Pulverizador de sementes de neem para proteger a safra

Material produzido pela Rádio Rural Internacional em 1° de outubro de 1993, como parte do pacote de informações n° 30.

Original em inglês disponível em: http://scripts.farmradio.fm/radio-resource-packs/package-30/neem-seed-spray-protects-crops/.


Observações para as emissoras:

Aviso: Existe a possibilidade de que esse pulverizador possa ser prejudicial para algumas espécies de peixes. Por isso, se você quiser usar o pulverizador em pragas de arroz e houver peixes no campo alagado, seria uma boa ideia tentar pulverizar primeiro em uma pequena área, para ter certeza de que não irá afetar os peixes.


Roteiro:

Conteúdo: faça um pulverizador com sementes de neem para proteger sua safra contra insetos. Seque as sementes, moa até formar um pó, mantenha por uma noite em água e aplique às plantas.

Hoje temos controle de pragas de graça! Vamos ensinar como você pode usar sementes de neem para controlar alguns dos insetos que atacam a sua produção. Pulverizar sementes de neem controla muitos tipos de moscas, gafanhotos, besouros, larvas e lagartas. O líquido pulverizado é muito amargo e os insetos se afastam das plantas pulverizadas com ele.

Colete, seque e armazene as sementes.

Colete sementes de frutas de neem maduras. Armazene até precisar usá-las. Você pode encontrar as sementes no chão sob as árvores de neem, onde os pássaros as deixam depois de comer as frutas. Lave para retirar resíduos das frutas ainda aderidos às sementes. Você pode também coletar frutas de neem maduras, lavar e escovar a parte carnosa mole. A propósito, não jogue fora o resíduo de polpa. Ele é um bom fertilizante. Misture-o com o solo do seu jardim ou com a sua pilha de composto.

Seque bem as sementes para que elas não mofem e se estraguem. Espalhe-as para secar no sol, preferencialmente sobre esteiras, agitando de vez em quando para que elas sequem de forma homogênea. Depois de três ou quatro horas no sol, você pode colocá-las na sombra por algum tempo, para que elas não fiquem quentes demais.

Deixe que elas sequem desta forma por vários dias. Depois, coloque-as em cestos ou sacos costurados. Não as coloque em sacos plásticos. Mantenha-as em um lugar seco e arejado, até que você esteja pronto para fazer o pulverizador.

Alguns agricultores secam mais sementes de que precisam e armazenam em um lugar seco, para terem sementes secas para usar mais tarde.

Prepare o pulverizador.

Comece a preparar o pulverizador um dia antes do uso. Verifique se as sementes estão limpas e não têm mofo nem sujeira. Você vai precisar de um grande punhado duplo de sementes para cada litro de pulverizador. Um punhado duplo é a quantidade de sementes de neem que você pode recolher com as duas mãos. Então, para dez litros de pulverizador, você vai precisar de dez punhados duplos grandes de sementes. Para vinte litros, você precisa de vinte punhados duplos e assim por diante.

Digamos que você quer preparar dez litros de pulverizador. Pique ou moa dez punhados duplos de sementes em um pó grosso. Misture esse pó com dez litros de água. Agite bem a mistura. Deixe-a coberta por uma noite.

No dia seguinte, filtre a mistura através de um pano fino ou várias camadas de pano mais grosso. Se você estiver usando um pulverizador, verifique se a mistura está bem filtrada para não bloquear o bocal de pulverização. Você pode agora usar o líquido para pulverizar a sua produção.

Após a preparação da mistura, é importante aplicá-la imediatamente. Mesmo um dia depois da preparação, ele não controlará as pragas com a mesma eficácia.

Para aplicar a mistura, use um pulverizador, um regador, uma pequena vassoura ou mesmo um ramo de folhas. Os agricultores da Índia apenas reúnem um feixe de folhas de neem, colocam-nas em imersão no fluido de pulverização e borrifam em seguida sobre a produção, agitando vigorosamente as folhas de neem úmidas.

O pulverizador de folhas de neem controla muitos insetos.

