Mulheres criam fundo de empréstimo

Material produzido pela Rádio Rural Internacional em 1° de julho de 1995, como parte do pacote de informações n° 37.

Original em inglês disponível em: http://www.farmradio.org/radio-resource-packs/package-37/women-start-a-loans-fund/.


Roteiro:

Apresentador: Sylvia e Joyce são duas agricultoras. Hoje elas estão discutindo o que podem fazer para ganhar dinheiro adicional com as suas atividades agrícolas.

Sylvia: Joyce, você acha que podemos levar um pouco dos nossos vegetais para o mercado local? Soube que os preços dos tomates e cebolas estão bons atualmente e podemos ter um bom lucro.

Joyce: É uma boa ideia, mas como levamos os produtos para o mercado antes que eles estraguem? Nós não temos um veículo – nem mesmo uma bicicleta – para ajudar a transportar os vegetais. Precisamos de dinheiro para pagar pelo transporte para podermos transportar mais vegetais e fazer com que o esfoço valha a pena.

Sylvia: Precisamos conseguir um empréstimo para poder ter transporte para levar os nossos produtos para o mercado. Depois que fizermos algum dinheiro com a venda dos legumes, podemos pagar por transporte futuro.

Joyce: Não sei muito sobre empréstimos. Quem estaria disposto a emprestar dinheiro para agricultoras pobres como nós?

Sylvia: Um empréstimo é um dinheiro que você toma emprestado de uma pessoa ou instituição. Depois você paga de volta o dinheiro que tomou emprestado, mais algum valor adicional que é chamado de juros. Você concorda em pagar de volta o dinheiro em um certo período de tempo.

Joyce: Onde podemos conseguir empréstimo ou mais informações sobre empréstimos?

Sylvia: Sei que a maioria dos bancos oferece empréstimos. Mas, na última estação, tentei pegar dinheiro emprestado do banco e foi muito difícil. As taxas de juros eram altas. E o banco queria a assinatura do meu marido e algo chamado de “garantia”.

Joyce: Bem, eu sei que o seu marido trabalha na cidade, não vem para casa com muita frequência e por isso é difícil. O que é “garantia”?

Sylvia: Garantia é algo que você possui e que o banco irá tomar se você não pagar o empréstimo. Ela representa a promessa que você vai pagar o empréstimo e os juros para o banco. Um título de propriedade da terra é a forma mais comum de garantia. Mas eu não tenho título de propriedade. Não tenho nenhuma garantia e por isso não pude conseguir o empréstimo.

Joyce: Você quer dizer que, se eu quiser um empréstimo, preciso mostrar ao banco o meu título ou prova de propriedade? Depois de provar que sou a dona da terra, terei chance muito maior de consegui o empréstimo. Mas, se eu conseguir o empréstimo e não puder pagar de volta no prazo, o banco irá tomar a minha terra. É isso?

Sylvia: Sim, é exatamente assim que funciona. Mas o nosso problema é que nós não temos nada de valor suficiente que o banco aceite como garantia.

Joyce: Sabe, Sylvia, soube de um grupo de mulheres que se transformou no seu próprio banco. Cada mulher contribui com um pouco de dinheiro todos os meses. Mensalmente, todo o dinheiro coletado é entregue a uma das participantes que o usa para comprar algo de que precisa. No mês seguinte, outra participante recebe o dinheiro até que todas tenham a chance de usar os fundos. Você acha que poderíamos fazer o nosso próprio projeto de empréstimos?

Sylvia: Sim, vamos falar com nossas vizinhas e ver o que elas acham. Talvez nós possamos começar o nosso próprio banco.

Apresentador: Nos meses seguintes, Joyce e Sylvia falaram com outras agricultoras na aldeia. Juntas, elas decidiram formar um fundo de empréstimos rotativos. Para começar, todas as mulheres assinaram um contrato que define os termos do acordo. O contrato diz que o projeto continuará pelo menos até que todas as mulheres tenham recebido a sua parcela do dinheiro. Todos os meses, todas as mulheres contribuem com um pequeno valor para o fundo. E, todos os meses, todo o dinheiro recolhido é entrege a uma das participantes. Algum tempo depois, Joyce e Sylvia se encontram no mercado local…

Joyce: Olá, Sylvia. Vejo que você está indo muito bem com o seu negócio de vegetais!

Sylvia: Sim, graças ao nosso “banco das mulheres” pude comprar uma carroça no mês passado para me ajudar a levar os vegetais para o mercado.

Joyce: Bem, mês que vem é a minha vez e acho que também vou usar o dinheiro para ajudar na venda dos meus produtos.

Sylvia: Foi difícil convencer as vizinhas que poderíamos todas nos beneficiar do empréstimo do dinheiro. Algumas pessoas achavam que nunca veriam seu dinheiro de novo, mas tivemos resultados muito bons.

Joyce: Sim, o segredo é a manter a honestidade, ter bons registros das contribuições de todas e incentivar as demais a não desistir facilmente. Estamos todas tentando fazer o melhor para nós e agora conseguimos formar o nosso próprio projeto de empréstimos. Talvez façamos ainda melhor da próxima vez!


Créditos:

Este roteiro foi escrito por Helen Hambly Odame, pesquisadora sobre questões ambientais e das mulheres. Seu endereço é:

a/c Faculdade de Estudos Ambientais
Universidade de York
4700 Keele Street, North York, Ontário
Canadá M3J 1P3

A produção deste roteiro foi possível graças ao generoso apoio da Nancy’s Very Own Foundation, Toronto, Canadá.


A Rádio Rural Internacional (Farm Radio International) é uma organização canadense sem fins lucrativos dedicada a apoiar emissoras de rádio em países em desenvolvimento para fortalecer comunidades rurais e a agricultura em pequena escala.

Segundo a organização, o material da Rádio Rural Internacional pode ser copiado ou adaptado para distribuição gratuita ou a preço de custo, com crédito para a Rádio Rural Internacional e para as fontes originais.

Esta versão em português é um trabalho voluntário, independente da organização e oferecido gratuitamente para as emissoras de rádio dos países de língua portuguesa. O texto foi traduzido para o português do Brasil, mas pode ser adaptado com facilidade para o português falado em outras partes do mundo (para dúvidas sobre os termos empregados, utilize o formulário de contato em https://radioruralportugues.wordpress.com/creditos-e-contato/).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s