Como evitar danos causados pelos insetos

Material produzido pela Rádio Rural Internacional em 1º de julho de 1985, como parte do pacote de informações n° 10.

Original em inglês disponível em: http://www.farmradio.org/radio-resource-packs/package-10/preventing-insect-pest-damage-to-crops/.


Observações para as emissoras:

Informações sobre este tema foram solicitadas pelos participantes da Rádio Rural Internacional na Argentina, Colômbia, Dominica, Filipinas, Gana, Honduras, Índia, México, Palau, Peru, República Dominicana, Senegal, Serra Leoa, Suazilândia, Tailândia e Taiwan.

Apresentador: George Atkins.


Roteiro:

Aqui está George Atkins com ideias sobre o controle de pragas.

Atkins: Todos nós, agricultores e jardineiros, temos problemas com insetos voadores e às vezes com outras formas de insetos, como larvas e lagartas. Eles atacam nossas safras e reduzem nossa produção. Existem muitas formas de evitar que essas pragas danifiquem os produtos que cultivamos.

Vamos verificar hoje como você pode reduzir ou até eliminar danos causados por insetos como esses sem o uso de pesticidas que você precisa comprar.

É bom que todos se lembrem de que muitos pesticidas químicos podem ser venenosos para as pessoas, os peixes e outros animais se não forem utilizados adequadamente, além, é claro, de custarem dinheiro. Aqui estão algumas dicas úteis para ajudar você a lidar com alguns dos seus problemas com insetos de forma segura e barata.

Para começar, você provavelmente terá menos problemas com pragas se cultivar dois ou mais tipos de produtos juntos ao mesmo tempo no mesmo campo ou jardim. Você deve saber que pragas diferentes atacam diferentes produtos. Por isso, se você plantar um único produto ao longo de uma área grande, a praga que ataca aquele produto pode espalhar-se rapidamente por todo o campo, movendo-se de uma planta para outra com muita facilidade. Cultivar produtos diferentes juntos dificulta a difusão das pragas.

Também é muito bom fazer rotação dos seus produtos, ou seja, não cultivar o mesmo produto no mesmo lugar estação após estação. Se você cultivar o mesmo produto no mesmo solo seguidamente, terá cada vez mais problemas com o ataque de pragas. Assim, depois de cultivar um certo produto em uma estação, plante da próxima vez outro produto naquele lugar, algo que não seja atacado pelas mesmas pragas do produto que você cultivou ali anteriormente.

Também é útil cultivar ou virar o solo depois da colheita ou antes do plantio. Isso prejudica os insetos e os ovos de insetos no solo ou em ervas e resíduos da safra anterior sobre partes de plantas.

Virar o solo enterra algumas pragas mais fundo no terreno e deixa outras sobre o solo, onde irão secar ou serão comidas pelos pássaros. E, é claro, virar o solo também ajuda a controlar as ervas daninhas.

Geralmente é bom revirar ou destruir os lugares onde os insetos podem esconder-se ou depositar ovos. Em qualquer situação, não plante nenhuma semente que tenha insetos ou ovos de insetos, pois as plantas que crescerem daquela semente poderão ser atacadas por aquele inseto.

Se você cultivar as suas próprias sementes ou material de plantio, retire-as apenas de plantas saudáveis que não tenham sido danificadas por insetos e, antes de plantar, verifique novamente a semente para ter certeza de que não há insetos nela. Plante apenas sementes limpas!

Outra coisa: se você comprar sementes, tente conseguir variedades que cresçam bem nas suas condições e não sejam facilmente danificadas pelas pragas principais da sua região.

De forma geral, você terá menos problemas com insetos se os seus produtos forem fortes, saudáveis e crescerem bem. Plantas fracas e doentes são mais facilmente danificadas por insetos e doenças.

Por isso, cuide da sua safra e do seu terreno. Melhore o solo adicionando composto e esterco sempre que puder. Isso agrega húmus ou matéria orgânica, além de alimento para as plantas que mantém os seus produtos saudáveis.

