Quando um inseto é uma praga?

Material produzido pela Rádio Rural Internacional em 1° de abril de 1993, como parte do pacote de informações n° 28.

Original em inglês disponível em: http://www.farmradio.org/radio-resource-packs/package-28/when-is-an-insect-a-pest/.


Observações para as emissoras:

Conteúdo:  Um inseto é uma praga quando a quantidade de danos que ele causa às plantas justifica o gasto de dinheiro para o seu controle.


Roteiro:

O que a palavra “praga” significa para você? Muitos agricultores acham que todos os insetos são pragas.

Aqui está uma ideia diferente sobre pragas. Insetos tornam-se pragas somente quando causam danos suficientes à sua produção a ponto de fazerem você perder dinheiro. É nesse momento que você deverá considerar o uso de um método de controle de pragas.

Vamos analisar o que isso significa.

Imagine que haja alguns insetos nas suas cebolas. Eles comem três cebolas. Imagine que essas três cebolas valham um dólar no mercado. Os insetos estão comendo um dólar do seu lucro. Se eles comerem um dólar do seu lucro, não faz sentido gastar mais de um dólar no seu controle.

Custaria, por exemplo, dois dólares para pulverizar produtos químicos sobre o campo de cebolas. Você gastaria dois dólares para impedir que os insetos comam três cebolas que valem um total de um dólar. Então, na verdade, você estaria perdendo dinheiro.

O ponto a destacar é que alguns poucos insetos pragas no campo não podem causar muitos danos. Não entre em pânico achando que você precisa pulverizar produtos químicos porque viu alguns insetos no seu campo. É preciso haver um certo número mínimo de insetos que causem uma certa quantidade de dano, antes que eles se tornem um problema real.

Verifique a quantidade de danos que os insetos estão causando e decida se eles justificam ou não o dinheiro a ser gasto no seu controle. Colher algumas cebolas ou repolhos danificados pode não ser muito sério; você sempre pode guardar estes para a sua família.

Agora você conhece uma outra forma de descobrir quando um inseto é uma praga. Um inseto é uma praga quando a quantidade de danos que ele causa às plantas justifica o gasto de dinheiro para o seu controle.


Créditos:

Este artigo é baseado em informações apresentadas em um curso de Controle Integrado de Pragas por Hermógenes Castillo, da ALTERTEC, Guatemala.  ALTERTEC é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que trabalha com agricultores para promover sistemas de agricultura ecológica integrados.


A Rádio Rural Internacional (Farm Radio International) é uma organização canadense sem fins lucrativos dedicada a apoiar emissoras de rádio em países em desenvolvimento para fortalecer comunidades rurais e a agricultura em pequena escala.

Segundo a organização, o material da Rádio Rural Internacional pode ser copiado ou adaptado para distribuição gratuita ou a preço de custo, com crédito para a Rádio Rural Internacional e para as fontes originais.

Esta versão em português é um trabalho voluntário, independente da organização e oferecido gratuitamente para as emissoras de rádio dos países de língua portuguesa. O texto foi traduzido para o português do Brasil, mas pode ser adaptado com facilidade para o português falado em outras partes do mundo (para dúvidas sobre os termos empregados, utilize o formulário de contato em https://radioruralportugues.wordpress.com/creditos-e-contato/).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s