Sistemas de pagamento por telefonia móvel

Material produzido pela Rádio Rural Internacional em 17 de novembro de 2015, como parte do pacote de informações n° 102.

Original em inglês disponível em: http://scripts.farmradio.fm/radio-resource-packs/102-raising-guinea-fowl/broadcaster-how-to-mobile-payment-systems-2/.


Roteiro:

O que são sistemas de pagamento por telefonia móvel?

Os sistemas de pagamento por telefonia móvel são serviços oferecidos por companhias de telefonia móvel que permitem aos assinantes conduzir transações monetárias com seus cartões SIM.

Sistemas de pagamento por telefonia móvel utilizam o protocolo USSD (vide glossário no final), que se comunica com os computadores do operador de telefonia móvel. Este protocolo garante que os sistemas de pagamento por telefonia móvel sejam muito seguros.

Como os sistemas de pagamento por telefonia móvel ajudam a atender melhor os meus ouvintes?

  • Os sistemas de pagamento por telefonia móvel permitem que os ouvintes paguem com seus telefones por serviços oferecidos no programa, como saudações, menções de produtos e anúncios especiais.
  • Os sistemas de pagamento por telefonia móvel ajudam os ouvintes a doar para ajudar nos custos de operação dos programas da emissora, como o custo de transporte para as comunidades e de produção do programa. Ter uma conta em um sistema de pagamento por telefonia móvel aumenta a qualidade dos programas, permitindo que a emissora transmita maior quantidade de vozes.
  • Os sistemas de pagamento por telefonia móvel permitem oferecer créditos para os ouvintes como brinde pela participação em concursos e outros tipos de participação.
  • Os sistemas de pagamento por telefonia móvel permitem que a emissora compre créditos para segmentos de participação por telefone no programa, por exemplo, telefonando para especialistas ou agricultores, ou realizando chamadas em conferência.

Como os sistemas de pagamento por telefonia móvel ajudam na produção de programas melhores?

  • Os sistemas de pagamento por telefonia móvel ajudam a produzir melhores serviços de informação de mercado. Os vendedores podem anunciar seus produtos no rádio e os compradores podem usar sistemas de pagamento por telefonia móvel para comprar os seus serviços. Com a conta no sistema de pagamento por telefonia móvel do programa, a emissora pode agir como intermediário entre os vendedores e os compradores.
  • Os comerciantes locais podem anunciar e pagar por menções no ar no programa utilizando o sistema de pagamento por telefonia móvel.
  • Os agricultores podem utilizar o sistema de pagamento por telefonia móvel para pagar para que o programa anuncie seus nomes e detalhes de contato. Isso ajuda a relacioná-los aos compradores.
  • Os negociantes de insumos podem utilizar sistemas de pagamento por telefonia móvel para pagar por um segmento do programa, para falar sobre insumos vendidos nas suas lojas. Isso pode acontecer com um programa de ligações telefônicas: assim que a emissora de rádio receber o pagamento, podemos programar uma ligação para o comerciante no programa.

Como faço para começar? (Aprenda mais sobre este e outros pontos na seção de detalhes abaixo)

  • Visite qualquer sistema de pagamento por telefonia móvel autorizado e registre-se.
  • Você receberá um SMS confirmando o seu registro.
  • Altere a sua senha para aumentar a segurança da sua conta.
  • Recarregue a sua conta em uma loja que atenda ao seu sistema de pagamento por telefonia móvel.
  • Utilize o código USSD para ter acesso ao menu do sistema de pagamento por telefonia móvel no seu telefone. O código de USSD específico que você utilizar depende do operador de telefonia móvel. O código para Vodacom M-Pesa na Tanzânia, por exemplo, é *150*00#.

Detalhes:

