Preserve as frutas produzindo geleia

Material produzido pela Rádio Rural Internacional em 1° de outubro de 1995, como parte do pacote de informações n° 38.

Original em inglês disponível em: http://scripts.farmradio.fm/radio-resource-packs/package-38/preserve-fruit-by-making-jam/.


Roteiro:

Não é ótimo comer e vender frutas frescas direto da árvore?

Mas, a menos que algumas das frutas sejam processadas e armazenadas adequadamente, metade delas vai se estragar no chão ou no mercado.

O processamento de frutas é uma boa forma de armazenar parte dos seus nutrientes. Também é uma boa forma de comer e vender frutas o ano inteiro.

Existem muitas coisas que você pode fazer com as frutas. Você pode fazer suco, geleias, pickles, vinho e vinagre com mangas, mamões, bananas e outros tipos de frutas. Se você fizer geleia, suco ou pickles, as etapas de processamento são quase as mesmas.

Hoje vamos descrever como fazer geleia em poucas e fáceis etapas.

  • Para começar, escolha apenas frutas maduras de alta qualidade. Se você incluir alguma fruta madura demais ou de má qualidade, ela pode estragar todo o lote. E, se o seu lote de geleia tiver sabor ruim, ninguém vai querer comprá-lo.
  • Lave todas as frutas com água limpa. Você vai precisar de muita água limpa para processar as frutas. Se a água não estiver limpa, você precisa encontrar uma forma de purificá-la.
  • Em seguida, descasque e fatie as frutas. Cuide para que todos os pedaços tenham o mesmo tamanho. Remova todas as pedras, sementes e caroços. Coloque os pedaços de frutas em tigelas limpas. Use somente tigelas e utensílios de madeira, argila, plástico, aço inoxidável ou esmaltados. Não use potes de cobre, latão ou ferro, pois o ácido das frutas reage com esses metais, estragando a geleia.
  • Amasse os pedaços de frutas com um amassador limpo ou uma prensa de frutas.
  • Agora é a hora de agregar açúcar e outros ingredientes. O açúcar ajuda a preservar a geleia por longos períodos. A quantidade de açúcar depende da receita que você estiver usando. Como regra geral, adicione cerca de quatro partes de açúcar para cada seis partes de fruta. Agora é também a hora de adicionar ácido cítrico ou pectina, se você quiser. Ácido cítrico e pectina ajudam a geleia a adquirir consistência. Você pode extrair pectina das cascas e caroços de frutas cítricas e de maracujá. Apenas ferva as cascas em água. A pectina pegajosa flutuará até o topo e você pode coá-la da água. Isso deverá ser feito com antecedência.
  • Coloque a mistura de frutas para ferver até concentrar o açúcar no nível correto. Ferva a mistura em uma panela de aço inoxidável, alumínio, metal esmaltado ou argila colocada sobre o fogão. Agite a mistura constantemente para que ela não queime. Isso é importante porque a geleia queima com facilidade se você não ficar agitando.
  • Depois de aquecer, você pode querer prová-la para ter certeza de que o sabor da geleia está bom. Se você quiser que os clientes continuem comprando a geleia, verifique se ela é segura e de boa qualidade.
  • Você vai precisar de garrafas ou potes de vidro para a geleia. Como potes de vidro novos podem ser caros e difíceis de se encontrar, você pode tentar encontrar potes de vidro reciclados para colocar sua geleia neles. Mas não deixe de inspecionar e limpar potes de vidro reciclados com cuidado. Se você colocar geleia em um pote quebrado ou sujo, ela vai estragar rapidamente.
  • Lave bem os potes e suas tampas. Coloque os potes de vidro limpos e as tampas em uma panela com água limpa e fria. Coloque então a panela sobre o fogão e deixe a água ferver. Este processo é chamado de esterilização e mata todos os fungos e bactérias dos recipientes.
  • Use um funil para despejar lentamente a geleia quente nos recipientes quentes até enchê-los. Enchendo os potes até o topo, você retirará o ar. Retirar o ar vai fazer a geleia durar por muito tempo. Cuide para que as tampas dos seus potes sejam adequadamente vedadas. Se um pouco de ar entrar no pote, a geleia vai estragar rapidamente. Use apenas tampas novas de rosca ou de encaixe ou cera de parafina para vedar os potes. Deixe os potes esfriarem.
  • Você pode querer colocar rótulos nos recipientes para identificá-los e decorá-los. Rótulos decorativos ou um círculo de tecido brilhante fixado sobre a tampa podem atrair clientes. Armazene os potes em um local fresco, escuro e bem ventilado. A geleia durará vários meses.

Vamos repetir as sete etapas de fabricação de geleia.

  1. Selecione frutas frescas e firmes.
  2. Lave as frutas.
  3. Descasque e fatie as frutas.
  4. Amasse as frutas.
  5. Adicione açúcar, ácido cítrico e pectina.
  6. Aqueça a mistura de frutas.
  7. Embale e rotule a sua geleia.

