As árvores do seu jardim fornecem fertilizante

Material produzido pela Rádio Rural Internacional em 1° de dezembro de 1992, como parte do pacote de informações n° 27.

Original em inglês disponível em: http://www.farmradio.org/radio-resource-packs/package-27/trees-in-your-garden-give-you-fertilizer/.


Observações para as emissoras:

Conteúdo: você pode cultivar o seu próprio fertilizante no seu jardim. Basta plantar fileiras de árvores leguminosas entre os canteiros do seu jardim.


Roteiro:

Você tem um jardim de legumes e verduras, mas não tem fertilizante suficiente? Hoje vamos falar sobre uma ideia especial para os jardineiros ou agricultores que não dispõem de fornecimento de esterco animal como fertilizante para o seu jardim. No Instituto Internacional de Reconstrução Rural (IIRR) nas Filipinas, eles plantam árvores leguminosas entre os canteiros do jardim. As folhas das árvores são agregadas ao solo como fertilizante. Por isso, as árvores são uma fonte de fertilizante disponível no jardim.

Qual a aparência desse jardim? Este é o plano.

  • Cave dois canteiros no jardim, lado a lado. Use o método de escavação dupla para preparar os canteiros. A escavação dupla é feita virando-se o solo superior e misturando-o solto com composto ou cobertura vegetal, soltando-se o subsolo ao mesmo tempo.
  • Plante duas fileiras de árvores leguminosas ao lado desses canteiros. Algumas espécies de árvore recomendadas para esse jardim são Gliricidia sepium, Leucaena leucocephala, Calliandra calothyrsus e Flemengia macrophylla. Estas árvores foram testadas no IIRR com bons resultados. Plante as fileiras de árvores a cerca de um metro de distância dos canteiros do jardim. Elas não deverão fazer sombra sobre o jardim.
  • No outro lado das árvors, cave mais dois canteiros de jardim.
  • Plante em seguida mais duas fileiras de árvores e assim por diante. Duas fileiras de árvores para cada dois canteiros de jardim de um a dois metros quadrados fornecerão folhas verdes suficientes para fertilizar os dois canteiros.

Você precisará esperar um ano depois do plantio das árvores para poder cortá-las e usar as folhas das árvores para fertilizar o solo. Mas você pode ter um jardim no primeiro ano, se quiser. Em outras palavras, no primeiro ano, você cava os canteiros, planta as árvores e pode plantar os seus legumes e verduras, mas não poderá usar as folhas como fertilizante. Você pode começar a usar as folhas quando as árvores tiverem um ano de idade ou quando tiverem três metros de altura ou diâmetro de haste de mais de um centímetro.

Quando as árvores tiverem a idade ou o tamanho certo e cerca de duas semanas antes do plantio do jardim, corte as árvores a cerca de um metro acima do solo. Coloque os ramos cortados, com as folhas, sobre os canteiros do jardim. Deixe-os por dois dias para que as folhas sequem um pouco para fácil remoção dos ramos. Depois agite os ramos ou retire o resto das folhas com as mãos. Espalhe as folhas sobre o canteiro do jardim. Os ramos sem folhas podem ser usados como combustível para a cozinha. Deverá haver pelo menos oito centímetros de folhas que cobrem todo o leito. Cave as folhas no solo, misturando-as com o solo até a profundidade de quinze centímetros. Deixe-as em decomposição por 10 a 14 dias. Plante as verduras e legumes em seguida.

Posteriormente, você pode aparar as árvores sempre que precisar de folhas ou quando as árvores começarem a fazer sombra sobre os canteiros do jardim. Quando você aparar as árvores, sempre deixe um ramo de cada árvore um pouco mais longo que os demais. Isso vai ajudar a garantir a sobrevivência da árvore em caso de tempo seco.

Para que o jardim seja o mais produtivo possível, o Instituto Internacional de Reconstrução Rural sugere o uso de jardinagem biointensiva para esse plano de jardim.

A jardinagem biointensiva inclui as técnicas a seguir:

  1. escavação dupla para preparar os canteiros do jardim;
  2. adição de materiais orgânicos (composto, esterco) ao solo para melhorar a estrutura do solo e fornecer nutrientes para as plantas;
  3. plantio de muitos tipos diferentes de vegetais, especialmente variedades locais; e
  4. uso de controle não químico de pragas.

Para mais informações sobre jardinagem biointensiva e sobre jardinagem com árvores, escreva para o Instituto Internacional de Reconstrução Rural, Silang, Cavite, Filipinas 4118.


Fontes de informação:

Laurito B. Arizala, Diretor de Campo Assistente, Divisão de Pesquisa Operacional de Campo, Instituto Internacional de Reconstrução Rural, Silang, Cavite, Filipinas.

Outras fontes de informação:

  • ILEIA Newsletter, Vol. 5, n° 2, julho de 1989.
  • The Bio-intensive Approach to Small-scale Household Food Production, publicado pelo Instituto Internacional de Reconstrução Rural. Rm. 38 Elena Apartments, 512 Romero Salas St., Ermita, Manila, Filipinas ou 1775 Broadway, Nova Iorque NY 10019, Estados Unidos.

A Rádio Rural Internacional (Farm Radio International) é uma organização canadense sem fins lucrativos dedicada a apoiar emissoras de rádio em países em desenvolvimento para fortalecer comunidades rurais e a agricultura em pequena escala.

Segundo a organização, o material da Rádio Rural Internacional pode ser copiado ou adaptado para distribuição gratuita ou a preço de custo, com crédito para a Rádio Rural Internacional e para as fontes originais.

Esta versão em português é um trabalho voluntário, independente da organização e oferecido gratuitamente para as emissoras de rádio dos países de língua portuguesa. O texto foi traduzido para o português do Brasil, mas pode ser adaptado com facilidade para o português falado em outras partes do mundo (para dúvidas sobre os termos empregados, utilize o formulário de contato em https://radioruralportugues.wordpress.com/creditos-e-contato/).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s