Boa administração do solo aumenta a colheita

Material produzido pela Rádio Rural Internacional em 1° de agosto de 1992, como parte do pacote de informações n° 26.

Original em inglês disponível em: http://www.farmradio.org/radio-resource-packs/package-26/good-soil-management-increases-harvests/.


Roteiro:

Conteúdo:

Cuide do seu solo. Faça rotação de produtos, adubação verde e administre adequadamente a água do solo. Algumas medidas simples podem ajudar a aumentar a produção.

Vamos examinar por alguns minutos como os agricultores devem cuidar do solo para conseguir melhor produção.

Agricultores modernos:

Os agricultores modernos sabem como cuidar do solo. Eles sabem exatamente para que serve o solo. É o lugar onde a matéria orgânica morta se decompõe e onde os alimentos da planta e a água são armazenados para as plantas produtoras. Se os agricultores cuidarem do solo, ele terá água e nutrientes vegetais, de forma que será saudável e irá gerar boa produção.

Os agricultores devem cuidar do solo de diferentes formas. Eles precisam cuidar dele:

  1. para manter alimentos vegetais no solo;
  2. para manter água e ar suficientes no solo;
  3. para drenar o solo quando houver água demais (alagamento); e
  4. para evitar que o solo seja levado embora pelas chuvas (erosão).

Administrar a fertilidade do solo:

Você pode ajudar a manter o seu solo fértil se souber a história do solo.

Antes de preparar o jardim, a terra é normalmente coberta com floresta. Onde fica o alimento vegetal nesse lugar? As raízes das árvores altas absorveram o alimento vegetal do solo e o carregaram até os ramos e as folhas.

Quando você cultiva produtos como batata doce ou inhame no jardim, parte do alimento vegetal entrará pelas raízes das plantas e dali para os caules e as folhas. Por isso, o solo tem menos alimento vegetal. Se você cultivar muitas plantas nesse jardim e não colocar nenhum alimento vegetal de volta para o solo, todo o alimento vegetal será retrado do solo pelas plantas.

Depois de colher a safra, deixe as partes superiores mortas e a grama e ervas sobre o solo. Tudo isso contém alguns alimentos vegetais. Se você cavar esses alimentos vegetais no solo e os enterrar, eles agregarão húmus ao solo.

Mas, se você queimar todas as plantas mortas, o alimento vegetal sai rapidamente da cinza para o solo. Ele pode então ser retirado pela chuva antes que as plantas o usem. Queimar árvores, arbustos ou resíduos de safra piora o solo porque os alimentos vegetais são mantidos soltos no solo e facilmente levados pela chuva. Se você queimar o terreno toda vez, a terra ficará pobre.

Agricultores inteligentes sabem que os alimentos vegetais podem perder-se no solo. Por isso é importante cuidar do solo para que ele sempre contenha fornecimento de alimento vegetal.

Faça rotação regular das safras:

Assim como alguns animais sempre comem um tipo de alimento, as plantas sempre retiram do solo mais de alguns alimentos vegetais que de outros. Por isso, se você cultivar o mesmo produto no solo todos os anos, a safra pode consumir a maior parte de certos tipos de alimentos vegetais no solo. Safras de milho, por exemplo, absorvem muto potássio do solo e a cana de açúcar absorve muito nitrogênio do solo.

Agricultores inteligentes não deverão cultivar o mesmo produto no mesmo terreno todos os anos. Em vez disso, eles deverão tentar cultivar produtos diferentes no solo todos os anos.

Se você cultivar batata doce no jardim um ano, por exemplo, você pode cultivar feijão ou algum outro produto no ano seguinte para manter o solo fértil. O melhor tipo de rotação ocorre quando um legume é cultivado a cada dois anos. Os legumes são plantas como feijão e ervilha, que possuem pequenas saliências denominadas nódulos sobre suas raízes. Essas plantas podem agregar nitrogênio ao solo e o tornam mais rico.

Adubação verde:

Adubação verde pode ser qualquer material leve solto que é depositado sobre o solo em volta da planta. Ele irá melhorar a estrutura e a textura do solo. Você pode, por exemplo, colocar uma camada de grama ou folhas mortas sobre o solo em volta da planta sendo cultivada.

Há duas razões para usar adubação verde sobre o solo. Quando as folhas mortas e os caules de adubação verde se umedecem com a chuva, eles ficam moles e começam a quebrar. Eles logo são adicionados ao solo como pequenos pedaços de matéria orgânica. Essa matéria orgânica é útil porque ela retém água e alimento para as plantas.

