Plantio de árvores (parte 1)

Material produzido pela Rádio Rural Internacional em 1° de janeiro de 1985, como parte do pacote de informações n° 9.

Original em inglês disponível em: http://www.farmradio.org/radio-resource-packs/package-9/planting-trees-part-1-first-steps/.


Primeiros passos

Observações para as emissoras:

Informações sobre este tema foram solicitadas por parceiros da Rádio Rural Internacional na Bolívia, Brasil, Camarões, Colômbia, Equador, Filipinas, Guatemala, Haiti, Índia, Paraguai, Peru, Quênia, Senegal, Sri Lanka, Tailândia e Uruguai.

Antes de usar as informações deste roteiro, leia-o cuiadosamente. Se forem disponíveis, em agências de florestamento locais, mudas de árvores para os agricultores que você atende, você poderá decidir usar apenas parte das informações deste roteiro.


Roteiro:

Nós aqui na rádio somos parte de uma rede mundial de informações que reúne dados sobre agricultura de países em desenvolvimento em todo o mundo. É a Rede de Rádios Agrícolas para Países em Desenvolvimento, financiada pela Agência Canadense para o Desenvolvimento Internacional, Massey-Ferguson e a Universidade de Guelph.

Por meio dessa rede, nós trazemos para você informações sobre formas de aumentar o fornecimento de alimento para a sua família ou para venda – formas que outros agricultores utilizaram com sucesso.

Hoje, vamos falar sobre o plantio de árvores – as primeiras coisas a serem consideradas. Aqui está George Atkins.

Atkins: Quero começar mencionando algumas das coisas para que os agricultores usam a madeira. Para muitos, o uso mais importante é a lenha. Depois vem o material de construção, cercas e postes para cercas, vagões, navios, implementos agrícolas, alças de ferramentas e muitos outros usos. A maior parte dos agricultores precisa de madeira!

Naturalmente, a madeira vem das árvores, de forma que os agricultores realmente precisam de árvores. E pense em todas as outras razões para ter árvores por perto. Muitas árvores produzem frutas, nozes e folhas como alimento; elas fornecem fibras, óleos e líquidos de diferentes tipos. As raízes subterrâneas das árvores e folhas sobre o solo evitam a erosão do solo e as árvores fornecem sombra, abrigo e beleza. Estas são apenas algumas das razões pelas quais você pode decidir plantar algumas árvores onde hoje elas não existem ou substituir algumas que você tenha cortado.

Mas que tipo de árvores você deve plantar? Se houver um serviço florestal ou de plantio de árvores na sua região, os seus agentes de extensão rural poderão aconselhar você e até fornecer mudas de árvores. Se não houver esse serviço, seria melhor plantar os tipos de árvores que crescem naturalmente na sua região.

Você então plantará árvores jovens; e lembre-se, elas crescerão até que se tornem árvores grandes. Por isso, antes de plantá-las, procure por perto árvores crescidas da mesma espécie para ver que tamanho elas atingem. Se você fizer isso, não as plantará no lugar errado. Você poderá, por exemplo, não querer perto do seu jardim de vegetais árvores grandes que evitem que o sol brilhe sobre o seu jardim, mas poderá querer uma ou mais árvores plantadas perto da sua casa para protegê-la do sol quente ou protegê-la dos ventos fortes.

Mas e sobre as árvores que você vai plantar? Se você não conseguir mudas de árvores de uma agência de florestamento local, dois agroflorestadores, David Coyle e Andy Kenney, podem ter bons conselhos para você. Os dois trabalharam em Kanye, Botsuana, e, quando os encontrei, perguntei a Andy se um agricultor como você poderá conseguir mudas de árvores em uma área florestal onde as árvores jovens já estão crescendo. Aqui está o que ele disse:

Kenney: Esta é certamente uma boa forma de fazer isso. Você consegue que as árvores cresçam rapidamente, sem precisar esperar o desenvolvimento dessas árvores a partir de sementes. É claro que você precisa ter muito cuidado com a forma como planta a árvore, para não danificar as raízes.

Existem, é claro, outros aspectos, como o dono dessas árvores. Você não quer levar para transplante árvores sobre as quais você não tem direito. Mas, considerando que as árvores sejam disponíveis para você, esta é uma forma muito boa de conseguir árvores para plantio.

Coyle: Se você estiver transplantando árvores de uma floresta, tente retirá-las no período de repouso. Se você não deixar folhas sobre elas, esta é a melhor época de movê-las, antes que comecem a criar folhas de novo.

Kenney: Outro ponto que você também deverá considerar é que, se você for plantar as árvores em uma área muito aberta, é melhor retirar as árvores da borda de uma floresta.

