Escolha inteligente das fontes de energia

Material produzido pela Rádio Rural Internacional em 10 de novembro de 1998, como parte do pacote de informações n° 50.

Original em inglês disponível em: http://scripts.farmradio.fm/radio-resource-packs/package-50-farming-for-the-future/choose-energy-sources-wisely/.


Observações para as emissoras:

Algumas expressões deste roteiro, como “instalação de biogás”, podem não ser familiares para os seus ouvintes. Omita essas expressões quando necessário, substitua-as por outras ou inclua exemplos que sejam mais apropriados para a sua audiência.


Roteiro:

Você já ouviu falar em agricultura sustentável? É uma forma de agricultura que muitos agricultores estão comentando. A agricultura sustentável pode também ser chamada de agricultura a longo prazo ou agricultura para o futuro. Significa cuidar da terra. Em retorno, a terra vai produzir alimentos por muitos anos, de forma que os filhos dos seus filhos possam ter boa comida e boa saúde.

Na agricultura para o futuro, é preciso usar a energia de forma inteligente. Pense sobre o tipo de energia que você usa para diferentes tarefas. A sua energia vem de fontes renováveis ou não renováveis? Fontes de energia renováveis são aquelas que você nunca consegue esgotar, porque sempre haverá mais. Por exemplo, a luz do sol, a força dos ventos e a força da água são fontes de energia renováveis.

Já o petróleo e o gás são fontes não renováveis. Isso porque existe uma quantidade limitada de petróleo e gás no mundo. Toda vez que usamos um pouco, sobra menos para você e para os outros usarem no futuro.

Pense e verifique se você está usando energia renovável ou não renovável quando trabalha a terra. Se você capina e ara a sua terra com as mãos ou com a ajuda dos animais, você está usando uma fonte de energia renovável. Esse tipo de energia sempre vai estar disponível para você. Se você usa um trator movido a combustível derivado do petróleo, você está usando uma fonte de energia não renovável.

O combustível nem sempre pode estar disponível a custo razoável.

Tente usar fontes de energia renováveis sempre que puder no cultivo, cozimento e processamento de alimentos. Isso vai conservar os recursos para você poder usar no futuro.

Aqui estão algumas formas úteis de usar a energia renovável em casa ou no campo.

  • Use o sol para secar frutas e legumes.
  • Construa uma instalação de biogás para fornecer gás de cozinha para a sua família ou para a sua comunidade.
  • Guarde sementes da sua própria safra, em vez de comprar sementes que foram transportadas de outro país e tratadas com pesticidas.
  • Use composto e esterco animal para fertilizar os seus campos, em vez de comprar fertilizantes químicos que são transportados por longas distâncias e consomem muita energia para produzir.
  • Plante duas árvores para cada uma que você cortar para usar como lenha.

Nem sempre é fácil saber se a energia que você está usando é renovável ou não renovável. Em muitas regiões tropicais, por exemplo, existem muitas árvores. Você poderá achar que, cortando uma árvore ou mesmo uma área maior de floresta, você estaria usando um recurso renovável. Afinal, existem muitas árvores ainda de pé. É verdade que a madeira usada de uma árvore pode ser substituída. Mas, embora uma árvore possa ser substituída, uma floresta não pode ser substituída com facilidade. A floresta é composta de tudo o que há dentro dela: árvores, insetos, pássaros, cipós, animais, solo e água. E ela inclui todas as complexas relações entre isso tudo. Quando você corta muitas árvores em uma floresta, você afeta não apenas as árvores restantes, mas tudo o mais na floresta. E, embora uma única árvore possa crescer de novo em vinte, cinquenta ou cem anos, uma floresta pode levar vários séculos ou mais para crescer de novo, se é que isso vai acontecer.

Considere os efeitos a longo prazo das diversas fontes de energia disponíveis e você poderá fazer as melhores escolhas para a sua casa e a sua fazenda. Ao mesmo tempo, você fará da sua fazenda e de todo o planeta, um melhor lugar para todos.


Créditos:

Este roteiro foi escrito por Vijay Cuddeford, persquisador/escritor da Rádio Rural Internacional.

Fontes de informação:

  • Appropriate technology part 8: Biomass energy“, Outreach n° 81, 1992, 40 págs. Outreach, P. O. Box 30552, Nairóbi, Quênia.
  • Appropriate technology part 7: Solar energy“, Outreach n° 80, 1992, 44 págs. Outreach, P. O. Box 30552, Nairóbi, Quênia.
  • Energy, part 3: Energy from the sun, wind, water and the earth“, Outreach n° 102C, 1997, 66 págs. Outreach, P. O. Box 30552, Nairóbi, Quênia.
  • People and energy“, Pied Crow, Volume 4, n° 1, 16 págs. Pied Crow’s Environment Special Magazine, CARE-Quênia, P. O. Box 43864, Nairóbi, Quênia.
  • Listening and watching saves energy and money“, Chris Howorth, ILEIA Newsletter, Volume 8, n° 1, 1992, págs. 9-10. ILEIA, Kastanjelaan 5, P. O. Box 64, 3830 AB Leusden, Países Baixos.
  • Energy: Careful use of scarce resources“, Gate, n° 2, 1996, 64 págs. GATE, Post Box 5180 D-65726 Eschborn, Alemanha.
  • Quelles solutions énergétiques pour les pays du Sahel?“, Taoufik Budchiche, Echo du Sahel, Volume 1, n° 3, set-out 1993, págs. 6-8. Echo du Sahel, 200 Rue de Salaberry, Joliette, Quebec, Canadá J6E 4G1.
  • Le Soleil: une source d’énergie inépuisable pour le Sahel“, Clode de Guise, Echo du Sahel, Volume 1, n° 3, set-out 1993, págs. 9-12. Echo du Sahel, 200 Rue de Salaberry, Joliette, Quebec, Canadá J6E 4G1.

A Rádio Rural Internacional (Farm Radio International) é uma organização canadense sem fins lucrativos dedicada a apoiar emissoras de rádio em países em desenvolvimento para fortalecer comunidades rurais e a agricultura em pequena escala.

Segundo a organização, o material da Rádio Rural Internacional pode ser copiado ou adaptado para distribuição gratuita ou a preço de custo, com crédito para a Rádio Rural Internacional e para as fontes originais.

Esta versão em português é um trabalho voluntário, independente da organização e oferecido gratuitamente para as emissoras de rádio dos países de língua portuguesa. O texto foi traduzido para o português do Brasil, mas pode ser adaptado com facilidade para o português falado em outras partes do mundo (para dúvidas sobre os termos empregados, utilize o formulário de contato em https://radioruralportugues.wordpress.com/creditos-e-contato/).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s