Mães que comem bem têm bebês saudáveis (parte 1)

Material produzido pela Rádio Rural Internacional em 1° de julho de 1985, como parte do pacote de informações n° 10.

Original em inglês disponível em: http://scripts.farmradio.fm/radio-resource-packs/package-10/mothers-who-eat-good-food-will-have-healthy-babies-part-1good-food-for-women-who-are-going-to-have-a-baby-2/.


Bons alimentos para as mulheres que estão esperando bebês

Observações para as emissoras:

Participantes da Rádio Rural Internacional em Bangladesh, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Filipinas, Gana, Guiné-Bissau, Índia, Paraguai, Quênia, Suazilândia e Taiwan solicitaram informações sobre este tema.

Apresentador: Jan Tennant.

Observações:

Leia o roteiro antes de usar suas informações.

  1. O conteúdo deste roteiro refere-se à nutrição humana. Caso ele não seja relevante no contexto do seu trabalho, talvez você possa repassá-lo para alguém que possa utilizá-lo.
  2. As informações da Rádio Rural Internacional não se destinam, de nenhuma forma, a ser ofensivas para as pessoas do campo, nem a promover ideias ou práticas que se oponham diretamente a qualquer valor cultural. Você conhece bem essas práticas e costumes culturais da sua região. Tenha isso em mente ao preparar-se para usar as informações da Rádio Rural Internacional.
  3. Não deixe de adaptar as informações deste roteiro às condições locais das pessoas que você atende. Seria útil indicar alimentos apropriados e disponíveis na sua região.
  4. Embora as informações deste roteiro estejam em português, elas deverão ser interpretadas no idioma local empregado na sua região, para que sejam compreendidas pelas pessoas a quem se destinam.
  5. Este roteiro é o primeiro de uma série de dois programas sobre alimentos para mães e para bebês. Use as informações dos roteiros na sequência correta.

Roteiro:

Sempre trazemos para você informações sobre formas de ajudar as pessoas a manter-se saudáveis. Hoje, vamos falar sobre os tipos de alimentos que as mulheres grávidas precisam comer para que os seus bebês sejam saudáveis. Sou Jan Tennant.

Tennant: Todos sabemos que precisamos comer o suficiente dos tipos certos de alimento para ficarmos fortes e saudáveis. Mas você sabia que uma mulher que vai ter um bebê precisa de ainda mais alimentos de boa qualidade para manter a ela e ao bebê crescendo dentro dela fortes e saudáveis? Ela precisa de muitos alimentos de boa qualidade para ela e para o bebê.

Se você está esperando um bebê, esta é uma mensagem importante. Só você pode alimentar o seu bebê que está por nascer. Esse bebê que cresce dentro de você precisa de muitos alimentos de boa qualidade, que ele consegue dos alimentos que você mesma come. Você deve comer alimentos de que o bebê precisa para construir um corpo forte. Você precisa comer alimentos bons e suficientes para você também manter-se forte e saudável. As mulheres que comem muitos alimentos de boa qualidade enquanto o bebê está crescendo dentro delas normalmente têm bebês saudáveis.

Alguns tipos de alimentos são especialmente importantes. São alimentos de que o bebê precisa para construir o seu corpo minúsculo; alimentos de que você também precisa para permanecer forte e saudável enquanto o seu bebê cresce dentro de você.

Alimentos para ter sangue saudável:

Para começar, o seu sangue precisa ser saudável e existem tipos especiais de alimentos que tornam o sangue saudável. Alguns alimentos que tornam o sangue saudável são vegetais folhosos verdes escuros, feijões, ervilhas e lentilhas. A maior parte das mulheres que come esses alimentos em grande quantidade tem sangue bom e vermelho. Se você não comer o suficiente desses alimentos que tornam o sangue saudável, o seu corpo ficará fraco. O seu sangue não será vermelho escuro, como deveria ser.

Uma boa forma de ver se o seu sangue é forte e vermelho é observar a sua língua e a pele dentro da sua boca. Olhe-se no espelho ou peça a um amigo que olhe para você. Se a sua língua e a pele dentro da sua boca e em volta dos seus dentes tiverem boa coloração rosa, o seu sangue provavelmente é bom e saudável.

Você pode também verificar a pele sob as suas pálpebras – a pele interna que normalmente fica em contato com os olhos. Puxe suavemente a pele para que você ou um amigo seu possa observar. Ela está boa e vermelha? Se estiver, o seu sangue é saudável.

Se essa pele e a pele dentro da sua boca estiverem claras, provavelmente você precisa comer mais alimentos que tornam o sangue saudável.

Você pode também sentir-se muito fraca e cansada se não estiver comendo o suficiente desses alimentos.

As mulheres que têm sangue fraco podem ter sangramentos perigosos durante o parto. Às vezes, quando isso acontece, o bebê ou a mãe podem até morrer. Por isso é importante ter sangue bom e vermelho. Coma muito dos alimentos especiais que tornam o seu sangue bom e vermelho, como vegetais folhosos verdes escuros, feijões, ervilhas e lentilhas. Se você estiver comendo bastante desses alimentos especiais, mas o seu corpo parecer pálido, consulte um médico e peça ajuda. Ele poderá receitar pílulas para tornar o seu sangue forte e vermelho. Se você teve malária ou se tiver vermes, você pode ter sangue mais fraco e pálido. Neste caso, você precisa cuidar para comer muito desses alimentos. Verifique a pele dentro dos seus olhos e a sua boca para ver se o seu sangue é saudável.

