As mulheres conhecem o mundo à sua volta

Material produzido pela Rádio Rural Internacional em 1° de dezembro de 1992, como parte do pacote de informações n° 27.

Original em inglês disponível em: http://scripts.farmradio.fm/radio-resource-packs/package-27/women-know-the-world-around-them/.


Observações para as emissoras:

Conteúdo:  Ao longo dos anos, as mulheres aprenderam muito sobre a terra, as plantas e os animais dos lugares onde elas vivem com suas mães e avós.  O conhecimento delas é extremamente importante para os pequenos agricultores, mas às vezes é ignorado.  Reconhecendo e apoiando o conhecimento das mulheres, podemos aprender novas formas de cuidar da terra.


Roteiro:

Você lembra como a sua mãe costumava saber qual tipo de chá fazer quando você estava doente? Ou como ela sempre sabia onde encontrar o melhor solo para o plantio? É possível que a sua mãe soubesse muito mais coisas que ajudavam sua família a manter-se saudável e bem alimentada. De fato, muitas mulheres em todo o mundo sabem mais sobre suas famílias e seu ambiente local que qualquer outra pessoa! Vou apresentar a você uma dessas mulheres: Mama Nekesa.

Mama Nekesa é agricultora no oeste do Quênia. Mesmo quando as chuvas não caem, a família dela nunca passa fome. Mama Nekesa conhece muitas formas de fornecer alimentos à sua família o ano inteiro.

Mama Nekesa observa cuidadosamente os sinais de chuva. Ela cava os seus campos cedo para que estejam prontos para o plantio assim que as chuvas começarem. Em vez de plantar em fileiras, ela espalha suas sementes de sorgo, milho, milheto e feijão. Com isso, Mama Nekesa pode trabalhar mais rápido e plantar todos os seus campos nas duas primeiras semanas de chuva. As plantas crescem bem porque elas recebem chuva suficiente.

Mama Nekesa intercala o plantio de feijão e milho. O feijão selecionado por Mama Nekesa pode ser colhido e comido antes do milho ficar pronto para a colheita.

Depois que Mama Nekesa colhe o seu feijão, ela o armazena em sacos limpos. Para cada dez quilos de feijão, ela mistura um punhado grande de cinza do fogo. Todos os dias, ela agita o saco de feijão. A cinza protege o feijão dos insetos. Agitando o saco, Mama Nekesa evita que o feijão se estrague e o protege dos gorgulhos.

Mama Nekesa embebe o feijão por uma noite e o lava antes de ser cozido. Isso diminui o tempo necessário para cozinhar o feijão, de forma que ela não precisa de tanta lenha. Isso também facilita a digestão do feijão.

Mama Nekesa serve feijão com mandioca. Mandioca é uma planta de raízes profundas que cresce bem, mesmo em solo fraco. Quando Mama Nekesa encontra erva striga nos seus campos, ela sabe que a fertilidade do solo é baixa. Ela planta mandioca nesse campo. Quando Mama Nekesa colhe a mandioca, ela substitui cada tubérculo de mandioca por um corte da planta de mandioca. Tubérculos de mandioca podem ser armazenados no solo por até dois anos. Isso significa que existe pelo menos uma fonte de alimento para a sua família ao longo de todo o ano.

Mama Nekesa também cultiva batata doce e feijão fradinho. Ela explica que o feijão fradinho é uma boa safra para plantio. As folhas do feijão fradinho podem ser colhidas, fervidas e comidas como verdura; os feijões podem ser colhidos e armazenados; e o solo onde cresce o feijão fradinho pode ser melhorado enterrando-se a planta no solo, em vez de removê-la depois da colheita. O solo é bom para cultivar batata doce porque ele é solto e fértil.

As verduras são uma parte importante da alimentação da família de Mama Nekesa. Com a ajuda dos seus filhos mais velhos, Mama Nekesa mantém um jardim de verduras e legumes ao lado de casa. A chuva ou o orvalho do teto da sua casa corre para o jardim e ajuda no crescimento das plantas. Mama Nekesa ensina os seus filhos a plantar tomates, pimentas, cebolas e couve. Ela protege o jardim contra o animais rodeando-o com arame farpado.

No ano passado, Mama Nekesa ensinou seus filhos a plantar pés de banana e mamão em um fosso coletor de água. Logo a família terá também frutas frescas para comer!


Créditos:

Este roteiro foi escrito por Helen e Hannington Odame.  Ele é baseado nas pesquisas de Helen em Siaya, no Quênia, e na experiência de Hannington como agente de extensão rural no Quênia.


A Rádio Rural Internacional (Farm Radio International) é uma organização canadense sem fins lucrativos dedicada a apoiar emissoras de rádio em países em desenvolvimento para fortalecer comunidades rurais e a agricultura em escala.

Segundo a organização, o material da Rádio Rural Internacional pode ser copiado ou adaptado para distribuição gratuita ou a preço de custo, com crédito para a Rádio Rural Internacional e para as fontes originais.

Esta versão em português é um trabalho voluntário, independente da organização e oferecido gratuitamente para as emissoras de rádio dos países de língua portuguesa. O texto foi traduzido para o português do Brasil, mas pode ser adaptado com facilidade para o português falado em outras partes do mundo (para dúvidas sobre os termos empregados, utilize o formulário de contato em https://radioruralportugues.wordpress.com/creditos-e-contato/).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s