Mães que comem bem têm bebês saudáveis (parte 2)

Material produzido pela Rádio Rural Internacional em 1° de julho de 1985, como parte do pacote de informações n° 10.

Original em inglês disponível em: http://scripts.farmradio.fm/radio-resource-packs/package-10/mothers-who-eat-good-food-will-have-healthy-babies-part-2-good-for-mothers-who-are-breast-feeding-2/.


Bons alimentos para as mães que estão amamentando

Observações para as emissoras:

Participantes da Rádio Rural Internacional em Bangladesh, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Filipinas, Gana, Guiné-Bissau, Índia, Paraguai, Quênia, Suazilândia e Taiwan solicitaram informações sobre este tema.

Apresentador: Jan Tennant.

Observações:

Leia o roteiro antes de usar suas informações.

  1. O conteúdo deste roteiro refere-se à nutrição humana. Caso ele não seja relevante no contexto do seu trabalho, talvez você possa repassá-lo para alguém que possa utilizá-lo.
  2. As informações da Rádio Rural Internacional não se destinam, de nenhuma forma, a ser ofensivas para as pessoas do campo, nem a promover ideias ou práticas que se oponham diretamente a qualquer valor cultural. Você conhece bem essas práticas e costumes culturais da sua região. Tenha isso em mente ao preparar-se para usar as informações da Rádio Rural Internacional.
  3. Não deixe de adaptar as informações deste roteiro às condições locais das pessoas que você atende. Seria útil indicar alimentos apropriados e disponíveis na sua região.
  4. Embora as informações deste roteiro estejam em português, elas deverão ser interpretadas no idioma local empregado na sua região, para que sejam compreendidas pelas pessoas a quem se destinam.
  5. Neste roteiro, referimo-nos ao bebê, por simplicidade, como um menino, usando o pronome “ele”. Naturalmente, comer bem é igualmente importante para as mães de meninas.
  6. Este roteiro é o segundo de uma série de dois programas sobre alimentos para mães e para bebês. Use as informações dos roteiros na sequência correta.

Roteiro:

Sempre trazemos para você informações sobre formas de ajudar as pessoas a manter-se saudáveis. Hoje, vamos falar sobre os tipos de alimentos que as mulheres grávidas precisam comer para que os seus bebês sejam saudáveis. Sou Jan Tennant.

Tennant: O melhor alimento para bebês recém-nascidos é o leite materno. O leite materno tem sabor agradável e é limpo. O bebê não precisa comer mais nada além do leite materno até os quatro meses de idade.

Gostaria de falar sobre alimentos que a mãe deverá comer enquanto estiver amamentando o seu bebê: alimentos que ela deverá comer para ter muito leite para o bebê e para manter saudáveis tanto a mãe quanto o bebê. Se você é uma mãe que está amamentando o seu bebê, a nossa mensagem de hoje é especial para você.

Você se lembra de que, antes do seu bebê nascer, enquanto ele ou ela ainda estava crescendo dentro de você, você precisava comer muitos alimentos bons? Comendo todos aqueles alimentos bons, você também estava alimentando o seu bebê, ajudando-o a crescer forte e saudável.

Agora que o seu bebê nasceu, você ainda precisa alimentá-lo. Ele ainda está crescendo e precisa de alimentos bons. Como eu disse antes, o seu próprio leite materno é o melhor alimento que você pode dar a ele.

Você com certeza quer ter leite bom e suficiente para o seu bebê em crescimento. Para ter muito leite, é importante que você coma muitos alimentos bons. Algumas mães acham que elas não têm leite suficiente para o seu bebê. Ele pode chorar muito e talvez não esteja crescendo com tanta rapidez quanto outros bebês que nasceram mais ou menos na mesma época.

Mas quase todas as mães podem ter leite suficiente para o seu bebê se comerem muitos alimentos bons e beberem bastante líquido.

As mães que amamentam precisam comer tantos alimentos bons quanto comiam antes do nascimento do bebê. Afinal, a comida que você come alimenta você e o seu bebê. Ela mantém vocês dois fortes e saudáveis.

Agora os bebês crescem rapidamente. Quanto mais eles crescerem, mais alimentos eles precisam.  Se você não comer alimentos suficientes por todo o tempo em que está amamentando o seu bebê, não vai ter leite suficiente para evitar que ele fique com fome.

