Você e o ambiente: spots de rádio

Material produzido pela Rádio Rural Internacional em 1° de abril de 1996, como parte do pacote de informações n° 40.

Original em inglês disponível em: http://www.farmradio.org/radio-resource-packs/package-40-environmental-issues/you-and-your-environment-radio-spots/.


Roteiro:

N° 1: Plástico prejudica o meio ambiente.

Você sabia que a maior parte do plástico não é biodegradável? Isso significa que ele não se decompõe naturalmente para transformar-se em outro material sem poluir o meio ambiente. Existem 46 tipos diferentes de plásticos e as tecnologias de sua reciclagem não estão bem desenvolvidas.

Tem havido experimentos de produção de algo denominado “plástico biodegradável”, que é parcialmente feito de amido. Mas, quando esse plástico se decompõe, ele produz outras substâncias pouco conhecidas que também poderão prejudicar o meio ambiente.

É importante prestar atenção com o que fazemos com o plástico que usamos todos os dias. A queima de plástico não é uma boa solução porque substâncias tóxicas são liberadas no fogo.

Os contaminantes mais perigosos vêm da geração de vinte produtos químicos diferentes. E a indústria do plástico usa seis desses vinte produtos químicos. O plástico é um produto da civilização atual e precisamos encontrar uma forma de reduzir o seu uso e seu impacto sobre o meio ambiente.


N° 2: Limpeza que contamina.

Quando você limpa a sua casa, você pode estar poluindo o meio ambiente. Por quê?

Porque muitos produtos de limpeza são feitos de substâncias que podem ser perigosas para a sua saúde e para o meio ambiente. Essas substâncias podem atingir as fontes de água e retornar pela torneira para a sua casa.

Uma solução é usar menos detergente e outros produtos de limpeza. Muitas vezes, os fabricantes recomendam usar mais produtos de limpeza que o necessário. É um erro pensar que, quanto mais espuma o produto formar, melhor ele vai limpar. O resultado será o mesmo. Procure também produtos de limpeza que se decomponham naturalmente depois do uso. Eles são chamados de produtos biodegradáveis. Ou escolha a barra de sabão tradicional que é feita de óleos vegetais naturais.


N° 3: Como ganhar mais dinheiro coletando resíduos.

Você sabia que, em média, cada pessoa produz cem quilos de resíduos por ano? A boa notícia é que 90% desses resíduos podem ser reutilizados. Você mesmo pode tentar organizar a reciclagem de resíduos entre os seus vizinhos. Reúna os resíduos e separe em três grandes recipientes de diferentes tipos de resíduos. Em um recipiente, coloque lixo de cozinha, cascas de frutas, sobra de pó de café e folhas secas. Tudo isso pode ser convertido em fertilizante orgânico.

No segundo recipiente, coloque as jarras, plástico e latas usadas. Coloque todos os tipos de papel e papelão no terceiro recipiente. Todos esses materiais podem ser reciclados e reutilizados. Você e os seus vizinhos podem vendê-los e ganhar algum dinheiro extra.


Créditos:

Estes spots foram produzidos pela Rádio WWF em dezembro 1994 e publicados pela WWF Brasil, SHIS EQ QL 6/8 Conjunto E, 2° andar, 71620-430, Brasília DF, Brasil. Roteiros em inglês são disponíveis por meio do Conservation News Service, WWF International, Avenue du Mont Blanc, CH-1196 Gland, Suíça.


A Rádio Rural Internacional (Farm Radio International) é uma organização canadense sem fins lucrativos dedicada a apoiar emissoras de rádio em países em desenvolvimento para fortalecer comunidades rurais e a agricultura em pequena escala.

Segundo a organização, o material da Rádio Rural Internacional pode ser copiado ou adaptado para distribuição gratuita ou a preço de custo, com crédito para a Rádio Rural Internacional e para as fontes originais.

Esta versão em português é um trabalho voluntário, independente da organização e oferecido gratuitamente para as emissoras de rádio dos países de língua portuguesa. O texto foi traduzido para o português do Brasil, mas pode ser adaptado com facilidade para o português falado em outras partes do mundo (para dúvidas sobre os termos empregados, utilize o formulário de contato em https://radioruralportugues.wordpress.com/creditos-e-contato/).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s