Economize água: aplique água diretamente às raízes das plantas e use água servida para irrigação

Material produzido pela Rádio Rural Internacional em 1° de dezembro de 1992, como parte do pacote de informações n° 27.

Original em inglês disponível em: http://www.farmradio.org/radio-resource-packs/package-27/conserve-water-apply-water-directly-to-plant-roots-use-waste-for-irrigation/.


Observações para as emissoras:

Conteúdo:  Quando a água é escassa, você precisa usar ao máximo cada gota.  Você pode economizar água aplicando-a diretamente às raízes das plantas e usando água servida para irrigação.


Roteiro:

Em tempos de seca, os agricultores precisam lutar para usar ao máximo a água disponível. Nada pode ser desperdiçado. Aqui estão duas dicas sobre conservação da umidade para manter os seus jardins verdes.

A primeira forma é aplicar a água diretamente às raízes das plantas. A segunda é usar água servida para irrigar a sua produção.

Aplicação da água diretamente às raízes das plantas:

Vamos falar sobre como regar as plantas com eficiência. Apenas uma pequena parte da água que cai sobre um campo realmente atinge as raízes das plantas. Talvez apenas duas de cada cem gotas atinjam as raízes das plantas. O restante da água é perdido com a evaporação ou escoamento. Aqui está uma forma de fazer com que mais água chegue às raízes, onde as plantas podem fazer uso dela para crescer. Use irrigação por gotejamento ou jarro.

Você pode fazer irrigadores por gotejamento com jarras, latas ou garrafas plásticas. Limpe os recipientes, especialmente se eles estiverem oleosos. Faça quatro pequenos buracos perto da base do recipiente com uma agulha quente e fina. Enterre parcialmente os recipientes com suas tampas para cima, entre as fileiras em posição vertical. Enterre os recipientes no solo até a profundidade de cinco a quinze centímetros, dependendo se as plantas possuem raízes rasas ou profundas. Depois plante mudas ou sementes.

Enquanto as sementes estiverem germinando, regue suavemente o solo. Quando as plantas estiverem firmes, encha os recipientes com água uma vez por semana ou conforme o necessário. A água vai gotejar lentamente através dos orifícios no fundo até o solo, perto das raízes.

Vasos de argila porosos, ou seja, sem esmalte, também são bons irrigadores por gotejamento, pois a água pode passar através dos potes até o solo. Você pode usar vasos de argila da mesma forma que usa os outros recipientes.

Adicione um pouco de esterco líquido ou chá de composto aos recipientes uma vez por semana. A adição de esterco ou chá de composto à água faz com que ela se torne uma bebida nutritiva para as plantas. Isso também torna a evaporação mais lenta.

Uso de água servida para irrigação:

A segunda forma de conservar água é garantir que a água usada para outros fins também seja usada para as plantas. Você pode irrigar a sua produção com água que foi usada para banho, lavagem de pratos ou lavagem de roupas. A água servida também é chamada de água cinza. Sabão demais é ruim para as plantas. Por isso, use água de enxágue e não a primeira água com sabão. Mas água com sabão livre de substâncias químicas prejudiciais poderá ser usada para arbustos e árvores grandes.

Aqui estão algumas dicas para o uso da água servida:

  • Lave os pratos em uma bacia e não na própria pia. Limpe bem os pratos, retirando restos de alimentos e gordura antes de lavá-los.
  • Se você lavar os pratos na pia, coloque um balde ou tigela embaixo da pia. Desconecte o sifão embaixo da pia. A água cinza da saída vai fluir para o balde.
  • Quando tomar banho, leve um balde com você para pegar água no chuveiro.
  • Depois de usar a banheira, não retire o tampão. Pegue um balde ou tigela para carregar a água para o seu jardim.

Cuidados com a água servida:

Usar água servida é uma boa forma de economizar água, mas você precisa ter cuidado com a forma de uso, ou ela poderá fazer mais mal do que bem. Aqui estão algumas regras sobre água servida:

  • Use água cinza somente para plantas crescidas. Plantas crescidas podem resistir melhor a impurezas como sabão e óleo que mudas jovens e sementes em germinação. Use apenas água limpa sobre as mudas jovens e as sementes em germinação.
  • A água cinza é alcalina. Por isso, não a use sobre plantas que gostam de ácidos, como cítricos.
  • Não deixe que a água cinza toque nas folhas das plantas. Tome cuidado para aplicá-la somente à base das plantas.
  • Não use água cinza para vegetais folhosos, nem para produtos em raízes. Se você praticar irrigação por gotejamento no seu jardim, use apenas água de enxágue limpa.
  • Alterne água cinza com água limpa do poço ou da torneira durante a rega.
  • As áreas que receberem água cinza deverão ser cobertas com uma camada grossa de adubo vegetal. O adubo vegetal reduz a evaporação da água.
  • Produtos que contêm alvejante farão mal às plantas. Nunca regue as suas plantas com água que contenha alvejante.

Fontes de informação:

Gardening in times of drought, publicado pela Food Gardens Unlimited, P. O. Box 41250, Craighall, Joanesburgo 2024, África do Sul.


A Rádio Rural Internacional (Farm Radio International) é uma organização canadense sem fins lucrativos dedicada a apoiar emissoras de rádio em países em desenvolvimento para fortalecer comunidades rurais e a agricultura em pequena escala.

Segundo a organização, o material da Rádio Rural Internacional pode ser copiado ou adaptado para distribuição gratuita ou a preço de custo, com crédito para a Rádio Rural Internacional e para as fontes originais.

Esta versão em português é um trabalho voluntário, independente da organização e oferecido gratuitamente para as emissoras de rádio dos países de língua portuguesa. O texto foi traduzido para o português do Brasil, mas pode ser adaptado com facilidade para o português falado em outras partes do mundo (para dúvidas sobre os termos empregados, utilize o formulário de contato em https://radioruralportugues.wordpress.com/creditos-e-contato/).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s