Evite a cólera: spots de rádio ou frases para mídia impressa

Material produzido pela Rádio Rural Internacional em 1° de dezembro de 1992, como parte do pacote de informações n° 27.

Original em inglês disponível em: http://scripts.farmradio.fm/radio-resource-packs/package-27/prevent-cholera-radio-spots-or-print-media-fillers/.


Roteiro:

N° 1

Evite a cólera. Lave as mãos com água e sabão depois de ir ao banheiro ou à latrina e antes de preparar alimentos para comer.

N° 2

Evite a cólera. Não coma alimentos preparados nas ruas. Compre frutas inteiras não descascadas.

N° 3

Evite a cólera. Coma alimentos cozidos e quentes. Evite comer alimentos crus e frios.

N° 4

Evite a cólera. Use latrinas ou banheiros. Se precisar fazer necessidades ao ar livre, cave um buraco e cubra com terra após o uso.

N° 5

Evite a cólera. Use água segura para beber. Se você não tiver água potável, ferva ou adicione cloro.

N° 6

Evite a cólera. Para purificar água, adicione três gotas de cloro para cada litro de água. Agite e deixe em repouso por vinte minutos.

N° 7

Evite a cólera. Em caso de diarreia, reidrate a pessoa doente em casa. Use pacotes de reidratação oral. Verifique se a água utilizada é limpa e tratada.

N° 8

Evite a cólera. Pessoas que sofrem de diarreia perdem muitos líquidos e sais. Substitua essas substâncias utilizando pacotes de reidratação oral.

N° 9

Evite a cólera. A melhor forma de reidratar uma pessoa que sofre de diarreia é administrando soluções de reidratação oral. Você pode obter pacotes de reidratação oral em farmácias e centros de saúde. Os pacotes vêm em dois tamanhos, para fazer um copo de água ou um litro de água.

N° 10

Evite a cólera. Ao levar alguém com cólera para um centro de saúde, verifique se você tem pacotes de reidratação oral suficientes para toda a viagem.

N° 11

Evite a cólera. Ao levar alguém com cólera para um centro de saúde, leve sacos plásticos para recolher o vômito, a diarreia e as roupas sujas da pessoa doente. Evite espalhar a doença.

N° 12

Evite a cólera. Esta doença se espalha pelo vômito e pelas fezes das pessoas infectadas. Limpe tudo o que a pessoa doente sujar com cloro. Ferva as roupas da pessoa doente antes de lavá-las. Não coloque as roupas da pessoa doente com as roupas do restante da família. Evite espalhar a doença.


Créditos:

Este roteiro foi criado pelo Ministério da Saúde da Costa Rica.

Agradecemos a Efrén Hernández, voluntário da Rádio Rural Internacional que nos apresentou estes spots de uma exposição sobre cólera apresentada pelo Ministério da Saúde da Costa Rica.


A Rádio Rural Internacional (Farm Radio International) é uma organização canadense sem fins lucrativos dedicada a apoiar emissoras de rádio em países em desenvolvimento para fortalecer comunidades rurais e a agricultura em pequena escala.

Segundo a organização, o material da Rádio Rural Internacional pode ser copiado ou adaptado para distribuição gratuita ou a preço de custo, com crédito para a Rádio Rural Internacional e para as fontes originais.

Esta versão em português é um trabalho voluntário, independente da organização e oferecido gratuitamente para as emissoras de rádio dos países de língua portuguesa. O texto foi traduzido para o português do Brasil, mas pode ser adaptado com facilidade para o português falado em outras partes do mundo (para dúvidas sobre os termos empregados, utilize o formulário de contato em https://radioruralportugues.wordpress.com/creditos-e-contato/).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s