Bancos abrem para pequenos negócios

Material produzido pela Rádio Rural Internacional em 1° de julho de 1998, como parte do pacote de informações n° 49.

Original em inglês disponível em: http://www.farmradio.org/radio-resource-packs/package-49-the-power-of-co-operatives/banks-open-for-small-business/.


Observações para as emissoras:

Embora os empréstimos no seu país sejam feitos em moeda local, os números indicados neste roteiro são equivalentes em dólares norte-americanos.

Tente fornecer aos seus ouvintes algumas informações específicas sobre instituições locais de microcrédito. A lista anexa a este roteiro pode ajudar você a localizar algumas agências na sua região.


Roteiro:

Hoje vou pedir a você que use sua imaginação e sonhe um pouco.

Imagine que você tenha a oportunidade de tomar emprestado um pequeno valor em dinheiro. Agora pense como você poderia usar esse dinheiro para melhorar o seu negócio.

Se você for agricultor, poderá considerar o plantio de um novo produto. Por exemplo, se você cultiva batatas, poderá comprar e plantar sementes de outro produto que possa ser colhido antes ou depois das batatas. Esta é uma forma de ganhar mais dinheiro e em outra época do ano.

Ou você poderá usar o empréstimo para comprar uma vaca ou outro animal. Se você comprar uma vaca, pode usar parte do leite para agregar nutrientes à alimentação da sua família. E você pode vender o resto do leite para fazer algum dinheiro.

Talvez você esteja vendendo frutas e legumes no mercado ou no acostamento da estrada. Uma forma de ampliar os negócios seria construir uma barraca ou um pequeno galpão para proteger o seu produto do sol e da chuva.

Se você for costureira, poderá comprar alguns materiais novos e bonitos com o dinheiro emprestado. Se você for um carpinteiro, poderá comprar algumas ferramentas novas. Uma nova ferramenta poderá ajudar você a trabalhar mais rápido e gerar mais produtos para venda em um tempo mais curto. Seja qual for o seu negócio, ter um pouco de dinheiro a mais pode ser útil porque dá a você maior poder de barganha. Se você pagar com dinheiro, pode decidir comprar os produtos de que precisar da pessoa que estiver pedindo o preço mais baixo. Você pode também comprar muitos produtos de uma vez, o que reduz o preço por item.

Se você não tiver um negócio ou renda fixa, o empréstimo poderá ajudar você a começar um negócio pela primeira vez. Você poderá começar um pequeno negócio de fabricação de sabão. Você poderá fabricar sapatos. As possibilidades são infinitas.

Mas, agora, pense na sua própria situação. Parece fora da realidade pensar em tomar dinheiro emprestado? A menos que você já tenha algum dinheiro guardado, conseguir empréstimo normalmente é difícil, quando não impossível. A maior parte dos bancos não vai emprestar dinheiro se você já não tiver um pouco de dinheiro, terra ou outra coisa de valor que você concorde em dar a eles se não puder pagar o empréstimo.

Mas isso não vale para todos os bancos. Em alguns lugares, existem bancos que emprestam dinheiro mesmo se você não tiver nada. Isso mesmo. Esses bancos não exigem que você tenha terras ou uma casa cara antes de tomar dinheiro emprestado. Na verdade, às vezes, quanto mais pobre você é, mais dispostos eles estão a emprestar dinheiro. Esses bancos sabem como é importante o seu negócio, mesmo se for muito pequeno. E eles sabem que podem confiar em você para pagar o empréstimo.

Bancos que emprestam dinheiro para pessoas pobres trabalham de formas diferentes e têm nomes diferentes. Alguns são denominados uniões de crédito. Alguns são operados por organizações sem fins lucrativos, outros por grandes bancos. Eles emprestam um pouco de dinheiro para cada pessoa ou grupo de pessoas. Eles não operam como os grandes bancos comerciais que trabalham apenas em busca de grandes lucros.

Esses bancos fazem pequenos empréstimos porque sabem que os pequenos negócios são uma parte muito importante da economia. Eles querem apoiar você e o trabalho deles é ajudar a desenvolver o seu negócio.