Para ter leite suficiente para o seu bebê em crescimento, você precisa comer muitos alimentos bons: alimentos de construção corporal, alimentos para proteger você e o bebê contra doenças e alimento para dar energia.

Os alimentos bons para comer são os mesmos que você comia antes do seu bebê nascer. Se você era saudável e deu à luz um bebê forte e saudável, provavelmente você estava comendo os tipos certos de alimentos em quantidade suficiente. Agora que está amamentando o seu bebê, você deverá comer os mesmos tipos de alimentos.

Existem muitos alimentos que são bons para comer antes e depois do nascimento do seu bebê, como feijão, ervilha, arroz, milho, lentilhas, nozes, sementes, legumes, verduras e também frutas. E você precisa comer esses alimentos em grande quantidade. Lembre-se, você está comendo por dois: por você e pelo seu bebê.

Enquanto estiver amamentando o seu bebê, também é muito importante beber muitos líquidos: leite, sucos de frutas, chás, sopas e água. Você precisa beber muito líquido para ter leite suficiente para o seu bebê. Se você achar que não tem leite suficiente para o seu bebê, comece imediatamente a beber mais líquidos. Isso quase sempre ajuda as mães a produzir mais leite.

Não pare de amamentar o seu bebê se achar que você não tem leite materno suficiente, em nenhuma hipótese! Beba mais, coma mais e alimente o seu bebê com frequência. Com isso, a maior parte das mães terá leite suficiente para seus bebês.

Para a Rádio Rural Internacional, sou Jan Tennant.


Fontes de informação:

  1. Where There is no Doctor (403 págs.), de David Werner. Disponível por meio de The Hesperian Foundation, P. O. Box 1692, Palo Alto, Califórnia 94302, Estados Unidos.
  2. Helping Health Worker’s Learn (470 págs.), de David Werner e Bill Bower. Disponível por meio de The Hesperian Foundation, P. O. Box 1692, Palo Alto, Califórnia 94302, Estados Unidos.
  3. Community Health Worker’s Manual (334 págs.), de Elizabeth Wood. Disponível por meio da AMREF, P. O. Box 30125, Nairóbi, Quênia.
  4. People’s Workbook (560 págs.), publicado pela Agência Ambiental e de Desenvolvimento (EDA), Box 62054, Marshalltown, 2107, Joanesburgo, África do Sul.
  5. Salud para Toda la Familia con una Buena Alimentación (25 págs.), de Anita Carlier. Instituto de Estudios Andinos, Apartado Postal 289, Huancayo, Peru.
  6. Mothers and Children: Bulletin on Infant Feeding and Maternal Nutrition, American Public Health Association, International Health Programs, 1015 Fifteenth St. NW, Washington, DC 20005, Estados Unidos (disponível em inglês, francês e espanhol).
  7. Os trabalhadores da saúde podem interessar-se em adquirir cartões com fotografias coloridas exibindo sinais de sangue fraco e pálido (anemia). Eles são disponíveis por meio da Voluntary Health Association of India (VHAI), C-14 Community Centre, Safdarjung Development Area, Delhi 110016, Índia. Eles também são disponíveis por meio de Teaching Aids at Low Cost (TALC), Institute of Child Health, 30 Guilford Street, Londres WC1N 1EH, Inglaterra.

A Rádio Rural Internacional (Farm Radio International) é uma organização canadense sem fins lucrativos dedicada a apoiar emissoras de rádio em países em desenvolvimento para fortalecer comunidades rurais e a agricultura em escala.

Segundo a organização, o material da Rádio Rural Internacional pode ser copiado ou adaptado para distribuição gratuita ou a preço de custo, com crédito para a Rádio Rural Internacional e para as fontes originais.

Esta versão em português é um trabalho voluntário, independente da organização e oferecido gratuitamente para as emissoras de rádio dos países de língua portuguesa. O texto foi traduzido para o português do Brasil, mas pode ser adaptado com facilidade para o português falado em outras partes do mundo (para dúvidas sobre os termos empregados, utilize o formulário de contato em https://radioruralportugues.wordpress.com/creditos-e-contato/).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s