Pulverização de folhas de neem controla as pragas

Material produzido pela Rádio Rural Internacional em 1° de janeiro de 1994, como parte do pacote de informações n° 31.

Original em inglês disponível em: http://scripts.farmradio.fm/radio-resource-packs/package-31/the-comeback-of-quinoa/.


Observações para as emissoras:

Conteúdo: prepare uma solução de controle de pragas usando folhas de neem.

Obs.: pulverizadores de sementes de neem são mais eficazes para lidar com insetos pragas que o pulverizador de folhas de neem aqui descrito. A vantagem do pulverizador de folhas de neem é que ele pode ser produzido em qualquer época do ano, pois as folhas sempre estão disponíveis, enquanto você só pode coletar sementes de neem uma vez por ano. Além disso, a preparação da pulverização de folhas de neem leva muito menos tempo. Como as sementes de neem podem ser secas e armazenadas para uso posterior, entretanto, alguém que se planeje e armazene as sementes pode também preparar pulverizador de sementes de neem em qualquer época.


Roteiro:

Hoje temos controle de pragas de graça! Use folhas de neem para fazer uma solução de controle de pragas. A pulverização de neem é eficaz contra muitas pragas dos cereais e dos legumes. A pulverização de neem pode, por exemplo, combater gafanhotos, afídeos dos grãos, moscas brancas, moscas domésticas, gorgulhos do feijão, escaravelhos da batata, lagartas do milho e vermes das folhas. Como sempre existem folhas verdes nas árvores de neem, você pode pegá-las sempre que precisar para fazer o pulverizador.

Aqui está como alguns agricultores da Índia fazem pulverização com folhas de neem: para fazer cinco litros de pulverizador, use cerca de 1 kg de folhas de neem frescas. Coloque as folhas em um pote e adicione cinco litros de água. Ferva a mistura até que a cor verde saia das folhas. Quando a cor verde sair, isso significa que a parte das folhas que combate os insetos foi para a água. Deixe a água esfriar por uma noite. No dia seguinte, remova as folhas ou filtre a mistura com um pano fino.

Agora você tem um líquido de neem pronto para ser pulverizado sobre a sua produção. Se você achar que essa pulverização não é forte o suficiente, tente usar dois quilos de folhas em cinco litros de água.

Além disso, se a lenha for pouca e você não quiser usar madeira para aquecer a água, você pode usar água fria em vez de água fervente. Neste caso, despeje ou moa as folhas de neem antes de colocá-las na água.


Fontes de informação:

Neem: a tree for solving global problems (141 págs., 1992), National Academy Press, Washington DC, Estados Unidos. Disponível por meio de Board on Science and Technoogy for International Development, Publications and Information Services (FO 2060Z), National Research Council, 2101 Constitution Avenue, N.W., Washington, DC 20418, Estados Unidos.

Natural pesticides from the neem tree (51 págs., 1984), publicado pela GTZ GmbH (Agência Alemã de Cooperação Técnica), Postfach 5180, 6236 Eschborn 1, Alemanha. Também disponível em francês.

Neem, a natural insecticide (34 págs.), publicado pela GTZ, Postfach 5180, 6236 Eschborn 1, Alemanha. Também disponível em francês.

Neem leaf protects stored grain, ATIC Handout 33 (1985, uma página), publicado pelo Appropriate Technology Information Centre, 8 West Madras St., Srinagar Colony, Saidapet, Madras 600015, Índia.

Treatment of cabbage and gboma against pests with neem seed extract, (21 págs., 1990), publicado pelo Plant Protection Directorate, B.P. 1263, Lome Cacaveli, Togo. Também disponível em francês.

Perspectivas del aprovechamiento del arbol de nim (12 págs.), publicado pelo Centro de Protección Vegetal, Ministerio de Agricultura y Ganaderia, Managua, Nicarágua.

Santinig Vol. IV, n° 197, 198, 200, e Vol. V, n° 203, 204, 205 (1° de agosto a 26 de setembro de 1986), série em sete partes Neem: production and potential, publicada por Philippine Federation of Rural Broadcasters, 1353 Leon Guinto Street, Ermita, Manila, Filipinas.

Neem: The cornucopia tree (90 págs., 1986), compilado e oferecido por Michael D. Benge, Agroforestry Officer, Bureau for Science and Technology, Office of Forestry, Environment, and Natural Resources, Agency for International Development, Washington, DC 20523, Estados Unidos.

Natural crop protection (185 págs., 1985), de Gaby Stoll, publicado por AGRECOL c/o OKOZENTRUM, CH 4438 Langenbruck, Suíça. Também disponível em francês e espanhol.

How to use the insecticidal properties of neem: Some practical information including oil production and storage of seeds (1983, 3 págs.), de M. Dreyer. Reimpresso como ECHO TECHNICAL NOTE A 2, ECHO, R.R. #2, Box 852, North Fort Myers, FL 33903, Estados Unidos.


A Rádio Rural Internacional (Farm Radio International) é uma organização canadense sem fins lucrativos dedicada a apoiar emissoras de rádio em países em desenvolvimento para fortalecer comunidades rurais e a agricultura em escala.

Segundo a organização, o material da Rádio Rural Internacional pode ser copiado ou adaptado para distribuição gratuita ou a preço de custo, com crédito para a Rádio Rural Internacional e para as fontes originais.

Esta versão em português é um trabalho voluntário, independente da organização e oferecido gratuitamente para as emissoras de rádio dos países de língua portuguesa. O texto foi traduzido para o português do Brasil, mas pode ser adaptado com facilidade para o português falado em outras partes do mundo (para dúvidas sobre os termos empregados, utilize o formulário de contato em https://radioruralportugues.wordpress.com/creditos-e-contato/).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s