O adubo verde também evita o crescimento das ervas com as safras para roubar água e alimento vegetal.

Administração da água do solo:

Existem duas coisas que você deverá saber com relação à água do solo. Você precisa fazer o que puder para dar à sua safra água suficiente, mas deve também garantir que não haja água demais no solo.

Irrigação:

Se você levar água para o seu terreno, isso é chamado de irrigação. Para irrigar o solo, você deve encontrar uma fonte de água perto dos seus campos ou jardim. Você precisará cavar um longo fosso ou canal no solo para carregar a água para o seu terreno. Esse canal não deve ser muito inclinado para que a água não corra muito rápido ao longo dele. É bom que a água flua lentamente ao longo do canal de irrigação.

Se o seu terreno for a encosta de um morro, o canal deve levar a água através da parte superior do terreno. Você pode então fazer a água fluir para fora desse canal até vários canais pequenos que fluem morro abaixo para levar a água até a plantação.

Quando houver água suficiente no solo para as plantas, você precisa ser capaz de impedir que mais água chegue aos campos ou o jardim. A maior parte das plantas não crescerá se houver água demais sobre o solo. Quando a água fica sobre o solo, ela o resfria e mantém o ar fora do solo. Plantas como café e cacau precisam de solos quentes, bem drenados e todas as raízes das plantas precisam de ar.

Drenagem do excesso de água:

Se houver água demais no solo, você deverá drenar o seu terreno. Isso vai retirar a água do solo. É assim que funciona a drenagem.

  1. Primeiro, cave um dreno principal no meio do canteiro para que a água possa correr morro abaixo até um córrego. Os drenos principais devem ser largos e profundos para permitir o fluxo para a parte mais baixa do terreno até um córrego, dique ou rio.
  2. Depois cave drenos laterais que correm para o dreno principal. Eles não deverão ficar em ângulos retos para o dreno principal, mas deverão apontar em uma direção que flua para o dreno principal.

Se o solo for arenoso, é difícil fazer canais ou drenos porque as partículas de solo não ficarão juntas e serão failmente levadas pela água corrente. O solo argiloso é ideal para fazer drenos.


Créditos:

Autor: McRei Kei, Responsável por Transmissões Rurais, Comissão Nacional de Radiodifusão, Papua-Nova Guiné.

Fontes de informação:

  1. Good soil and water management increases harvests em World Neighbors in action, Volume 21, número 3E, publicado em inglês, francês e espanhol pela World Neighbors, 5116 North Portland Avenue, Oklahoma City, OK 73112, Estados Unidos. Esse boletim é disponível gratuitamente para as pessoas em países em desenvolvimento.
  2. Knowing your land (1988, 41 páginas), boletim n° 101, publicado pela INADES-Formation, P.O. Box 14022, Nairóbi, Quênia.
  3. How to prepare your land (1988, 48 páginas), boletim n° 102, publicado pela INADES-Formation, P.O. Box 14022, Nairóbi, Quênia.
  4. Vanishing land and water: soil and water conservation in dry lands (1988, 117 páginas), por Jean-Louis Chleq e Hugues Dupriez, publicado em francês e inglês por Terres et Vie, 13 rue Laurent Delvaux, 1400 Nivelles, Bélgica. Também disponível por meio do CTA (Centro Técnico de Cooperação Rural e Agrícola), P.O. Box 380, 6700 AJ Wageningen, Holanda.

A Rádio Rural Internacional (Farm Radio International) é uma organização canadense sem fins lucrativos dedicada a apoiar emissoras de rádio em países em desenvolvimento para fortalecer comunidades rurais e a agricultura em pequena escala.

Segundo a organização, o material da Rádio Rural Internacional pode ser copiado ou adaptado para distribuição gratuita ou a preço de custo, com crédito para a Rádio Rural Internacional e para as fontes originais.

Esta versão em português é um trabalho voluntário, independente da organização e oferecido gratuitamente para as emissoras de rádio dos países de língua portuguesa. O texto foi traduzido para o português do Brasil, mas pode ser adaptado com facilidade para o português falado em outras partes do mundo (para dúvidas sobre os termos empregados, utilize o formulário de contato em https://radioruralportugues.wordpress.com/creditos-e-contato/).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s