Mudanças para homens e mulheres na fazenda

Material produzido pela Rádio Rural Internacional em 1° de dezembro de 1992, como parte do pacote de informações n° 27.

Original em inglês disponível em: http://scripts.farmradio.fm/radio-resource-packs/package-27/changes-for-men-and-women-on-the-farm/.


Observações para as emissoras:

Observação especial: este roteiro destina-se a enfatizar quanto trabalho é realizado pelas mulheres e como esse trabalho é variado. Ele também incentiva os homens a discutirem o seu próprio papel no trabalho da fazenda.

Conteúdo: Joseph Onyango e Frederick Odera são vizinhos na área rural do distrito de Siaya, no Quênia. Um dia, eles se encontram no mercado e discutem como mudaram as responsabilidades tradicionais dos homens e das mulheres.


Roteiro:

Joseph Onyango: Olá, Odera! Como vai você e a sua família? Não vi mais você desde a última reunião na aldeia, na semana passada.

Frederick Odera: Olá, Onyango! Estou bem e minha família também. Temos estado muito ocupados na fazenda e não pude vir ao mercado.

Joseph Onyango: Por que você está tão ocupado com o trabalho na fazenda, vizinho? A sua esposa está doente ou ela é preguiçosa e não está fazendo o trabalho? (Risos)

Frederick Odera: Não, minha esposa está bem, mas ela está ocupada vendendo alguns dos produtos que acabou de colher. Ela armazenou muitos sacos de milho e feijão para nós e levou o que sobrou para vender na cidade.

Joseph Onyango: Por que você não diz a ela para ficar em casa e cultivar os campos? A minha esposa precisa primeiro cuidar dos campos antes de ir ao mercado. As mulheres estão recebendo atenção demais hoje em dia!

Frederick Odera: Mas, Onyango, como você pode dizer isso? Às vezes, a minha esposa usa o dinheiro que ela traz para casa para pagar as mensalidades escolares ou levar as crianças para o médico. Ela compra coisas de que precisamos na fazenda e às vezes até dá para a minha mãe algum dinheiro extra para comprar açúcar. Eu não preciso nem perguntar o que ela vai fazer com o dinheiro que ganha porque eu sei que ela sempre pensa primeiro na família.

Joseph Onyango: Bem, eu acho que as mulheres esqueceram os costumes antigos. Elas não agem como costumavam fazer e agora você pode até encontrar mulheres entrando em grupos de mulheres, conduzindo seus próprios negócios e levando dinheiro para o banco!

Frederick Odera: Vizinho, eu concordo com você que algumas tradições estão mudando, não só para as mulheres, mas também para os homens. Estamos seguindo os caminhos dos nossos pais? O meu pai costumava ter muitos bois que ele cuidava todos os dias. Ele acordava muito cedo toda manhã e voltava no final do dia. À noite, ele protegia a casa dos ladrões e dos animais selvagens.

Eu não vivo mais da forma tradicional. Agora, eu levanto tarde de manhã e vou para o mercado procurar trabalho. Às vezes, fico longe de casa até tarde da noite.

Joseph Onyango: Sim, é verdade que as nossas vidas são diferentes das dos nossos pais. Os meus irmãos nem moram mais aqui na aldeia. Eles se mudaram para longe, para trabalhar na cidade. Eles não vêm para casa nos visitar, nem nos mandam dinheiro. As esposas e filhos deles ficam aqui na aldeia sem proteção.

Sim, a vida está mudando, mas isso não aumenta os motivos para as mulheres trabalharem muito na fazenda?

Frederick Odera: As mulheres estão trabalhando duro na fazenda. Elas cuidam das crianças, dos idosos e também dos campos. Elas vão para o mercado, onde trabalham e ganham dinheiro vendendo a produção excedente. Quando as mulheres voltam para casa do mercado, elas precisam recolher lenha e água, lavar as roupas e preparar o jantar. Isso agora é trabalho demais para as mulheres.

Joseph Onyango: Bem, acho que você está certo, mas a minha esposa não me disse que ela precisa da minha ajuda na fazenda.

Frederick Odera: É claro que não, vizinho! A sua esposa provavelmente está muito ocupada!


Créditos:

Este roteiro foi escrito por Helen Hambly Odame, com base na sua pesquisa em Siara, no Quênia. O seu endereço é a/c Faculdade de Estudos Ambientais, Universidade de York, North York, Ontário, Canadá M3J 1P3.


A Rádio Rural Internacional (Farm Radio International) é uma organização canadense sem fins lucrativos dedicada a apoiar emissoras de rádio em países em desenvolvimento para fortalecer comunidades rurais e a agricultura em escala.

Segundo a organização, o material da Rádio Rural Internacional pode ser copiado ou adaptado para distribuição gratuita ou a preço de custo, com crédito para a Rádio Rural Internacional e para as fontes originais.

Esta versão em português é um trabalho voluntário, independente da organização e oferecido gratuitamente para as emissoras de rádio dos países de língua portuguesa. O texto foi traduzido para o português do Brasil, mas pode ser adaptado com facilidade para o português falado em outras partes do mundo (para dúvidas sobre os termos empregados, utilize o formulário de contato em https://radioruralportugues.wordpress.com/creditos-e-contato/).

Deixe um comentário

