Neem protege os grãos armazenados

Material produzido pela Rádio Rural Internacional em 1° de julho de 1993, como parte do pacote de informações n° 29.

Original em inglês disponível em: http://www.farmradio.org/radio-resource-packs/package-29/neem-protects-stored-grain/.


Observações para as emissoras:

Conteúdo: Folhas de neem retiradas diretamente das árvores podem ser empregadas para manter os insetos pragas afastados dos grãos armazenados.


Roteiro:

O uso de folhas de neem é uma forma simples e gratuita de manter os insetos pragas fora dos cestos, sacos, caixas e potes onde você guarda os seus grãos. Os agricultores da Índia e de outros lugares onde crescem árvores de neem vêm utilizando folhas de neem para proteger grãos armazenados há séculos.

Coloque uma camada fina com cerca de 1,5 centímetros de folhas de neem frescas no fundo de qualquer recipiente que você use para armazenar grãos. Coloque em cima uma camada de grãos secos ao sol com cerca de trinta centímetros de espessura. Em seguida, coloque outra camada fina de neem e, sobre ela, mais trinta centímetros de grãos. Continue alternando uma camada fina de folhas de neem com uma camada mais espessa de grãos até o topo do recipiente. Feche em seguida. Os seus grãos estarão livres de insetos.

Você pode também usar folhas de neem secas e moídas para proteger os grãos. Seque as folhas na sombra. Elas manterão a sua cor verde, o que demonstra que ainda podem afastar os insetos. Moa em seguida as folhas em um pó com um pilão e almofariz.

Na Índia, alguns agricultores misturam esse pó de folhas de neem verdes secas com argila e água. Eles usam cerca de dez gramas de pó por quilo de argila. Então eles usam água suficiente para fazer uma massa pegajosa e empregam a massa para cobrir o lado interno dos seus recipientes de armazenagem de grãos.

Depois que a massa de neem seca, eles colocam uma camada de folhas de neem secas à sombra sobre todo o fundo do recipiente. Em seguida, eles enchem o recipiente com grãos. Depois eles colocam outra camada de folhas de neem secas por cima e fecham o recipiente.

Este método simples é uma forma eficaz de proteger contra os insetos daninhos por um ano inteiro. Mas os grãos secos que você armazena precisam estar livres de pragas quando forem colocados no recipiente. Caso contrário, a proteção não vai funcionar.

Outro método que vem sendo utilizado há séculos é misturar folhas de neem em pó com grãos armazenados em sacos. Misture um ou dois quilos de pó de folha de neem com cada cem quilos de sementes.

Os seus sacos de sementes estarão seguros por cerca de seis meses.

O pó de neem não afeta o sabor nem o aroma dos grãos e é seguro para comer.

As árvores de neem crescem rapidamente, são fortes e têm bons resultados mesmo em solo pobre e pedregoso. Se você tiver árvores de neem por perto ou plantar algumas em volta da sua casa, você terá uma fonte gratuita de controle de pragas de grãos armazenados.


Créditos:

Fontes de informação:

  1. Venkataramani, Correspondente Agrícola, The Hindu, Kasturi Buildings, Anna Salai, Madras 600002, Índia.
  2. Dr. Ramesh C. Saxena, Instituto Internacional de Pesquisas em Arroz, P. O. Box 933, Manila, Filipinas.
  3. Dr. A. Abdul Kareem, Instituto Internacional de Pesquisas em Arroz, P. O. Box 933, Manila, Filipinas.

A Rádio Rural Internacional (Farm Radio International) é uma organização canadense sem fins lucrativos dedicada a apoiar emissoras de rádio em países em desenvolvimento para fortalecer comunidades rurais e a agricultura em pequena escala.

Segundo a organização, o material da Rádio Rural Internacional pode ser copiado ou adaptado para distribuição gratuita ou a preço de custo, com crédito para a Rádio Rural Internacional e para as fontes originais.

Esta versão em português é um trabalho voluntário, independente da organização e oferecido gratuitamente para as emissoras de rádio dos países de língua portuguesa. O texto foi traduzido para o português do Brasil, mas pode ser adaptado com facilidade para o português falado em outras partes do mundo (para dúvidas sobre os termos empregados, utilize o formulário de contato em https://radioruralportugues.wordpress.com/creditos-e-contato/).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s