Existem diversas formas de operação desses bancos. Alguns deles emprestam dinheiro para indivíduos. Alguns emprestam dinheiro para grupos de pessoas. Neste caso, se quiser tomar dinheiro emprestado, você precisa primeiro encontrar três ou quatro amigos ou vizinhos. Então você pode tomar dinheiro emprestado como um grupo. Cada membro do grupo recebe parte do empréstimo e cada pessoa pode usar o dinheiro que conseguir para o seu próprio negócio. Mas, se um membro não puder fazer o pagamento, as outras pessoas do grupo precisam reunir-se e pagar o valor devido. O grupo então trabalha entre si para conseguir o dinheiro de volta do membro que não pagou.

Alguns desses bancos oferecem muito mais que só o empréstimo. Eles também fornecem conselhos comerciais e treinamento aos tomadores de empréstimos. Eles ajudam a tomar decisões sobre como gastar o dinheiro da melhor forma possível.

Aqui está o exemplo de uma mulher da África do Sul que coloca o seu empréstimo de um desses bancos em bom uso.

O seu nome é Faith Moshiamonyane. Faith não tinha muito dinheiro. Ela morava em uma cabana com dois quartos. Ela sustentava a sua família vendendo arranjos de flores de plástico. Mas o seu sonho sempre foi de usar flores de verdade. Quando ela soube de um programa de empréstimo local, ela entrou imediatamente.

Primeiro, ela tomou emprestados 140 dólares. Com esse empréstimo, ela correu atrás do seu sonho. Ela comprou um grande lote de flores de verdade e as usou para fazer muitos arranjos de flores bonitos. Faith ganhou muito dinheiro vendendo essas flores. Com o dinheiro, ela pôde mudar-se para uma loja grande em uma estrada movimentada. Ela levou doze meses para pagar o empréstimo.

Quando pagou o empréstimo, ela pediu e recebeu um segundo empréstimo maior, de duzentos dólares. Com esse empréstimo, ela comprou cartões de visita anunciando os seus arranjos de flores para casamentos e funerais. Com todos os novos clientes que entraram em contato com ela devido aos cartões de visita, ela vendeu ainda mais flores e ganhou mais dinheiro.

Faith ficou muito orgulhosa por conseguir ampliar os seus negócios e ganhar dinheiro suficiente para pagar a educação da filha na escola de enfermagem.

Esta é a história de apenas uma mulher. Milhões de outros pequenos comerciantes fizeram seus sonhos tornar-se realidade com pequenos empréstimos. Qual é o seu sonho?

Novos equipamentos agrícolas? Não permita que a falta de dinheiro afaste você de tentar atingir seus objetivos comerciais.

Agora você sabe sobre os empréstimos para pequenos negócios. A próxima etapa é descobrir como você pode entrar em um programa de pequenos empréstimos e conseguir o crédito que você merece.


Créditos:

Este roteiro foi escrito por Jennifer Pittet, Editora Gerente, Rádio Rural Internacional, Toronto, Canadá. Revisão: Barbara Calvin, Diretora de Operações Internacionais, Calmeadow.

Fontes de informação:

An introduction to microcredit and microfinance, Barbara Calvin, 1996, Calmeadow, Toronto, Canadá.

Informações adicionais:

Encontra-se a seguir uma lista de instituições que fornecem serviços financeiros para pequenas empresas.

A lista é condensada da publicação Sustainable Banking with the Poor, 1996, editada pelo Banco Mundial, ASTHR/AGRPW, 1818 H Street, N. W. Washington DC 20433, Estados Unidos.