Você precisa verificar sua produção regularmente em busca de insetos. Olhe com cuidado, pois algumas pragas são muito pequenas. Observe o lado de baixo das folhas, não apenas o topo. Isso poderá ajudar você a descobrir um problema antes que ele cause muitos danos. Você pode então tentar suspender a sua difusão. Veja um exemplo:

Um dia, durante o exame, você pode encontrar algumas larvas pequenas começando a comer as folhas de uma planta que você está cultivando. Algumas dessas larvas podem comer muito em um dia e crescer muito rápido. Depois de alguns dias, elas poderão estar muito maiores e poderão ter comido muito mais. Em um caso como este, às vezes tudo o que você precisará fazer será derrubá-los das folhas para o solo quando forem muito pequenos e eles não irão mais danificar suas plantas.

Outra possibilidade é que, se você encontrar insetos, seus ovos ou suas larvas, às vezes você pode retirá-los com a mão. Ou você poderá tentar algum outro método de controle: por exemplo, capturá-los, deixar que as aves os comam ou tratar as plantas com algo de que os insetos não gostem. Alguns agricultores pulverizam ou polvilham as plantas para controlar as pragas. Eles fazem um preparado com cebolas, alho, pimenta, piretro, neem ou outras plantas que eles conhecem ou que crescem por perto. Talvez algum dos anciãos da sua região conheça plantas como essas que você poderá usar.

Agora, alguns insetos não prejudicam a produção; eles podem até ser bons. Alguns atacam pragas que nos aborrecem e outros são úteis para polinizar botões e flores. Por isso, é bom conhecer os insetos na sua região. Aprenda quais são pragas e quais não são. E tente não aborrecer os insetos úteis.

Um grande problema com alguns pesticidas químicos que custam dinheiro é que eles podem matar os insetos bons junto com os ruins. Por esta e outras razões, muitos agricultores lidam com seus problemas de pragas de outras formas, se puderem, e somente usam pesticidas químicos se for realmente preciso.

Lembre-se então, você terá menos problemas com insetos se você:

  • cultivar dois ou mais produtos juntos ao mesmo tempo no mesmo campo ou jardim;
  • fizer rotação dos seus produtos, ou seja, cultivá-los em lugares diferentes a cada estação;
  • fizer um bom trabalho de cultivar o solo; isso irá movimentar os lugares onde as pragas podem esconder-se ou depositar seus ovos;
  • cultivar plantas boas e saudáveis, de sementes boas e saudáveis, em solo bom e saudável; e
  • inspecionar suas plantas com frequência e, quando encontrar problemas com pragas, tentar impedir sua difusão.

Para Agricultura, a Indústria Básica, sou George Atkins.


Fontes de informação:

  1. Principles of Insect Control in the Small Garden (oito páginas), de F. W. Martin e R. Ruberte, Tropical Agricultural Research Station, Serviço de Pesquisas Agrícolas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (ARS), Mayaquez, Porto Rico 00709.
  2. Hay que Combatir Eficazmente las Plagas, pág. 49 de Suelo Productivo (160 páginas), em espanhol, publicado em 1978 pela Acción Cultural Popular, Apartado Aereo 7170, Bogotá, Colômbia, enviado pelo parceiro da Rádio Rural Internacional, Dr. José A. Rodriguez.
  3. Controlling Pests and Diseases, págs. 122-123 de People’s Workbook (560 págs.), publicado em 1981 pela Agência Ambiental e de Desenvolviento (EDA), Box 62054, Marshalltown, 2107 Joanesburgo, África do Sul.
  4. Osuji Stan Chukwu, Nigéria, participante da Rádio Rural Internacional.

A Rádio Rural Internacional (Farm Radio International) é uma organização canadense sem fins lucrativos dedicada a apoiar emissoras de rádio em países em desenvolvimento para fortalecer comunidades rurais e a agricultura em pequena escala.

Segundo a organização, o material da Rádio Rural Internacional pode ser copiado ou adaptado para distribuição gratuita ou a preço de custo, com crédito para a Rádio Rural Internacional e para as fontes originais.

Esta versão em português é um trabalho voluntário, independente da organização e oferecido gratuitamente para as emissoras de rádio dos países de língua portuguesa. O texto foi traduzido para o português do Brasil, mas pode ser adaptado com facilidade para o português falado em outras partes do mundo (para dúvidas sobre os termos empregados, utilize o formulário de contato em https://radioruralportugues.wordpress.com/creditos-e-contato/).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s