Controle de ratos

Material produzido pela Rádio Rural Internacional em 1º de abril de 1993, como parte do pacote de informações n° 28.

Original em inglês disponível em: http://www.farmradio.org/radio-resource-packs/package-28/reining-in-rats/.


Observações para as emissoras:

Conteúdo:  Você pode controlar os ratos que comem os seus alimentos armazenados empregando armadilhas, proteções e venenos químicos.


Roteiro:

Onde existem pessoas, existem ratos, pois onde as pessoas vivem, elas armazenam comida. Alimentos armazenados, especialmente grãos, atraem ratos. Mas você pode impedir os ratos de roubar a sua comida.

A primeira coisa a fazer é dificultar o acesso dos ratos aos seus alimentos armazenados. A melhor forma de fazer isso é garantir que os seus recipientes de armazenagem estejam em boas condições e vedados. Se você guardar os seus grãos em sacos de pano, por exemplo, verifique que eles sejam fortes e bem costurados. Conserte ou substitua aqueles que estiverem gastos.

Aplicar uma camada de argamassa sobre a parede interna ou externa dos cestos de armazenagem também ajuda a manter os ratos afastados.

Os ratos podem pular até um metro se tiverem espaço para correr antes. Por isso, outra boa medida é cortar todos os ramos de árvores que cheguem a menos de um metro de distância da sua casa ou área de armazenagem.

Se você armazenar os seus grãos em um cesto ou estábulo elevado com relação ao solo sobre pequenos postes, pode fixar uma proteção contra ratos em cada poste.

A proteção fica sobre o poste como um colar. Ela parece um funil invertido com a extremidade mais larga voltada para o chão. Os ratos ainda podem escalar o poste, mas não conseguem atravessar o funil. As proteções precisam estar a cerca de um metro de altura sobre o poste, para que os ratos não consigam pular sobre elas.

Você pode fazer proteções contra ratos com qualquer recipiente feito de folhas metálicas, como os usados para óleo de cozinha, inseticidas ou tinta. Você precisará de um pedaço com cerca de 15 a 25 centímetros de largura.

Produtos químicos são outra forma de lidar com o problema dos ratos. Mas, se você usar raticidas químicos, é muito importante que você siga cuidadosamente todos os detalhes das instruções que vêm com o veneno. Se você não fizer isso, poderá não matar os ratos, o que significa que você em muito breve terá um problema tão sério quanto antes.

A forma mais eficaz de usar veneno contra ratos é que todos da comunidade decidam tentar livrar-se dos ratos ao mesmo tempo. Se você tiver uma cooperativa ou grupo de agricultores, talvez possa organizar isso. Em Barbados, a organização de agricultores produz isca raticida e a fornece para os seus membros.

É necessário recomendar o uso de veneno de ação lenta. Veneno de ação rápida não funciona porque os ratos são muito inteligentes. Se eles virem um companheiro comer algo e morrer em seguida, os ratos não irão comer. Em outras palavras, eles evitam a isca. Com veneno de ação lenta, os ratos morrem vários dias depois de comerem a isca e em outro lugar. Os outros ratos não evitam a isca porque eles não relacionam as mortes com a isca.

Venenos contra ratos são perigosos. Por isso, tenha certeza de mantê-los longe de crianças. Ao aplicar-se o veneno para ratos, ele deve ser protegido para que as crianças e os animais domésticos não possam ter acesso a ele e comê-lo.

Por fim, cães e gatos podem ser de grande ajuda para os agricultores que tentam manter os ratos afastados.


A Rádio Rural Internacional (Farm Radio International) é uma organização canadense sem fins lucrativos dedicada a apoiar emissoras de rádio em países em desenvolvimento para fortalecer comunidades rurais e a agricultura em pequena escala.

Segundo a organização, o material da Rádio Rural Internacional pode ser copiado ou adaptado para distribuição gratuita ou a preço de custo, com crédito para a Rádio Rural Internacional e para as fontes originais.

Esta versão em português é um trabalho voluntário, independente da organização e oferecido gratuitamente para as emissoras de rádio dos países de língua portuguesa. O texto foi traduzido para o português do Brasil, mas pode ser adaptado com facilidade para o português falado em outras partes do mundo (para dúvidas sobre os termos empregados, utilize o formulário de contato em https://radioruralportugues.wordpress.com/creditos-e-contato/).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s