Como conseguir preços mais altos para produtos agrícolas

Material produzido pela Rádio Rural Internacional em 1º de julho de 1985, como parte do pacote de informações n° 10.

Original em inglês disponível em: http://www.farmradio.org/radio-resource-packs/package-10/getting-higher-prices-for-farm-products/.


 

Observações para as emissoras:

Informações sobre este tema foram solicitadas por participantes da Rádio Rural Internacional em Dominica, Equador, Filipinas, Guiana, Índia, Lesoto, Maláui, Nigéria, Tailândia, Taiwan e Uruguai.

Apresentador: George Atkins.

Entrevistado: Pedrito V. (“P-Jet”) Cara, participante da Rádio Rural Internacional – Ministério da Agricultura, Escritório Provincial, San Fernando, La Union 0501, Filipinas.

Observações:

  1. Leia este roteiro com cuidado e as notas ao final antes de utilizá-lo.
  2. As informações contidas neste roteiro sobre o cultivo e a comercialização de uvas e/ou feijões podem não se aplicar aos agricultores da sua região, mas os princípios de marketing são bem ilustrados com esses dois produtos.

Dependendo das condições climáticas locais e dos produtos cultivados pelos seus agricultores, você poderá salientar esses pontos e/ou dividir o roteiro em dois, separados. Você poderá então utilizar as informações de comercialização de apenas um ou dos dois produtos.

Observações adicionais:

  1. Observando cuidadosamente e compreendendo por completo a mensagem deste roteiro, você atenderá melhor seus agricultores repassando as informações no momento certo antes ou durante as estações de cultivo na sua região.
  2. Como o participante da Rádio Rural Internacional “P-Jet” Cara, entrevistado deste roteiro, você poderá escolher qualquer produto específico cultivado pelos seus agricultores; determine a época do ano em que os preços desse produto são mais altos; considere o número de dias do plantio até a colheita; e garanta que as suas sugestões sejam apresentadas no momento adequado, para poder aconselhar corretamente os seus agricultores sobre quando plantar para que o produto atinja o mercado durante um período de preços altos.
  3. Pode também ser aconselhável discutir as ideias deste roteiro com especialistas de safras da sua região com relação a outros fatores relacionados ao cultivo de produtos para o mercado em épocas diferentes do normal. Pode ocorrer que alguns fatores como umidade, quantidade de chuvas, disponibilidade de água para irrigação, pragas e doenças dos produtos etc. tenham alguma influência sobre a adaptação desses princípios aos produtos cultivados pelos seus agricultores.
  4. É possível que apenas um fator possa evitar que um agricultor na sua região plante, cultive e colha os seus produtos e seja capaz de vendê-los mais cedo a preços mais altos que o normal. Esse fator poderá ser a falta de chuvas. Talvez esse problema possa ser superado pelo emprego de algum sistema simples de irrigação.
  5. Sobre a ideia de que um(a) agricultor(a) que plantar certos produtos algumas semanas antes dos demais pode colher mais cedo e vender seus produtos a preços mais altos devido à menor concorrência: os agricultores que mantiverem bons registros poderão usá-los para descobrir quando plantar seu feijão, por exemplo, para vendê-los a preços mais altos.

Se alguns dos seus agricultores mantiverem bons registros e você incentivar os demais a também fazê-lo, você poderá empregar as informações deste roteiro como exemplo de boa razão para começar a manter bons registros.


Roteiro:

Hoje o nosso tema é como conseguir preços mais altos para produtos agrícolas. Aqui está George Atkins.

Atkins: Alguns agricultores ganham mais dinheiro do que outros. Quando isso acontece, existem normalmente uma ou mais razões. Muitas vezes, outros agricultores podem ter melhores resultados preocupando-se apenas em descobrir como fazem aqueles agricultores. “P-Jet” Cara é um radialista agrícola das Filipinas que observou como alguns dos seus agricultores o fazem. Nós conversamos outro dia e ele me contou sobre dois agricultores: um que cultiva uvas para vender no mercado e outro que planta feijão. Aqui está parte da nossa conversa em Tubao, nas Filipinas.

Cara: Você consegue adivinhar como um produtor de uvas, o Sr. Lomboy, ganha muito dinheiro com seu vinhedo? Ele colhe as uvas todas as semanas do ano. Assim ele tem colheita e venda contínua da sua produção de uvas.O negócio funciona o ano inteiro e ele não para de podar e colher.

Atkins: Então ele está fazendo certo podando as uvas…

Cara: Toda semana!

Atkins: Toda semana?

Cara: É a época da poda – é preciso podar algumas vinhas todas as semanas ao longo de todo o ano. Você sabe que a forma tradicional de podar uvas é fazer a poda apenas cerca de três vezes por ano. Mas ele adotou um novo sistema para a época da poda. Toda semana ele poda uma ou duas vinhas e, praticamente toda semana, ele colhe uvas e assim ganha mais dinheiro.

Atkins: Então o segredo do Sr. Lomboy é produzir uvas do seu vinhedo toda semana ao longo do ano. A maior parte dos produtores de uvas não faz isso e, por esta razão, há épocas do ano em que nenhuma uva é vendida. Mas as pessoas gostam de uvas; se elas podem comprar do Sr. Lomboy no mercado, elas compram!

