O que é controle integrado de pragas?

Material produzido pela Rádio Rural Internacional em 1° de abril de 1993, como parte do pacote de informações n° 28.

Original em inglês disponível em: http://www.farmradio.org/radio-resource-packs/package-28/what-is-integrated-pest-management/.


Observações para as emissoras:

Conteúdo:  Use uma combinação de três ou quatro práticas diferentes para controle eficiente das pragas.  Para escolher os melhores métodos, é importante aprender sobre a praga, seus inimigos naturais, sua relação com o produto e o próprio produto.


Roteiro:

Atualmente, muitos agricultores empregam apenas um tipo de controle de pragas. Muitos usam apenas pesticidas químicos. Mas isso pode causar problemas.

A princípio, você poderá achar que os pesticidas químicos funcionam bem. Mas os pesticidas não matam só as pragas. Eles matam também muitos dos insetos amigos que se alimentam das pragas. Por isso, você acaba gastando mais dinheiro para comprar mais pesticidas para fazer o trabalho que os insetos amigos antes vinham fazendo.

Além disso, ao longo do tempo, as pragas podem tornar-se resistentes aos pesticidas. Os pesticidas matam os insetos mais fracos, deixando que os mais fortes produzam uma nova geração de pragas suficientemente saudáveis para resistir ao pesticida. Assim, os pesticidas não são mais eficientes.

Isso é o que pode acontecer se você empregar apenas um método de controle de pragas, como pesticidas químicos. Mas existe uma forma melhor de lidar com o problema das pragas. Chama-se controle integrado de pragas.

O que é o controle integrado de pragas?

A ideia do controle integrado de pragas é empregar vários métodos de controle de pragas ao mesmo tempo. Você poderá usar três ou quatro métodos. Rotação da produção, fertilização do solo, plantio de vários produtos e variedades de safra diferentes e a retirada manual das pragas nas plantas são boas formas de controle de pragas. E uma combinação de três ou quatro desses métodos é melhor porque, se um método falhar por alguma razão, os outros métodos continuarão a proteger a sua produção.

Aprenda sobre os insetos pragas:

como decidir quais métodos de controle de pragas serão mais eficazes no seu campo? O mais importante a fazer é aprender sobre a praga. Aprenda sobre o ciclo de vida das pragas, onde elas vivem e quais os seus hábitos. Também é importante aprender sobre os inimigos naturais das pragas, a relação entre as pragas e as plantas e a própria planta.

Você pode aprender sobre a praga observando-a cuidadosamente no campo e falando com outros agricultores ou agrônomos. Você poderá surpreender-se ao aprender que alguns insetos possuem três estágios diferentes de desenvolvimento, enquanto outros têm quatro estágios. E que alguns insetos têm bocas que sugam e outros têm bocas que mordem. Os agentes de extensão rural poderão ajudar você a aprender mais sobre as pragas na sua região.

Por que é tão importante aprender sobre as pragas? Se você conhecer a aparência de uma praga em cada estágio do seu desenvolvimento, poderá decidir em qual estágio é mais fácil o seu controle. Algumas pragas são controladas mais facilmente enquanto adultos, outras como ovos e outras na forma de larvas.

Por exemplo, depois de perceber que o bicho bolo e a larva branca (Phyllophaga spp) que estão comendo as raízes do seu milho são, na verdade, a mesma praga em diferentes estágios de desenvolvimento, você poderá ver que é mais fácil e eficaz capturar a praga na fase adulta, de besouro. O bicho bolo voa em grandes grupos na primavera. Eles são atraídos pela luz e você pode capturá-los com armadilhas simples. Por isso, é mais fácil lidar com essa praga no estágio de besouro que cavar a terra para capturá-la no estágio de larva.

Você também vai querer saber quando os insetos se alimentam da planta. Eles comem de dia ou de noite? Em qual estação surge o problema? Você quer ter certeza de não gastar tempo ou dinheiro controlando uma praga quando ela não está danificando as plantas.

Você pode aprender mais sobre o ciclo de vida das pragas capturando algumas de um tipo específico. Guarde-as em uma lata ou garrafa com um pouco de terra e algumas folhas. Abra alguns orifícios no topo do recipiente. Observe como os insetos mudam e qual a sua aparência em diferentes estágios da sua vida.

A outra coisa a fazer ao decidir quais métodos de controle de pragas devem ser usados é experimentar vários métodos diferentes. Descubra qual combinação funciona melhor para você. Troque ideias com seus vizinhos. Ao adotar o controle integrado de pragas como a sua estratégia de controle de pragas, você precisa ser criativo e considerar os problemas com cuidado.

Lembre-se: os insetos não são só inimigos que destroem a sua produção. Eles são parte do ambiente natural. Como você, eles precisam comer. Em ambientes equilibrados, os insetos e as pessoas têm o suficiente para comer. O uso apenas de pesticidas químicos altera o equilíbrio da natureza. Mas, usando o controle integrado de pragas, você pode encontrar formas de trabalhar com a natureza, em vez de combatê-la.


Créditos:

As informações deste roteiro são da ALTERTEC.  ALTERTEC é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que trabalha com agricultores da Guatemala para promover sistemas de agricultura ecológica integrados.

Fontes de informação:

Entrevista com Hermógenes Castillo, P. Agr., Coordenador Regional, ALTERTEC, Apartado Postal 304, Quetzaltenango, Guatemala.

Manejo integrado de plagas insectiles (1992, 95 págs.), ALTERTEC, 2a Calle 10-14, Zona 1, Cidade da Guatemala, Guatemala.


A Rádio Rural Internacional (Farm Radio International) é uma organização canadense sem fins lucrativos dedicada a apoiar emissoras de rádio em países em desenvolvimento para fortalecer comunidades rurais e a agricultura em pequena escala.

Segundo a organização, o material da Rádio Rural Internacional pode ser copiado ou adaptado para distribuição gratuita ou a preço de custo, com crédito para a Rádio Rural Internacional e para as fontes originais.

Esta versão em português é um trabalho voluntário, independente da organização e oferecido gratuitamente para as emissoras de rádio dos países de língua portuguesa. O texto foi traduzido para o português do Brasil, mas pode ser adaptado com facilidade para o português falado em outras partes do mundo (para dúvidas sobre os termos empregados, utilize o formulário de contato em https://radioruralportugues.wordpress.com/creditos-e-contato/).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s