  • Todos os operadores de telefonia móvel possuem um agente autorizado que pode ajudar no registro no sistema de pagamento por telefonia móvel. Você precisa registrar-se pessoalmente em uma loja do sistema de pagamento por telefonia móvel ou com um agente. Para registrar-se, você precisará de documentos de identificação: por exemplo, passaporte, carteira de identidade nacional, carteira de trabalho ou outro tipo de identificação aceitável.
  • Um agente enviará as suas informações para o seu operador. Quando o seu operador as receber, você receberá uma confirmação do seu registro por meio de SMS. Isso deverá levar poucos minutos. Verifique se você recebeu o SMS antes de sair do escritório do agente.
  • A confirmação por SMS sugerirá que você altere o seu PIN (senha) para garantir a sua conta. Assegure-se de escolher uma senha que seja forte e fácil de lembrar. A senha é normalmente um número de quatro dígitos.
  • A sua conta agora está pronta para uso. Com alguns operadores, você pode ligar a sua conta do sistema de pagamento por telefonia móvel à sua conta bancária. Se fizer isso, você pode depositar e retirar fundos de qualquer lugar com a sua conta do sistema de pagamento por telefonia móvel. Para essa configuração, você deve registrar-se no seu banco para ter serviços bancários pelo celular. Cada banco possui o seu próprio USSD que permite a realização de transações. Você pode, por exemplo, retirar dinheiro de uma conta bancária para uma conta do sistema de pagamento por telefonia móvel ou de uma conta do sistema de pagamento por telefonia móvel para uma conta bancária.
  • Você pode ter acesso ao menu do seu sistema de pagamento por telefonia móvel utilizando o código USSD atribuído pelo seu operador de telefonia móvel para os serviços de sistema de pagamnto por telefonia móvel. Para a Vodacom Tanzânia, por exemplo, digite *150*00#. Este é o menu da Vodacom M-Pesa na Tanzânia:
  1. Enviar dinheiro
  2. Saque
  3. Comprar créditos
  4. Pagar contas
  5. M-Pawa
  6. Banco pelo celular
  7. Minha conta

Outros pontos sobre sistemas de pagamento por telefonia móvel:

  • Pagar contas: algumas companhias possuem sistemas especiais de pagamento por telefonia móvel que você pode usar para pagar suas contas. Com todos os tipos de contas M-Pesa na Tanzânia, por exemplo, você pode pagar a sua conta de água, de energia elétrica e as mensalidades de algumas escolas. Você pode também pagar compras em algumas lojas.
  • M-Pawa: é um serviço oferecido pela Vodacom M-Pesa na Tanzânia que permite economizar dinheiro por meio do seu telefone, ganhar juros da sua poupança e, quando tiver saldo suficiente na sua conta M-Pawa, receber um microempréstimo quando precisar.

Onde mais posso aprender sobre sistemas de pagamento por telefonia móvel?

Um sistema de pagamento por telefonia móvel denominado M-Pesa opera em diversos países africanos, incluindo a Tanzânia, Quênia, República Democrática do Congo, África do Sul e Moçambique. Outros sistemas de pagamento por telefonia móvel, tais como MTN Mobile Money, Ecocash, Easywallet e muitos outros, operam em países africanos, incluindo Uganda, Gana, Costa do Marfim, Ruanda e Zâmbia. Em Gana, os serviços mais comuns são oferecidos pela MTN, Airtel e Tigo, enquanto a Airtel Money é popular em Burkina Faso e a Orange Money, Mobicash e WAARI são disponíveis no Máli. No Maláui, os serviços mais comuns são Airtel Khusa, TNM Mpamba e Zoona.

Você pode aprender mais sobre sistemas de pagamento por telefonia móvel nos websites abaixo. Se você não encontrar os sistemas populares no seus país, basta procurá-los na Internet!

M-Pesa no leste africano:

Airtel Money em Burkina Faso:

Orange Money no Máli:

MobiCash no Máli:

Você pode também telefonar para o atendimento aos clientes da sua operadora de telefonia celular e aprender mais sobre os seus serviços de pagamento por telefonia móvel.


Definições:

Programas de serviço de informações de mercado: programas de rádio ou seções de programas maiores que fornecem informações sobre preços, condições de mercado e outras informações de mercado relevantes para os agricultores, comerciantes, processadores e outros participantes do mercado agrícola.

M-Pesa: “M” significa “móvel” e Pesa significa “dinheiro” em suaíli.

USSD: dados de serviço suplementares não estruturados. Este é o protocolo utilizado por telefones celulares regulares para comunicar-se com o computador de um provedor de serviços.


Créditos:

Contribuição de Kassim Sheghembe, chefe da equipe de ICT, Rádio Rural Internacional.


A Rádio Rural Internacional (Farm Radio International) é uma organização canadense sem fins lucrativos dedicada a apoiar emissoras de rádio em países em desenvolvimento para fortalecer comunidades rurais e a agricultura em escala.

Segundo a organização, o material da Rádio Rural Internacional pode ser copiado ou adaptado para distribuição gratuita ou a preço de custo, com crédito para a Rádio Rural Internacional e para as fontes originais.

Esta versão em português é um trabalho voluntário, independente da organização e oferecido gratuitamente para as emissoras de rádio dos países de língua portuguesa. O texto foi traduzido para o português do Brasil, mas pode ser adaptado com facilidade para o português falado em outras partes do mundo (para dúvidas sobre os termos empregados, utilize o formulário de contato em https://radioruralportugues.wordpress.com/creditos-e-contato/).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s