Os muitos usos da alumã

Material produzido pela Rádio Rural Internacional em 1° de outubro de 1997, como parte do pacote de informações n° 29.

Original em inglês disponível em: http://www.farmradio.org/radio-resource-packs/package-46/the-many-uses-of-bitter-leaf/.


Roteiro:

A alumã (Vernonia amygdalina) é uma planta amplamente utilizada nos países tropicais, especialmente na parte sul da Nigéria. Essa pequena planta perene cresce bem na estação seca e chuvosa e possui muitos usos.

As mulheres da área urbana e rural ganham renda extra vendendo as folhas no mercado. Elas precisam lavar as folhas para remover o amargor antes de vendê-las. A alumã é deliciosa em sopas e agrega sabor ao cozimento de alimentos frescos.

Ela é resistente à doença. Durante a estação seca, quando a forragem é escassa, a alumã é um bom alimento para as cabras. Você pode também usar a alumã para fazer uma cerca para o seu jardim ou plantá-la intercalada na forma de flor e podá-la como as outras flores.


Créditos:

Artigo de Samuel Ugochukwu, Nigéria.


A Rádio Rural Internacional (Farm Radio International) é uma organização canadense sem fins lucrativos dedicada a apoiar emissoras de rádio em países em desenvolvimento para fortalecer comunidades rurais e a agricultura em pequena escala.

Segundo a organização, o material da Rádio Rural Internacional pode ser copiado ou adaptado para distribuição gratuita ou a preço de custo, com crédito para a Rádio Rural Internacional e para as fontes originais.

Esta versão em português é um trabalho voluntário, independente da organização e oferecido gratuitamente para as emissoras de rádio dos países de língua portuguesa. O texto foi traduzido para o português do Brasil, mas pode ser adaptado com facilidade para o português falado em outras partes do mundo (para dúvidas sobre os termos empregados, utilize o formulário de contato em https://radioruralportugues.wordpress.com/creditos-e-contato/).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s