Atkins: Em outro programa, vamos falar sobre a melhor forma de transplantar essas árvores pequenas. Mas não vamos esquecer que existem outras formas de iniciar o plantio de árvores. Com algumas árvores, por exemplo, ao cortar uma árvore grande, novos brotos surgem da planta e tudo o que você precisa fazer é cortar todos os brotos, exceto dois em lados opostos da planta. Depois que eles crescerem até dois ou três metros de altura, corte o mais fraco e você terá uma bela árvore jovem crescendo onde costumava ficar a árvore antiga.

Existem outros tipos de árvores que também são fáceis de plantar. Você provavelmente conhece os tipos que crescerão a partir de um pequeno pedaço de madeira cortado do final de um ramo que você espeta no solo úmido a dez ou doze centímetros de profundidade. David mencionou qual deverá ser o comprimento desses pedaços.

Coyle: Cerca de trinta centímetros ou o comprimento do seu pé.

Kenney: E o momento de coletar esses ramos deverá ser quando a árvore não estiver crescendo, durante a estação seca (no inverno), quando não houver folhas sobre a árvore; evite que eles sequem totalmente e espere para plantá-los quando começar a estação chuvosa.

Atkins: Mas a maior parte das árvores jovens plantadas pelas pessoas cresce a partir de sementes. As melhores sementes são aquelas que se formam no topo da árvore ou nas extremidades dos ramos laterais; e outra coisa: é melhor não coletar as sementes de árvores velhas ou jovens, mas de árvores de meia idade que estejam produzindo muitas sementes.

Agora, você poderá querer plantar as sementes assim que as recolher. Se você fizer isso, elas podem não crescer rapidamente. Por quê?

Kenney: Bem, a natureza normalmente funciona de forma que as sementes precisam descansar. Elas precisam passar por um período de tempo normalmente no solo antes de começarem a crescer. Então, se você pegar as sementes diretamente da árvore ou sementes que caíram recentemente sobre o solo, você precisará providenciar esse período de repouso para poder conseguir as sementes a serem plantadas.

Atkins: Existem coisas que você poderá fazer para ajudar as sementes a ficarem prontas para crescer. Mas, para espécies diferentes, existem coisas diferentes que você pode fazer para que elas comecem a crescer. Você poderá então precisar tentar formas diferentes. Aqui estão algumas delas:

Kenney: Algumas soluções seriam espalhar as sementes sobre uma folha de metal ou mesmo sobre o solo no sol e deixar as sementes secarem; se elas tiverem casca, a casca irá rachar, você pode descascá-las e essas sementes deverão ficar mais próximas de poderem ser plantadas na estufa.

Coyle: Você poderá também tentar apenas colocar as sementes na água e ver se a cobertura externa começará a rachar ou abrir-se. Existem tantas sementes que possuem cobertura muito dura que você precisa quebrar antes que a semente germine (brote). Você poderá até usar um martelo ou uma pedra, ou esfregá-las sobre uma pedra áspera apenas para rachar aquela cobertura o suficiente para permitir que a semente brote.

Atkins: E existe mais de uma forma que você poderá tentar para fazer com que suas sementes de árvores muito duras brotem. Carlos Kalil, de Bogotá, na Colômbia, informa que você pode colocar o suco de um mamão verde em um recipiente e embeber nele as sementes por dois dias. Isso é tudo.

Agora você sabe que, como as sementes de diferentes árvores são diferentes, você precisará tentar diferentes formas de fazer com que elas comecem a brotar.

Para Agricultura, a Indústria Básica, sou George Atkins.


Créditos:

Entrevistados:

  • David Coyle, a/c Kantor Bappeda II, Watampone, Kabupaten Bone, Sulawesi Selatan, Indonésia.
  • Andy Kenney, a/c Departamento de Biologia Ambiental, Universidade de Guelph, Guelph, Ontário N1G 2W1, Canadá.

A Rádio Rural Internacional (Farm Radio International) é uma organização canadense sem fins lucrativos dedicada a apoiar emissoras de rádio em países em desenvolvimento para fortalecer comunidades rurais e a agricultura em pequena escala.

Segundo a organização, o material da Rádio Rural Internacional pode ser copiado ou adaptado para distribuição gratuita ou a preço de custo, com crédito para a Rádio Rural Internacional e para as fontes originais.

Esta versão em português é um trabalho voluntário, independente da organização e oferecido gratuitamente para as emissoras de rádio dos países de língua portuguesa. O texto foi traduzido para o português do Brasil, mas pode ser adaptado com facilidade para o português falado em outras partes do mundo (para dúvidas sobre os termos empregados, utilize o formulário de contato em https://radioruralportugues.wordpress.com/creditos-e-contato/).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s