Tosse, resfriado e pneumonia

Material produzido pela Rádio Rural Internacional em 1° de agosto de 1992, como parte do pacote de informações n° 26.

Original em inglês disponível em: http://scripts.farmradio.fm/radio-resource-packs/package-26/coughs-colds-and-pneumonia/.


Observações para as emissoras:

Conteúdo:  Aprenda a diferenciar a tosse simples do resfriado e da pneumonia.  A pneumonia pode ser perigosa e crianças com pneumonia precisam visitar o médico ou assistente de saúde de imediato.


Roteiro:

Todas as pessoas têm tosse e resfriados. As crianças mais jovens têm mais tosse e resfriado que os mais velhos. A maioria delas melhora sem medicação especial. Mas, às vezes, o resfriado se transforma em pneumonia, que pode ser perigosa. Como você diferencia um resfriado de uma pneumonia? Como você deverá cuidar de uma criança com pneumonia? Existe alguma coisa que você possa fazer para evitá-la?

Tosses, resfriados e pneumonia são infecções do trato respiratório, que é a parte do corpo usada para respirar. As infecções são doenças causadas por germes. Infecções agudas, como tosses, resfriados e pneumonia, acontecem subitamente e duram pouco tempo.

A tosse ou o resfriado normalmente não causam preocupações. Uma criança resfriada terá o nariz congestionado ou coriza, tosse e talvez garganta inflamada. Às vezes, uma criança resfriada se sentirá doente, cansada e sem vontade de comer.

Os resfriados não podem ser curados com remédios, mas eles vão embora mais rápido se o corpo estiver forte e saudável. Os bebês e as crianças normalmente se recuperam do resfriado em alguns dias. Você pode ajudar mantendo-as confortáveis. Mantenha-as quentes se elas estiverem frias, ou resfresque-as se estiverem quentes. Dê a elas bebidas suavizantes em grande quantidade. Incentive-as a comer, oferecendo pequenas quantidades de alimentos com mais frequência que nas refeições regulares. Limpe seus narizes, mas ensine a não assoar, para não causar dores de ouvido.

A fumaça da cozinha e do cigarro piora os resfriados porque irrita a garganta. Tente manter limpo e livre de fumaça o ar em volta das crianças com tosse ou resfriado. A fumaça também ajuda a transformar o resfriado em pneumonia.

Ao contrário do resfriado simples, a pneumonia pode e deve ser tratada com remédios. Por isso, é importante poder diferenciar o resfriado da pneumonia. Você deve levar a criança com pneumonia ao médico ou assistente de saúde sem demora.

Um sinal de pneumonia é a febre alta. Outro sintoma é a respiração rápida. Um bebê saudável, deitado e sem chorar, respira cerca de 30 vezes por minuto. Mas um bebê com pneumonia, deitado quieto, respira mais de 50 vezes por minuto – às vezes, 70 ou 80. Respiração rápida, ou seja, mais de 50 respirações por minuto, normalmente indica pneumonia. Por isso, a melhor forma de dizer se uma criança tem pneumonia é contando as respirações.

Como você conta as respirações? Todas as crianças respiram rapidamente às vezes, especialmente quando correm, choram ou movimentam-se muito. A respiração rápida causada por correr, chorar ou pelo excesso de atividade não é sinal de pneumonia. Por isso, você não deverá contar as respirações quando uma criança estiver inquieta, chorando ou brigando. Conte as respirações apenas quando a criança estiver domindo ou quieta, descansando. Observe o peito sem perturbar a criança.

Conte o número de movimentos de respiração por minuto. Cinquenta respirações ou mais por minuto podem indicar pneumonia. As mães normalmente sabem quando os seus bebês estão respirando rápido demais, mesmo sem relógio. Se você não tiver relógio, observe com cuidado e analise se a respiração for rápida demais.Se você achar que a respiração está rápida demais, leve a criança imediatamente ao médico ou assistente de saúde. Antibióticos podem curar a pneumonia, mas eles funcionam melhor se administrados no início da doença. Eles devem ser receitados pelo médico ou assistente de saúde e e você deve seguir as instruções com cuidado.

A pneumonia pode desenvolver-se a partir de um resfriado ou após sarampo ou coqueluche. Ela pode também começar sozinha. Qualquer pessoa pode ter pneumonia, mas os bebês com até um ano de idade são mais propensos que as crianças mais velhas. Os idosos contraem pneumonia com mais facilidade que outros adultos. As crianças que vivem onde as pessoas fumam ou onde há fumaça da cozinha também são mais propensas a ter pneumonia. Os bebês amamentados com o leite da mãe e as crianças que comem alimentação saudável são menos propensos a contrair pneumonia. E, como o sarampo e a coqueluche podem levar à pneumonia, a imunização contra essas doenças ajuda a evitar a pneumonia.

Resfriados suaves são uma parte comum da vida da maior parte das crianças. Mas a pneumonia pode ser perigosa. Aprenda a diferenciar o resfriado da pneumonia contando o número de respirações da criança por minuto. Respiração rápida provavelmente indica pneumonia. Você deve levar a criança com pneumonia ao médico ou assistente de saúde imediatamente.


Créditos:

Este roteiro foi originalmente adaptado de Child-to-Child Activity Sheet 6.7, publicado pela Child-to-Child, Instituto de Educação, Universidade de Londres, 20 Bedford Way, Londres, Inglaterra, WC1H 0AI.


Fontes de informação:

Fighting Acute Respiratory Infections, roteiro de programa radiofônico informativo The World of Health, dezembro de 1991, distribuído pela Organização Mundial da Saúde, 1211 Genebra 27, Suíça.

King, Maurice, Felicity King e Soebagio Martodipoero, Primary Child Care: A Manual for Health Workers, Oxford: Oxford University Press, 1978.


A Rádio Rural Internacional (Farm Radio International) é uma organização canadense sem fins lucrativos dedicada a apoiar emissoras de rádio em países em desenvolvimento para fortalecer comunidades rurais e a agricultura em pequena escala.

Segundo a organização, o material da Rádio Rural Internacional pode ser copiado ou adaptado para distribuição gratuita ou a preço de custo, com crédito para a Rádio Rural Internacional e para as fontes originais.

Esta versão em português é um trabalho voluntário, independente da organização e oferecido gratuitamente para as emissoras de rádio dos países de língua portuguesa. O texto foi traduzido para o português do Brasil, mas pode ser adaptado com facilidade para o português falado em outras partes do mundo (para dúvidas sobre os termos empregados, utilize o formulário de contato em https://radioruralportugues.wordpress.com/creditos-e-contato/).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s