Armazenagem em luz difusa de sementes de batata

Material produzido pela Rádio Rural Internacional em 1° de outubro de 1995, como parte do pacote de informações n° 38.

Original em inglês disponível em: http://scripts.farmradio.fm/radio-resource-packs/package-38/diffused-light-storage-for-seed-potatoes/.


Roteiro:

Batatas são um produto básico em 130 países e são a quarta safra mais produzida, depois do trigo, milho e arroz. No Peru e em outros países nos planaltos andinos, as batatas são o produto principal.

Tradicionalmente, os agricultores armazenam suas batatas em casa, em uma sala escura, para evitar que elas fiquem verdes. Elas são usadas como sementes de batata para o próximo plantio, além da venda e do consumo doméstico. Mas a armazenagem no escuro pode ser um problema nas áreas costeiras e planícies mais quentes, pois ela pode causar aumento das perdas para os insetos e germinação excessiva (as batatas precisam ter os brotos retirados antes do plantio).

O Centro Internacional da Batata no Peru desenvolveu um método simples e de baixo custo para melhorar a armazenagem das sementes de batata. O método é chamado de armazenagem em luz difusa e envolve a armazenagem das batatas em camadas finas sobre prateleiras ou bandejas em luz natural difusa (indireta) e com boa ventilação.

A principal restrição desse método é que a luz difusa faz com que as batatas fiquem verdes, o que as torna inadequadas para comer. Por isso, o método só pode ser usado para armazenar sementes de batata. Este método simples proporciona uma série de benefícios. Ele pode reduzir a perda de peso dos tubérculos durante a armazenagem, aumentar a sua resistência a pragas e permitir que o agricultor armazene a produção por períodos mais longos. Ele pode também aumentar a produção em 15 a 30% e reduzir a germinação. Os agricultores podem usar as suas próprias sementes de batata para o plantio, evitando os altos custos das sementes comerciais na época do plantio. Eles têm mais flexibilidade de escolha da época de plantio e não precisam retirar os brotos dos turbérculos, o que pode exigir até cinco dias de trabalho por hectare. Quando o método de luz difusa foi introduzido, os agricultores o adaptaram de acordo com as suas próprias necessidades. Muitas vezes, eles usaram corredores, varandas, áticos, terraços e abrigos, experimentando diferentes opções e apenas raramente reproduzindo os modelos dos agentes de extensão rural. A tecnologia variava desde colocar as batatas em frente a janelas até a construção de um armazém de luz difusa de cem toneladas, por uma cooperativa de produtores.

Em 1984, quatro mil agricultores de dezesseis países, incluindo a Colômbia, Guatemala, Peru, Filipinas e Sri Lanka, adotaram a armazenagem em luz difusa de sementes de batata. Uma ampla variedade de projetos de armazenagem de luz difusa foi desenvolvida pelos agricultores e quase todos continuaram a usar a técnica.


Créditos:

Este artigo foi publicado com recursos do Centro Internacional de Pesquisa para o Desenvolvimento (IDRC), Ottawa, Canadá.

Ele é adaptado de 101 Technologies from the South for the South, 1992, IDRC, P. O. Box 8500, Ottawa, Canadá K1G 3H9.


Fontes de informação:

Centro Internacional da Batata
Administração de Pós-Colheita e Comercialização
Apartado Postal 5969
Lima, Peru
Tel.: 366920/354354 Fax: (51 14) 351 570


A Rádio Rural Internacional (Farm Radio International) é uma organização canadense sem fins lucrativos dedicada a apoiar emissoras de rádio em países em desenvolvimento para fortalecer comunidades rurais e a agricultura em pequena escala.

Segundo a organização, o material da Rádio Rural Internacional pode ser copiado ou adaptado para distribuição gratuita ou a preço de custo, com crédito para a Rádio Rural Internacional e para as fontes originais.

Esta versão em português é um trabalho voluntário, independente da organização e oferecido gratuitamente para as emissoras de rádio dos países de língua portuguesa. O texto foi traduzido para o português do Brasil, mas pode ser adaptado com facilidade para o português falado em outras partes do mundo (para dúvidas sobre os termos empregados, utilize o formulário de contato em https://radioruralportugues.wordpress.com/creditos-e-contato/).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s