Alimentos nutritivos são importantes para todos os bebês, ricos ou pobres

Material produzido pela Rádio Rural Internacional em 1° de julho de 2006, como parte do pacote de informações n° 78.

Original em inglês disponível em: http://www.farmradio.org/radio-resource-packs/package-78/nutritious-foods-are-important-for-all-babies-rich-or-poor/.


Observações para as emissoras:

A nutrição infantil é de importância fundamental. Os bebês precisam exclusivamente de leite materno nos primeiros seis meses de vida. Depois que eles completarem seis meses de idade, diversos outros alimentos nutritivos podem ser introduzidos, mantendo-se a amamentação. Este é o conselho de especialistas em saúde, locais e internacionais, que estudaram as necessidades dos recém-nascidos. Mesmo assim, este conselho nem sempre é seguido. Mais de dez milhões de crianças com menos de cinco anos morrem todos os anos. A má nutrição é um fator que contribui para mais da metade dessas mortes. Vinte por cento das mortes precoces na infância poderiam ser evitadas se essas simples instruções de alimentação fossem seguidas.

Para adaptar este roteiro à sua situação local, pense em quem você poderia entrevistar. Talvez alguém do ministério nacional da saúde ou outra agência de saúde, ou talvez um médico ou enfermeira especializada em assistência e alimentação de bebês.


Roteiro:

Apresentador: Bem-vindo ao nosso programa! É quinta de manhã outra vez! A nossa convidada de hoje é do Conselho Nacional de Nutrição da Suazilândia. Ao final do programa de hoje, vamos saber como cuidar da saúde do nosso recurso mais precioso – nossas crianças – dando a elas os alimentos certos. Vou agora pedir à nossa convidada que se apresente e introduza o seu tema.

Convidada: Bom dia, ouvinte! Sou __________ do Conselho Nacional de Nutrição da Suazilândia (nota do editor: use entrevistado(a) local). Hoje vou falar sobre a importância da boa nutrição de todos os nossos bebês, independentemente da situação econômica da família onde eles nasceram.

Apresentador: É sobre isso que __________ vai falar. Vamos nos preparar para ouvir que o Conselho Nacional de Nutrição da Suazilândia (use entrevistado(a) local) tem a dizer.

Intervalo musical

Convidada: Vou começar contando a história de dois amigos: Joyce e Miriam. Joyce e Miriam eram grandes amigas. Os seus bebês nasceram com dois meses de diferença. Joyce era rica e podia comprar tudo o que o bebê precisava, mas Miriam estava lutando com consciência para conseguir os alimentos a serem fornecidos para a sua família. As duas amigas participaram de visitas pré-natal durante a gravidez. Ambas foram instruídas sobre a importância de fornecer diferentes alimentos nutritivos aos bebês após os seis meses de idade.

Joyce não seguiu as palestras com seriedade. Ela achava que a amamentação e a preparação de uma série de alimentos nutritivos eram para quem não podia comprar cereais processados e alimentos formulados. Ela não amamentou o seu bebê e introduziu cereais processados quando o bebê tinha seis semanas de idade. Miriam, por outro lado, seguiu os conselhos. Ela amamentou o seu bebê exclusivamente nos primeiros seis meses de vida. Depois de seis meses, ela deu ao seu bebê uma série de outros alimentos, mantendo a amamentação. O seu bebê cresceu bem e muito saudável. Joyce continuou a fornecer cereais ao seu bebê mesmo depois que a criança tinha seis meses de idade. Ela nunca preparou alimentos para o seu bebê além dos cereais, que ela misturou com água ou fórmulas de leite. O seu bebê desenvolveu erupções em todo o corpo e sofreu resfriados recorrentes. Miriam tentou convencer sua amiga a preparar uma série de alimentos nutritivos para o seu bebê, mas Joyce não cedeu. Ela achava que os cereais e alimentos formulados eram a melhor alimentação para os bebês nascidos em famílias ricas. O bebê de Joyce acabou com má nutrição, enquanto Miriam criava um bebê forte e saudável.

Intervalo musical

Convidada: A partir dessa história, eu gostaria de ressaltar a importância de fornecer alimentos nutritivos e leite materno para os bebês, independentemente da sua situação econômica. Se você for pobre, lute para dar o melhor para o seu bebê, como fez Miriam. Se você for rica, compre alimentos nutritivos para o seu bebê, pois cereais e alimentos formulados não são suficientes. Dê o melhor para o seu bebê!

Apresentador: Dê o melhor para o seu bebê! Espero que essas sábias palavras sirvam de orientação para você na criação dos seus bebês.

Intervalo musical curto

Apresentador: Obrigado, __________. Com a sua história, aprendemos que o fornecimento aos bebês de diversos alimentos nutritivos é a melhor forma de mantê-los saudáveis, independentemente se a família é rica ou pobre.

O nosso tempo está acabando. __________ vai se despedir dos nossos ouvintes antes do final do programa.

Convidada: Obrigada pela audiência. Espero que você tenha aprendido sobre esse tema. Obrigada a __________ por me convidar a vir ao programa. Até a próxima!

Apresentador: Obrigado pela audiência. Sou __________. Sintonize na próxima semana, quando os nossos convidados vão falar sobre (insira o tema do seu próximo programa).


Créditos:

Contribuição de Ncamsile Makhanjane, enfermeira parteira e coordenadora de micronutrientes, Conselho Nacional de Nutrição da Suazilândia, Mbabane, Suazilândia.

Revisão: Thulani Mphosa, nutricionista, Escritório de Supervisão de Nutrição e Alimentação de Crianças e Bebês, Conselho Nacional de Nutrição da Suazilândia, Mbabane.


A Rádio Rural Internacional (Farm Radio International) é uma organização canadense sem fins lucrativos dedicada a apoiar emissoras de rádio em países em desenvolvimento para fortalecer comunidades rurais e a agricultura em pequena escala.

Segundo a organização, o material da Rádio Rural Internacional pode ser copiado ou adaptado para distribuição gratuita ou a preço de custo, com crédito para a Rádio Rural Internacional e para as fontes originais.

Esta versão em português é um trabalho voluntário, independente da organização e oferecido gratuitamente para as emissoras de rádio dos países de língua portuguesa. O texto foi traduzido para o português do Brasil, mas pode ser adaptado com facilidade para o português falado em outras partes do mundo (para dúvidas sobre os termos empregados, utilize o formulário de contato em https://radioruralportugues.wordpress.com/creditos-e-contato/).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s