Se você for um produtor de uvas e viver em uma região onde possa fazer isso, poderá ganhar mais dinheiro com seus vinhedos, como faz o Sr. Lomboy.

Como ele faz seu vinhedo produzir uvas toda semana ao longo de todo o ano e como você poderá experimentar esse sistema?

Por experiência, é claro, você conhece a forma adequada de podar suas uvas. Para experimentar o sistema do Sr. Lomboy, escolha um dia específico, digamos segunda-feira, e nesse dia pode duas parreiras normalmente. Na semana seguinte, pode mais duas parreiras da mesma forma. Na outra segunda-feira, pode mais duas e assim por diante. Em cada caso, é claro, as vinhas começam a crescer novamente logo depois de terem sido podadas.

Mas, depois de algumas semans, veja o que você tem: vinhas em todo o parreiral, todas em diferentes estágios de desenvolvimento. Por fim, as primeiras duas parreiras que você podou terão uvas prontas para você colher e vender. Depois, na semana seguinte, as uvas das parreiras podadas na segunda semana estarão maduras e prontas para a colheita, e assim por diante. Depois, continuando a sempre podar algumas parreiras toda semana, você continuará a ter uvas para vender toda semana.

Ao fazê-lo, o seu vinhedo dará renda contínua toda semana e você sempre terá uvas para vender quando outras pessoas não tiverem – e, nesses momentos, provavelmente você conseguirá vender a preço mais alto.

Agora, planejando a produção e a comercialização do seu produto desta forma, é possível que você possa ganhar um pouco mais de dinheiro com a terra sendo cultivada.

Você já observou que, quando não há muito de um certo tipo de produto para venda, o preço normalmente é alto; mas quando há muito para vender, o preço é baixo? É sobre isso que estou falando hoje.

Bem, “P-Jet” Cara me contou como outros agricultores ganham mais dinheiro com isso.

Cara: Eles programam o plantio dos seus produtos de forma que a colheita seja feita em um momento em que não há muita oferta no mercado, mas em um momento em que a demanda é muito alta, de forma que o seu produto consiga preço muito alto.

Atkins: Agora, para poder fazer isso, você precisa plantar em época diferente da habitual. Vamos considerar feijão como exemplo.

Normalmente, você e a maior parte dos seus vizinhos plantam feijão mais ou menos ao mesmo tempo. Todas essas plantas de feijão crescem mais ou menos à mesma velocidade e o feijão está pronto para colher ao mesmo tempo. Por isso, você e os seus vizinhos colhem e os levam para o mercado, todos mais ou menos ao mesmo tempo. Agora, existe no mercado muito feijão. Todos querem vender o seu feijão porque precisam de dinheiro. Alguns precisam de mais dinheiro do que outros e um deles irá vender a um preço um pouco mais baixo. Então outro agricultor pode vender a um preço ainda mais baixo. Você pode ver por quê, quando há muito feijão à venda, o preço cai cada vez mais. Mas, se não houver muito feijão à venda e as pessoas no mercado quiserem comprar, o preço será mais alto.

Agora, se você pensar com cuidado, vai entender que você poderá tentar o que fazem os bons agricultores de “P-Jet” Cara se você morar em uma região onde o clima é apropriado.

Em vez de plantar o seu feijão ao mesmo tempo que todos os demais, prepare sua terra e plante suas sementes, digamos, três semanas antes da época em que você e os seus vizinhos normalmente fazem o plantio. Se você fizer isso, o seu feijão ficará pronto para colheita três semanas antes. Você pode então colher e levá-los para o mercado. Isso vai ocorrer quando o preço é alto, pois não há muito mais feijão para venda no mercado, e assim você poderá ganhar mais dinheiro com a sua produção.

Você poderá se surpreender ao saber que, em muitos lugares do mundo, os agricultores mais bem sucedidos planejam a produção e comercializam seus produtos agrícolas desta forma.

Cara: Um agricultor amigo meu descobriu que isso é muito eficiente, pois ele lucra muito mais que o normal quando planeja o seu plantio com seus agricultores vizinhos. E você poderá fazer isso.

Atkins: Que ideia maravilhosa! Muito obrigado, “P-Jet” Cara, participante da Rádio Rural Internacional aqui em Tubao, nas Filipinas.

Para Agricultura, a Indústria Básica, sou George Atkins.


A Rádio Rural Internacional (Farm Radio International) é uma organização canadense sem fins lucrativos dedicada a apoiar emissoras de rádio em países em desenvolvimento para fortalecer comunidades rurais e a agricultura em pequena escala.

Segundo a organização, o material da Rádio Rural Internacional pode ser copiado ou adaptado para distribuição gratuita ou a preço de custo, com crédito para a Rádio Rural Internacional e para as fontes originais.

Esta versão em português é um trabalho voluntário, independente da organização e oferecido gratuitamente para as emissoras de rádio dos países de língua portuguesa. O texto foi traduzido para o português do Brasil, mas pode ser adaptado com facilidade para o português falado em outras partes do mundo (para dúvidas sobre os termos empregados, utilize o formulário de contato em https://radioruralportugues.wordpress.com/creditos-e-contato/).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s