por até seis meses. As sementes não são prejudicadas de nenhuma forma ao serem armazenadas com pimentas. Quando você precisar delas, pode plantar suas sementes ou cozinhá-las e comê-las sem processamento adicional.


Créditos:

Este roteiro foi escrito por Peter B. Afekoro, Especialista, Ministério da Agricultura e dos Recursos Naturais, Warri, Estado do Delta, Nigéria.

Obs.: existem outros materiais que são comumente empregados para proteger grãos armazenados. Alguns exemplos são cinza de madeira, neem (Azadirachta indica), pimenta doce (Acorus calamus) e eucalipto (Eucalyptus spp). Às vezes, só a armazenagem hermética é eficaz. Os agricultores deverão ser incentivados a fazer sua própria pesquisa e determinar quais métodos são mais eficazes para eles.


Fontes de informação:

As publicações a seguir contêm informações sobre a proteção de grãos armazenados:

  • Natural pest and disease control, Henry Elwell e Anita Maas, 1995. Natural Farming Network, P. O. Box 301, Causeway, Harare, Zimbábue.
  • Storage, Food Cycle Technology Source Book n° 8, 1993. Fundo das Nações Unidas para o Desenvolvimento das Mulheres (UNIFEM), 304 East 45th Street, Nova Iorque NY 10017, Estados Unidos.
  • A review of plant materials used for controlling insect pests of stored products, M. J. Dales, NRI Bulletin 65, 1996. Natural Resources Institute, Central Avenue, Chatham Maritime, Kent, ME4 4TB, Reino Unido.
  • Potential for using indigenous plant-derived products as protectants against insect pests of stored grain on small farms in Africa, Tierto Niber Baba, 1994. Departmento de Zoologia Aplicada, PL27, FIN-00014, Universidade de Helsinque, Finlândia.

A Rádio Rural Internacional (Farm Radio International) é uma organização canadense sem fins lucrativos dedicada a apoiar emissoras de rádio em países em desenvolvimento para fortalecer comunidades rurais e a agricultura em escala.

Segundo a organização, o material da Rádio Rural Internacional pode ser copiado ou adaptado para distribuição gratuita ou a preço de custo, com crédito para a Rádio Rural Internacional e para as fontes originais.

Esta versão em português é um trabalho voluntário, independente da organização e oferecido gratuitamente para as emissoras de rádio dos países de língua portuguesa. O texto foi traduzido para o português do Brasil, mas pode ser adaptado com facilidade para o português falado em outras partes do mundo (para dúvidas sobre os termos empregados, utilize o formulário de contato em https://radioruralportugues.wordpress.com/creditos-e-contato/).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s