Este pulverizador controla muitos tipos de moscas, gafanhotos, besouros, larvas, lagartas e outros insetos. Ele não necessariamente mata as pragas, mas muitas vezes faz com que elas parem de comer a sua produção ou de depositar os seus ovos. Em muitos casos, as pragas podem comer parte da safra tratada, mas depois ficam doentes e não causam mais danos. Você perceberá que o pulverizador de neem afeta pragas diferentes de diferentes formas.


Fontes de informação:

  • Ramesh C. Saxena, Centro Internacional de Ecologia e Fisiologia dos Insetos, P. O. Box 30772, Nairóbi, Quênia.
  • Neem: a tree for solving global problems (141 págs., 1992), The National Academy Press, Washington D. C. Disponível por meio do Conselho de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Internacional, Serviços de Informações e Publicações (FO-2060Z), Conselho Nacional de Pesquisa, 2101 Constitution Avenue, N. W., Washington DC 20418, Estados Unidos.
  • Natural pesticides from the neem tree (51 págs., 1984), publicado pela GTZ GmbH (Agência Alemã de Cooperação Técnica), Postfach 5180, 6236 Eschborn 1, Alemanha. Também disponível em francês.
  • Neem, a natural insecticide (34 págs.), publicado pela GTZ, Postfach 5180, 6236 Eschborn 1, Alemanha. Também disponível em francês.
  • Neem leaf protects stored grain, folheto daATIC n° 33 (1985, uma página), emitido pelo Centro de Informações Tecnológicas Apropriadas, 8 West Madras St., Srinagar Colony, Saidapet, Madras 600015, Índia.
  • Treatment of cabbage and gboma against pests with neem seed extract (21 págs., 1990), publicado pela Diretoria de Proteção Vegetal, B. P. 1263, Lome-Cacaveli, Togo. Também disponível em francês.
  • Perspectivas del aprovechamiento del árbol de nim (12 págs.), publicado pelo Centro de Proteção Vegetal, Ministério da Agricultura e Pecuária, Manágua, Nicarágua.
  • Santinig, Vol. IV, n° 197, 198, 200 e Vol. V, n° 203, 204 e 205 (1° de agosto a 26 de setembro de 1986), série em sete partes sobre Neem: Production and Potential, publicado pela Federação Filipina de Radiodifusores Rurais, 1353 Leon Guinto Street, Ermita, Manila, Filipinas.
  • Neem: The cornucopia tree(90 págs., 1986), compilado e disponível por meio de Michael D. Benge, Responsável por Agroflorestamento, Escritório de Ciência e Tecnologia, Escritório de Florestamento, Meio Ambiente e Recursos Naturais, Agência de Desenvolvimento Internacional, Washington DC 20523, Estados Unidos.
  • Natural crop protection (185 págs., 1985), de Gaby Stoll, publicado pela AGRECOL a/c OKOZENTRUM, CH-4438 Langenbruck, Suíça. Também disponível em francês e espanhol.
  • How to use the insecticidal properties of neem: Some practical information including oil production and storage of seeds (1983, 3 págs.), de M. Dreyer. Reimpresso como Nota Técnica ECHO n° A-2, disponível por meio da ECHO, R. R. n ° 2, Box 852, North Fort Meyers, Flórida 33903, Estados Unidos.

A Rádio Rural Internacional (Farm Radio International) é uma organização canadense sem fins lucrativos dedicada a apoiar emissoras de rádio em países em desenvolvimento para fortalecer comunidades rurais e a agricultura em pequena escala.

Segundo a organização, o material da Rádio Rural Internacional pode ser copiado ou adaptado para distribuição gratuita ou a preço de custo, com crédito para a Rádio Rural Internacional e para as fontes originais.

Esta versão em português é um trabalho voluntário, independente da organização e oferecido gratuitamente para as emissoras de rádio dos países de língua portuguesa. O texto foi traduzido para o português do Brasil, mas pode ser adaptado com facilidade para o português falado em outras partes do mundo (para dúvidas sobre os termos empregados, utilize o formulário de contato em https://radioruralportugues.wordpress.com/creditos-e-contato/).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s