Spots de rádio: cuide do meio ambiente

Material produzido pela Rádio Rural Internacional em 1° de dezembro de 1992, como parte do pacote de informações n° 27.

Original em inglês disponível em: http://scripts.barza.fm/radio-resource-packs/package-27/look-after-the-natural-environment-radio-spots/.


Roteiro:

N° 1: Conserve as árvores.

(Música tema une-se a sons de serras elétricas e queda de árvores, seguidos por silêncio)

Voz: Cuidado! (ao fundo)

(Árvore cai com ruído ensurdecedor, sons de aves selvagens e silêncio em seguida; som de serra elétrica em funcionamento)

Pedro: Olá, Juan!

Juan: Sim, o que foi?

Pedro: Nada. É que já cortei cinco árvores esta semana. Este negócio é mesmo lucrativo.

Juan: Eu sei. Quanto mais cortamos, mais dinheiro ganhamos. E há pessoas que dizem que este é um mau negócio!

Pedro: Sim. Acho que eles não sabem vender madeira. Minha serra não parou em duas semanas.

Juan: E a minha? A minha quebrou de tanto uso. Mas, fique sabendo, assim que tiver o dinheiro para o conserto, vou continuar cortando árvores, com certeza!

Pedro: Não se preocupe. Vou emprestar o dinheiro para você. É para isso que servem os amigos.

Juan: Ou então me empreste uma das suas serras, já que você tem várias de tanto cortar árvores.

(Serras elétricas, risos)

Locutor: Caro ouvinte, cada árvore derrubada diminui o tempo de vida do ser humano. Se você cortar uma árvore, plante outras duas ou três, para ajudar a preservar esse recurso. Não faça como Juan e Pedro. Eles não estão interessados no futuro da humanidade.


N° 2: Proteja a nossa vida selvagem.

(Música tema)

Juan: Olá, Pedro!

Pedro: O que foi, meu amigo? Você parece muito preocupado!

Juan: Eles me pegaram caçando cabras nas montanhas.

Pedro: E daí? Eu faço isso e eles nunca me disseram nada.

Juan: É verdade, mas muita gente conhece você. Comigo é diferente!

Pedro: É esse o problema? Não se preocupe! Amanhã vou falar com meus primos. Eles são responsáveis pelo escritório do magistrado.

(Música tema)

Locutor: Caro ouvinte, não proteja caçadores ilegais que exploram a vida selvagem. Eles desrespeitam a lei e merecem ser punidos. Não seja cúmplice. Protega a nossa vida selvagem, ela é o nosso patrimônio.


N° 3: Ajude a manter os nossos rios limpos.

(Música tema)

Pedro: Olá, Juan, o que você está fazendo?

Juan: O que mais? Estou terminando este veneno para ir pegar peixe e camarão no rio.

Pedro: Bem, já que você está indo, traga-me um quilo de camarões grandes e eu pago para você aqui. Eu não consegui pegar camarão esta semana. Às vezes é difícil.

Juan: Você diz por causa dos regulamentos?

Pedro: Isso mesmo.

Juan: Não se preocupe. Sempre existe um jeito. Afinal, temos que comer!

(Música tema)

Locutor: Não faça como Pedro e Juan. Quando envenenamos os rios e córregos, estamos envenenando também nossos filhos e os animais. Precisamos cuidar desses recursos e, além disso, é proibido envenenar rios e córregos. Não espere para se queixar mais tarde quando for pego ou ficar doente.


N° 4: Não corte as árvores que crescem ao lado dos cursos d’água.

(Música tema)

Juan: Ouça, Pedro.

Pedro: Hmmmm….

Juan: Por que os córregos estão secando mais cedo? Eu lembro que, no ano passado, nesta mesma época, o meu córrego tinha muita água! Agora só goteja!

Pedro: É claro que ele secou porque você cortou todas as árvores nas suas margens! Por isso agora não há água!

Juan: Não acho que seja por isso que o córrego secou.

Pedro: Hmm. Veja bem! É assim por causa da sua teimosia e das más ideias! O tempo vai mostrar que estou certo. Pare de cortar as árvores nas margens do córrego!

Juan: Como posso fazer isso se não sobraram mais árvores? Eu já cortei todas!

(Música tema)

Locutor: Se você não quer que isso aconteça com você, não corte as árvores nas margens dos rios, córregos e lagos. Essas árvores impedem o escoamento de água e a evaporação.


Créditos:

Estes spots de rádio são uma colaboração de Olmedo E. Carrera Zapata.  Ele é chefe de um centro de produção e pesquisa florestal do Ministério do Desenvolvimento Agrícola, perto da cidade de David, no Panamá.


A Rádio Rural Internacional (Farm Radio International) é uma organização canadense sem fins lucrativos dedicada a apoiar emissoras de rádio em países em desenvolvimento para fortalecer comunidades rurais e a agricultura em pequena escala.

Segundo a organização, o material da Rádio Rural Internacional pode ser copiado ou adaptado para distribuição gratuita ou a preço de custo, com crédito para a Rádio Rural Internacional e para as fontes originais.

Esta versão em português é um trabalho voluntário, independente da organização e oferecido gratuitamente para as emissoras de rádio dos países de língua portuguesa. O texto foi traduzido para o português do Brasil, mas pode ser adaptado com facilidade para o português falado em outras partes do mundo (para dúvidas sobre os termos empregados, utilize o formulário de contato em https://radioruralportugues.wordpress.com/creditos-e-contato/).

Deixe um comentário

