Fertilizante foliar fortalece a produção

Material produzido pela Rádio Rural Internacional em 1° de julho de 1993, como parte do pacote de informações n° 29.

Original em inglês disponível em: http://scripts.farmradio.fm/radio-resource-packs/package-29/foliar-fertilizer-strengthens-crops/.


Observações para as emissoras:

Este roteiro é baseado em uma entrevista com Pedro René Chalco López, agricultor do Departamento de Sololá, Guatemala, e em informações da ALTERTEC, organização de educação agrícola com base na Guatemala.

Conteúdo:  os agricultores podem cultivar safras mais fortes e saudáveis aplicando fertilizante feito em casa.


Roteiro:

Muitos agricultores cultivam safras mais saudáveis usando fertilizantes. Os fertilizantes fornecem nutrientes às plantas para que elas fiquem mais fortes. Normalmente, os fertilizantes são misturados com o solo e entram na planta pelas raízes.

Mas existe outro tipo de fertilizante denominado fertilizante “foliar”, que é aplicado às folhas das plantas e não às raízes. O fertilizante foliar entra nas plantas através de pequenos buracos nas folhas chamados de estômatos. Esses buracos se abrem e fecham. Eles são tão pequenos que não podemos vê-los. As plantas respiram através desses orifícios. Elas também usam os buracos para absorver nutrientes do ar. Geralmente, os estômatos são abertos durante a noite e a manhã, mas fecham-se ao meio dia para evitar a fuga de umidade.

Você pode usar fertilizante foliar para dar à sua produção alguns nutrientes adicionais de vez em quando para ajudar as plantas a crescer mais rápido e mais fortes. É claro que as plantas mais fortes podem resistir a pragas e doenças com mais facilidade. Os fertilizantes foliares normalmente contêm nutrientes de que as plantas precisam, como ferro, enxofre, nitrogênio e potássio. Dar uma dose adicional desses nutrientes ajudará as plantas a crescer mais fortes e saudáveis.

É fácil fazer o seu próprio fertilizante foliar com as folhas de plantas locais.

Na Guatemala, Pedro René Chalco López, do Departamento de Sololá, usa erva-moura (Solanum nigrum) para fazer fertilizante foliar.

Esta é a sua receita:

Pique cerca de meio quilo da planta erva-moura. Adicione quatro litros de água e ferva a mistura por quinze minutos. Deixe o líquido esfriar. Filtre a parte líquida da mistura. Adicione oito partes de água a essa solução e coloque em um pulverizador. Pedro coloca dois litros dessa solução em um pulverizador de quatro galões e enche o pulverizador com água. Pulverize sobre as suas plantas. A melhor hora de pulverizar fertilizante foliar é o final da tarde. Pedro recomenda pulverizar esse fertilizante sobre as plantas a cada cinco dias, da floração até a colheita. Ele usa o fertilizante em soja, milho e feijão.

Lembre-se de ter cuidado quando usar fertilizantes foliares. Eles podem queimar as folhas delicadas se forem fortes demais. Por isso, os fertilizantes foliares são sempre diluídos. Eles têm apenas um pouco de fertilizante e muita água. Depois de fazer a mistura, adicione pelo menos quatro partes de água. Experimente com concentrações diferentes.

Esta é apenas uma receita que foi testada, mas existem muitas plantas que podem gerar bons fertilizantes foliares. Você pode precisar experimentar utilizando diferentes plantas locais antes de descobrir quais fazem os melhores fertilizantes. As folhas de plantas leguminosas muitas vezes são boas para uso. Prepare uma solução e pulverize sobre apenas duas fileiras do seu campo. Marque bem as fileiras pulverizadas para poder comparar mais tarde a produção pulverizada e não pulverizada e avaliar a eficácia do fertilizante.


Fontes de informação:

  • Pedro René Chalcu López, agricultor, Bairro San Bartolomo, Sololá, Guatemala.
  • Fertilización orgánica (1992, 108 págs.), publicado pela ALTERTEC, 3a Avenida 5-27, Zona 1, Cidade da Guatemala, Guatemala.

Apêndice:

Aqui estão duas outras receitas de fertilizante foliar que foram experimentadas pelos agricultores da Guatemala:

  1. Fertilizante foliar Três Montes:
  • 250 g de urtiga (Urtica spp.)
  • 250 g de alfafa (Medicago sativa)
  • 250 g de ançarinha-branca (Chenopodium album)

Pique os três ingredientes até ficarem finos e mantenha-os embebidos em dois litros de água por três dias.  Em seguida, misture meio copo desse preparado com quatro litros de água.  Recomenda-se pulverizar a cada cinco a oito dias.

  1. Fertilizante foliar de casca de carvalho:
  • 1 kg de casca de carvalho (Quercus spp.)
  • 4 litros de água quente

Pique a casca em pedaços pequenos.  Coloque a casca em quatro litros de água quente e deixe de molho por dois dias.  Misture em seguida um litro dessa mistura de casca e água com quatro litros de água e pulverize.

Obs.:  estas receitas não foram testadas em laboratório.  Elas foram testadas pelos agricultores guatemaltecos no campo.  As receitas foram retiradas de Organic Fertilization, publicado pela ALTERTEC, Cidade da Guatemala.

A lista de plantas que podem ser utilizadas para elaborar fertilizantes foliares não para por aqui.  Tente misturas diferentes e experimente com elas sobre apenas uma parte da sua produção, digamos em duas fileiras.  Depois compare e compartilhe os resultados com outros agricultores.


A Rádio Rural Internacional (Farm Radio International) é uma organização canadense sem fins lucrativos dedicada a apoiar emissoras de rádio em países em desenvolvimento para fortalecer comunidades rurais e a agricultura em escala.

Segundo a organização, o material da Rádio Rural Internacional pode ser copiado ou adaptado para distribuição gratuita ou a preço de custo, com crédito para a Rádio Rural Internacional e para as fontes originais.

Esta versão em português é um trabalho voluntário, independente da organização e oferecido gratuitamente para as emissoras de rádio dos países de língua portuguesa. O texto foi traduzido para o português do Brasil, mas pode ser adaptado com facilidade para o português falado em outras partes do mundo (para dúvidas sobre os termos empregados, utilize o formulário de contato em https://radioruralportugues.wordpress.com/creditos-e-contato/).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s