Lembre-se de que produtos de boa qualidade aumentarão a sua reputação e o seu negócio!


Faça geleia de manga

Por Livai Matarirano, Zimbábue

Para fazer geleia de manga, você vai precisar de mangas, açúcar, suco de limão e água. Você também vai precisar de alguns utensílios: uma panela, uma colher e potes de geleia vazios com suas tampas.

Primeiro, selecione frutas boas e firmes que estejam maduras, mas não maduras demais. Você deve também cudiar para que as frutas estejam frescas. Examine as frutas com cuidado, uma a uma. Algumas delas podem estar machucadas e danificadas. Corte e retire as partes estragadas. Se algumas das mangas estiverem moles ou maduras demais, não as use para fazer geleia.

Depois de examinar as mangas, coloque-as em um prato limpo. Despeje água limpa suavemente sobre as mangas. Lave-as suavemente e com cuidado. Nunca lave as frutas em água quente. Água quente faz com que as mangas amoleçam cedo demais. Mantenha as moscas afastadas.

Comece a cozinhar a geleia assim que as frutas tenham sido lavadas, descascadas, cortadas e seus caroços tenham sido retirados. Não é bom preparar as frutas e deixá-las até você voltar dos campos. As frutas perderão sua boa coloração e sabor.

Primeiro, cozinhe os pedaços pequenos de manga com um pouco de água. Cozinhar a manga com um pouco de água melhora as mangas fibrosas e as deixa moles. Em segundo lugar, adicione o suco de um limão à mistura. Cozinhe até que a geleia fique mole. Quando estiver pronta, retire a panela do fogo.

Agora adoce a geleia com açúcar. Adicione cinco xícaras de açúcar para cada seis xícaras de manga. Coloque a panela de volta sobre o fogo. Aqueça suavemente até que a mistura comece a ferver. Agite com frequência usando a colher de pau. Se você não agitar, as frutas e o açúcar irão grudar no fundo da panela e a geleia vai queimar.

A geleia estará pronta quando estiver espessa. Você poderá dizer que a geleia está suficientemente espessa retirando uma colherada e deixando esfriar. Se a superfície da amostra de geleia enrugar-se quando você a empurrar com o dedo, a geleia está pronta. Se ela não estiver suficientemente espessa, deixe cozinhar por mais algum tempo. Quando a geleia estiver pronta, você pode envasá-la em potes ou garrafas limpas e esterilizadas.

Você pode comer essa geleia assim que esfriar ou pode guardá-la por muitos dias e semanas em um recipiente vedado.

Você terá sucesso na fabricação de geleia se seguir estas regras. Use sempre frutas firmes e frescas.

Cozinhe a geleia em pequenas quantidades e não em lotes grandes.

Não deixe a geleia no fogo e vá para os campos.

Agite a geleia com frequência; ela pode queimar facilmente.

Esterilize os recipientes para preservar a geleia por longos períodos.

Não coloque geleia quente em recipientes frios, pois isso pode ser perigoso. Depois de esterilizá-los, adicione a geleia enquanto a geleia e os potes estiverem quentes.


Créditos:

A produção deste roteiro foi possível graças ao generoso apoio da Nancy’s Very Own Foundation.

Fontes de informação:

Fruit and vegetable processing, 1987, 67 págs. Publicado pelo Fundo das Nações Unidas para o Desenvolvimento das Mulheres (UNIFEM) com a colaboração do Grupo de Desenvolvimento de Tecnologia Intermediária (ITDG). Disponível por meio da UNIFEM, 304 East 45th St., Nova Iorque NY 10017, Estados Unidos.

Fruits and simple jam recipes, Dra. Ines P. Grainger, Projeto de Educação de Adultos I (1986), Universidade do Zimbábue, Harare, Zimbábue. O endereço de contato da Dra. Grainger é P. O. Box HG 18, Highlands, Harare, Zimbábue.


A Rádio Rural Internacional (Farm Radio International) é uma organização canadense sem fins lucrativos dedicada a apoiar emissoras de rádio em países em desenvolvimento para fortalecer comunidades rurais e a agricultura em pequena escala.

Segundo a organização, o material da Rádio Rural Internacional pode ser copiado ou adaptado para distribuição gratuita ou a preço de custo, com crédito para a Rádio Rural Internacional e para as fontes originais.

Esta versão em português é um trabalho voluntário, independente da organização e oferecido gratuitamente para as emissoras de rádio dos países de língua portuguesa. O texto foi traduzido para o português do Brasil, mas pode ser adaptado com facilidade para o português falado em outras partes do mundo (para dúvidas sobre os termos empregados, utilize o formulário de contato em https://radioruralportugues.wordpress.com/creditos-e-contato/).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s