Alimentos para ter ossos fortes:

Outros tipos especiais de alimentos de que as mães precisam para ter bebês fortes e saudáveis são alimentos que fazem ossos fortes. Leite e queijo são bons para ter ossos fortes, da mesma forma que vegetais folhosos verdes escuros, feijões, ervilhas e muitas nozes e sementes. Não é fácil saber se você está comendo o suficiente desses alimentos especiais. Por isso, tente comer um pouco deles todos os dias. O seu bebê precisa deles para ter ossos fortes.

Alimentos para construção corporal e proteção contra doenças:

Outro tipo de alimento que você precisa comer muito quando vai ter um bebê são alimentos que contêm proteína. Os alimentos que contêm muita proteína são chamados de alimentos de construção corporal. Eles ajudam todas as partes do corpo a crescerem fortes e saudáveis e todos devem comer o suficiente desses alimentos para permanecerem fortes e saudáveis.

Mas imagine o quanto mais você precisa comer quando o seu novo bebê está crescendo dentro de você. Quando estiver esperando um bebê, você pode precisar de ainda mais alimentos de construção corporal que o seu marido!

Alguns bons alimentos de construção corporal, que contêm proteína, são os ovos, leite e queijo. Outros bons alimentos com proteína são legumes como feijão, ervilha, lentilha e amendoins, além de cereais como o arroz, milho e milheto em qualquer forma.

Se você estiver conseguindo a maior parte da sua proteína de legumes e cereais, existe algo mais que você precisa saber. Você precisa comer um legume e um cereal na mesma refeição. Não coma só arroz. Coma arroz com lentilha, arroz com feijão ou algum outro legume. Quando você comer milho, coma também feijão ou algum outro legume. Sempre coma legumes e cereais juntos. Desta forma, as suas proteínas servirão juntas para tornar o seu corpo e o corpo do seu bebê fortes e saudáveis.

Todos os tipos de frutas, verduras e legumes também são bons para comer. Frutas, verduras e legumes protegem você e o seu bebê contra doenças.

Algumas mulheres não gostam muito de comer quando estão esperando um bebê. Elas ficam enjoadas e às vezes vomitam o bom alimento que acabaram de comer. Mas, mesmo se você se sentir enjoada, ainda assim precisa comer. Tente comer pequenas quantidades de alimento mais vezes por dia.

Resumo:

Lembre-se, você quer que o seu bebê seja forte e saudável e, para isso, precisa comer muitos alimentos de boa qualidade. Os alimentos de que você mais precisa são aqueles que tornam o seu sangue saudável; os alimentos que fazem ossos saudáveis; os alimentos de construção corporal, ou que contêm proteínas; e os alimentos que protegem você contra doenças.

Existem muitos alimentos diferentes que você pode comer para ter um bebê forte e saudável. Alguns desses alimentos bons são ovos, leite, queijo, feijões, ervilhas, arroz, milho, nozes, sementes, legumes, verduras e frutas. Vegetais folhosos verdes escuros também são muito bons para comer.

Se você comer muitos tipos diferentes de alimentos como esses todo o tempo em que o seu bebê estiver crescendo, ele deverá ser forte e saudável. Você também vai se sentir melhor com mais rapidez depois do parto. E, depois que o bebê nascer, você terá mais leite para amamentar.

No próximo programa, vamos falar sobre os alimentos que você deve comer quando estiver amamentando o seu bebê. Para a Rádio Rural Internacional, sou Jan Tennant.

Fontes de informação:

  1. Where There is no Doctor (403 págs.), de David Werner.Disponível por meio de The Hesperian Foundation, P. O. Box 1692,Palo Alto, Califórnia 94302, Estados Unidos.
  2. Helping Health Workers Learn (470 págs.), de David Werner e Bill Bower. Disponível por meio de The Hesperian Foundation, P. O. Box 1692, Palo Alto, Califórnia 94302, Estados Unidos.
  3. Community Health Worker’s Manual (334 págs.), de Elizabeth Wood. Disponível por meio da AMREF, P. O. Box 30125, Nairóbi, Quênia.
  4. People’s Workbook (560 págs.), publicado pela Agência Ambiental e do Desenvolvimento (EDA), Box 62054, Marshalltown 2107, Joanesburgo, África do Sul.
  5. Salud para Toda la Familia con una Buena Alimentación (25 págs.), de Anita Carlier. Instituto de Estudios Andinos, Apartado Postal 289, Huancayo, Peru.
  6. Mothers and Children: Bulletin on Infant Feeding and Maternal Nutrition, American Public Health Association, International Health Programs, 1015 Fifteenth St. NW, Washington DC 20005, Estados Unidos (disponível em inglês, francês e espanhol).
  7. Os trabalhadores da saúde podem interessar-se em adquirir cartões com fotografias coloridas exibindo sinais de sangue fraco e pálido (anemia). Eles são disponíveis por meio da Voluntary Health Association of India (VHAI), C-14 Community Centre, Safdarjung Development Area, Delhi 110016, Índia. Eles também são disponíveis por meio de Teaching Aids at Low Cost (TALC), Institute of Child Health, 30 Guilford Street, Londres WC1N 1EH, Inglaterra.

A Rádio Rural Internacional (Farm Radio International) é uma organização canadense sem fins lucrativos dedicada a apoiar emissoras de rádio em países em desenvolvimento para fortalecer comunidades rurais e a agricultura em escala.

Segundo a organização, o material da Rádio Rural Internacional pode ser copiado ou adaptado para distribuição gratuita ou a preço de custo, com crédito para a Rádio Rural Internacional e para as fontes originais.

Esta versão em português é um trabalho voluntário, independente da organização e oferecido gratuitamente para as emissoras de rádio dos países de língua portuguesa. O texto foi traduzido para o português do Brasil, mas pode ser adaptado com facilidade para o português falado em outras partes do mundo (para dúvidas sobre os termos empregados, utilize o formulário de contato em https://radioruralportugues.wordpress.com/creditos-e-contato/).

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