Spots de rádio sobre o controle integrado de pragas

Material produzido pela Rádio Rural Internacional em 1° de abril de 1993, como parte do pacote de informações n° 28.

Original em inglês disponível em: http://www.farmradio.org/radio-resource-packs/package-28/integrated-pest-management-radio-spots/.


Roteiro:

N° 1: O que é uma praga?

O que é uma praga? Uma praga é uma criatura que causa danos às safras. Uma das coisas mais importantes que um agricultor pode aprender é que nem todos os insetos são pragas. Muitos insetos comem outros insetos. Eles são chamados de insetos amigos ou benéficos, pois ajudam a controlar os insetos que realmente causam danos às safras. Assim, quando você começar a pensar em controle de pragas, lembre-se: nem todos os insetos são pragas. Alguns insetos ajudam os agricultores.

N° 2: Pesticidas químicos podem causar problemas.

Muitos agricultores atualmente usam apenas pesticidas químicos para controlar as pragas. No começo, eles conseguem bons resultados. Mas os pesticidas químicos não matam só as pragas daninhas. Eles também matam muitos dos insetos amigos que ajudam a controlar essas pragas. Por isso, os agricultores precisam gastar mais dinheiro e usar mais pesticidas para fazer o trabalho que os insetos amigos antes vinham fazendo. Os pesticidas químicos também tendem a matar os insetos mais fracos. As pragas mais fortes sobrevivem e produzeam uma geração ainda mais forte de pragas que podem resistir ao pesticida.

N° 3: Evite que os insetos tornem-se pragas.

A boa administração da produção é uma das melhores formas de reduzir os problemas com pragas. Por exemplo, se você fertilizar bem o solo, as plantas vão conseguir todos os nutrientes de que precisam. Se elas conseguirem todos os nutrientes de que precisam, vão permanecer saudáveis e resistentes a pragas. A seleção de boas sementes é outra forma de garantir que as safras possam resistir às pragas. E a rotação de safras dificulta a permanência das pragas no mesmo local ano após ano. Todas essas práticas ajudam a evitar que os insetos se tornem um problema.

N° 4: Diversifique.

Se você plantar muitos produtos e variedades de produtos diferentes no seu campo ou jardim, os insetos pragas vão causar menos dano para as safras. A maior parte das pragas prefere comer apenas um ou dois produtos. Se você plantar uma área grande com um produto que elas gostam de comer, elas podem encontrar o produto com facilidade e comer muito. Mas, se você plantar vários produtos diferentes em áreas pequenas ou fileiras ao lado de outros produtos, fica mais difícil para as pragas encontrar os produtos que elas gostam de comer. Na floresta, você pode ver que existem muitos tipos diferentes de árvores e plantas e muito pouco dano por pragas.

N° 5: Mantenha as plantas saudáveis para que elas resistam às pragas.

Plantas saudáveis resistem às pragas. Plantas bem alimentadas podem construir defesas contra as pragas, da mesma forma que as pessoas bem alimentadas são menos propensas a ficar doentes. Para alimentar bem as plantas, você precisa alimentar o solo onde elas crescem. Algumas das melhores formas de alimentar o solo são a adição de composto e esterco e o cultivo de produtos de adubação verde e árvores que fixam nitrogênio.


A Rádio Rural Internacional (Farm Radio International) é uma organização canadense sem fins lucrativos dedicada a apoiar emissoras de rádio em países em desenvolvimento para fortalecer comunidades rurais e a agricultura em pequena escala.

Segundo a organização, o material da Rádio Rural Internacional pode ser copiado ou adaptado para distribuição gratuita ou a preço de custo, com crédito para a Rádio Rural Internacional e para as fontes originais.

Esta versão em português é um trabalho voluntário, independente da organização e oferecido gratuitamente para as emissoras de rádio dos países de língua portuguesa. O texto foi traduzido para o português do Brasil, mas pode ser adaptado com facilidade para o português falado em outras partes do mundo (para dúvidas sobre os termos empregados, utilize o formulário de contato em https://radioruralportugues.wordpress.com/creditos-e-contato/).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s