África

País Instituição
África do Sul Get Ahead Foundation
África do Sul Women’s Development Banking
Botsuana BOSCCA (Botswana Savings and Credit Association)
Botsuana Botswana Cooperative Bank
Camarões Opportunities Industrialization Centers International
Chade OXFAM
Egito Egyptian Small Enterprise Development
Etiópia ActionAid
Etiópia Gemini Trust
Gâmbia AFET (Association of Farmers, Educators and Traders)
Gâmbia GRUDA (Gambia Rural Development Agency)
Gana African Development Foundation
Gana CUA (Ghana Cooperative Credit Union Association)
Gana 31st December Women’s Movement
Gana Women’s Revolving Loan Fund (Ghana)
Lesoto Village Workshop and Revolving Fund Project
Libéria LCUNA (Liberia Credit Union National Association)
Maláui WWBMA (Women’s World Banking Malawi)
Maláui SEDOM (Small Enterprises Development Organisation of Malawi
Nigéria DEC (Development Exchange Centre)
Nigéria Waste to Wealth
Nigéria FADU (Farmers’ Development Union)
Quênia CARE (WED)
Quênia Kenya Rural Enterprise Program
Quênia Women’s Finance Trust (WWB)
Ruanda DUTERIEMBERE (WWB)
Serra Leoa Yoni Rural Bank
Suazilândia ISWFT (Inbita Swaziland Women’s Finance Trust)
Sudão Savings and Social Development Bank
Tanzânia Tree Crops Project (Cooperative and Rural Development Bank)
Tanzânia Tanzania Housing Bank
Tanzânia Mennonite Econonic Development Association
Uganda FORUD (Foundation for Rural Development)
Uganda Rural Farmers Scheme ? Uganda Comm. Bank
Zâmbia WFTZ (Women’s Finance Trust of Zambia, Limited)
Zimbábue Collective Self?Finance Scheme
Zimbábue Social Development Fund: Social Dimensions Fund
Zimbábue Zimbabwe Women’s Finance Trust, Limited

Ásia

País Instituição
Bangladesh Bangladesh Rural Advancement Committee
Bangladesh Proshika Manabik Unnayan Kendra
Camboja Association of Cambodian Local Economic Development Agencies
Camboja GRET
Camboja UNICEF
Filipinas Alalay Sa Kaunlaran sa Gitnang Luzon, Inc. (ASKI)
Filipinas Ayala Foundation
Filipinas CARD (Center for Agriculture and Rural Development)
Filipinas Microfinance Standards Coalition Secretariat
Filipinas IIRR (International Institute for Rural Reconstruction)
Índia AWAKE (Association of Women Entrepreneurs in Karnataka)
Índia Bridge Foundation
Índia Working Women’s Forum
Índia AKRSP (Aga Kahn Rural Support Programme)
Índia SEWA (Self Employed Women’s Association Cooperative Bank)
Indonésia Bank Bukopin, Cooperative Rural Finance Program
Indonésia BRI Unit Desa (Bank Rakyat Indonesia)
Indonésia Yayasan Indonesia Sejahtara
Laos MED
Malásia CUPC (Credit Union Promotion Club)
Malásia Bank Negara
Nepal Grameen Bank, Nepal
Nepal SFDP (Small Farmers Development Program) ? Dhading
Nepal PCRW (Production Credit for Rural Women)
Papua-Nova Guiné FESALOS (Federation of Savings and Loan Societies)
Paquistão ADBP (Agricultural Development Bank of Pakistan)
Sri Lanka Sarvodaya
Sri Lanka People’s Rural Development Association
Sri Lanka The Women’s Bank in Sri Lanka
Tailândia BAAC (Bank for Agriculture and Agricultural Cooperatives)
Tailândia Foundation for Integrated Agricultural Management

América Central e Antilhas

País Instituição
Barbados Barbados Co-op Credit Union League
Belize Belize Credit Union League
Jamaica Self Start Fund
Jamaica Jamaica Co-op Credit Union League
Jamaica Friends of Women’s World Banking
Trinidad e Tobago Co-operative Credit Union League of Trinidad & Tobago

A Rádio Rural Internacional (Farm Radio International) é uma organização canadense sem fins lucrativos dedicada a apoiar emissoras de rádio em países em desenvolvimento para fortalecer comunidades rurais e a agricultura em pequena escala.

Segundo a organização, o material da Rádio Rural Internacional pode ser copiado ou adaptado para distribuição gratuita ou a preço de custo, com crédito para a Rádio Rural Internacional e para as fontes originais.

Esta versão em português é um trabalho voluntário, independente da organização e oferecido gratuitamente para as emissoras de rádio dos países de língua portuguesa. O texto foi traduzido para o português do Brasil, mas pode ser adaptado com facilidade para o português falado em outras partes do mundo (para dúvidas sobre os termos empregados, utilize o formulário de contato em https://radioruralportugues.wordpress.com/creditos-e-contato/).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s